Implementação de práticas Lean num concessionário automóvel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Carlos Eduardo Antunes de Almeida dos Santos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/12482
Resumo: Trabalho final de mestrado para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Mecânica
id RCAP_5a441a39d934bbb804ce8195ff29630d
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12482
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Implementação de práticas Lean num concessionário automóvelPráticas LeanLean practicesFerramentas LeanLean toolsServiçosServicesPós-venda automóvelAutomotive after-salesTrabalho final de mestrado para obtenção do grau de Mestre em Engenharia MecânicaA conjetura socioeconómica atual tem vindo a colocar cada vez mais pressão nas empresas para que estas sejam competitivas e consequentemente, procurem uma forma de ganhar vantagem, ou se destacarem face aos seus concorrentes. Assim, para sobreviverem, cada vez mais organizações recorrem à filosofia Lean, com o intuito de eliminar desperdícios nos seus processos e se tornarem mais eficientes. O conceito de “Lean” surgiu na indústria japonesa, a partir do Toyota Production System. A sua figura central foi Taiichi Ohno, engenheiro da Toyota, que criou uma visão que assenta em três bases (pessoas, processos e soluções), como forma de combater o desperdício. O sucesso da Toyota foi acompanhado, mais tarde, por Womack, que relatou as suas observações, possibilitando ao ocidente perceber o que é a filosofia Lean e como esta pode ser vantajosa para uma organização. Como forma de suporte ao pensamento Lean existem um conjunto de princípios a seguir e inúmeras ferramentas que podem ser utilizadas, sendo que estas devem ser rigorosamente selecionadas, no contexto da situação a analisar, de forma a poderem-se alcançar os melhores resultados possíveis. O presente estudo tem como objetivo identificar e apresentar as metodologias e ferramentas que melhor se possam enquadrar nos serviços oferecidos em qualquer concessão automóvel. Primeiro é feita uma revisão de literatura que engloba o estado da arte, para se perceber como é que as práticas Lean já se aplicam no setor dos serviços e como é que estas podem ser adotadas num serviço pós-venda. De seguida é elaborado um modelo com o intuito de guiar a implementação das ferramentas e metodologias Lean que se constatou melhor se adaptarem à realidade a estudar. Por fim, a aplicação desse modelo é exemplificada com um caso de estudo, no departamento de peças de um serviço de pós-venda, de uma empresa do setor automóvel.Today´s socioeconomic conjecture has been putting more and more pressure on companies, so that they can be competitive and therefore, seek a way to gain advantage, or stand out from their competitors. So, in order to survive, more and more organizations use the Lean philosophy to eliminate waste in their processes and thus, become more efficent. The concept of “Lean” emerged in the Japanese industry from the Toyota Production System. The main person behind this philosophy was Taiichi Ohno, a Toyota´s engineer, who created a vision based on three notions (people, processes and solutions), as a way to fight waist. Toyota´s sucess was later followed by Womack, who reported his observations, thus enabling the West to understand what Lean philosophy is and how it can be beneficial for an organization. As a way of supporting Lean thinking there are a set of principles to be followed and numerous tools that can be used, and this must be rigorously selected, in the context of the situation to be analyzed, in order to achieve the best possible results. This study aims to identify and present the methodologies and tools that best fit the services offered on a car delaership. In the first phase, a literature review is carried out that involves the current state of the art, in order to understand how Lean practices are already used in the services sector and how they can be adopted in the after-sales service of a brand. Afterwards a model is developed as a form of support and guide to the implementation of Lean tools and methodologies that were found to be better to the reality to be studied. Finally the application of this model is exemplified with a case study, in a parts department of an after-sales service, of a company in the automotive sector.Instituto Superior de Engenharia de LisboaAbreu, António João Pina da Costa FelicianoRCIPLBorges, Carlos Eduardo Antunes de Almeida dos Santos2020-12-15T21:07:45Z2020-11-032020-11-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/12482TID:202557790porBORGES, Carlos Eduardo Antunes de Almeida dos Santos - Implementação de práticas Lean num concessionário automóvel. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2020. Dissertação de mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:05:29Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12482Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:20:34.113592Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Implementação de práticas Lean num concessionário automóvel
title Implementação de práticas Lean num concessionário automóvel
spellingShingle Implementação de práticas Lean num concessionário automóvel
Borges, Carlos Eduardo Antunes de Almeida dos Santos
Práticas Lean
Lean practices
Ferramentas Lean
Lean tools
Serviços
Services
Pós-venda automóvel
Automotive after-sales
title_short Implementação de práticas Lean num concessionário automóvel
title_full Implementação de práticas Lean num concessionário automóvel
title_fullStr Implementação de práticas Lean num concessionário automóvel
title_full_unstemmed Implementação de práticas Lean num concessionário automóvel
title_sort Implementação de práticas Lean num concessionário automóvel
author Borges, Carlos Eduardo Antunes de Almeida dos Santos
author_facet Borges, Carlos Eduardo Antunes de Almeida dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Abreu, António João Pina da Costa Feliciano
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Carlos Eduardo Antunes de Almeida dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas Lean
Lean practices
Ferramentas Lean
Lean tools
Serviços
Services
Pós-venda automóvel
Automotive after-sales
topic Práticas Lean
Lean practices
Ferramentas Lean
Lean tools
Serviços
Services
Pós-venda automóvel
Automotive after-sales
description Trabalho final de mestrado para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Mecânica
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-15T21:07:45Z
2020-11-03
2020-11-03T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/12482
TID:202557790
url http://hdl.handle.net/10400.21/12482
identifier_str_mv TID:202557790
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv BORGES, Carlos Eduardo Antunes de Almeida dos Santos - Implementação de práticas Lean num concessionário automóvel. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2020. Dissertação de mestrado.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Engenharia de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Engenharia de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133474461843456