Abrir janelas... ... a responsabilidade de ensinar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Isabel Maria Santiago Sottomayor Teixeira de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/15533
Resumo: O relatório que agora se apresenta foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, integrada no segundo ano do Mestrado do Ensino de 1º Ciclo de Ensino Básico e Matemática e Ciências, do 2º Ciclo de Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, no ano letivo 2018/2019. Intitula-se “Abrir janelas: A responsabilidade de ensinar” e descreve o percurso da mestranda durante o seu período de estágio. O relatório inicia-se com uma introdução, à qual se seguem dois capítulos: um primeiro capítulo com a descrição dos objetivos visados, e um segundo com a apresentação das leis que regulam a formação dos professores do 1º e 2º Ciclo. Posteriormente, percorre-se num terceiro capítulo a caracterização do contexto da Prática Educativa Supervisionada (PES), num quarto capítulo a Intervenção no Contexto e num último e quinto capítulo a Dimensão Investigativa, onde é apresentado o projeto de investigação realizado pela mestranda. A fechar o trabalho, apresentam-se as referências bibliográficas utilizadas no decorrer do relatório e os anexos deste. Fique a nota, e para finalizar o presente resumo, que o caminho percorrido, e que se descreve neste relatório, auxiliou de sobremodo o crescimento da mestranda nesta importante fase de transição entre a sua formação académica e o futuro exercício profissional.
id RCAP_5a498bd13a43abd1b9c582808ecb41ee
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/15533
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Abrir janelas... ... a responsabilidade de ensinarPrática Educativa SupervisionadaIntervenção no ContextoFormação académicaSupervised Educational PracticeIntervention in ContextAcademical trainingDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO relatório que agora se apresenta foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, integrada no segundo ano do Mestrado do Ensino de 1º Ciclo de Ensino Básico e Matemática e Ciências, do 2º Ciclo de Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, no ano letivo 2018/2019. Intitula-se “Abrir janelas: A responsabilidade de ensinar” e descreve o percurso da mestranda durante o seu período de estágio. O relatório inicia-se com uma introdução, à qual se seguem dois capítulos: um primeiro capítulo com a descrição dos objetivos visados, e um segundo com a apresentação das leis que regulam a formação dos professores do 1º e 2º Ciclo. Posteriormente, percorre-se num terceiro capítulo a caracterização do contexto da Prática Educativa Supervisionada (PES), num quarto capítulo a Intervenção no Contexto e num último e quinto capítulo a Dimensão Investigativa, onde é apresentado o projeto de investigação realizado pela mestranda. A fechar o trabalho, apresentam-se as referências bibliográficas utilizadas no decorrer do relatório e os anexos deste. Fique a nota, e para finalizar o presente resumo, que o caminho percorrido, e que se descreve neste relatório, auxiliou de sobremodo o crescimento da mestranda nesta importante fase de transição entre a sua formação académica e o futuro exercício profissional.The following internship report was done as part of the course unit “The Supervised Teaching Practice”, integrated in the second year of Master's Degree in Teaching the 1st Cycle of Basic Education and Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education the by the Superior Education School of the Polytechnical Institute of Porto in 2018/2019. It is entitled “Abrir janelas: A responsabilidade de ensinar” (Opening windows: the responsibility of teaching) and it describes the course of the graduate student during her internship. The internship report begins with an introduction, followed by two chapters: the first chapter refers the targeted objectives and the second chapter presents the laws which regulate the professional training of the 1st and 2nd Cycle teachers. Subsequently, the third chapter explores the characterization of the Supervised Educational Practice (SEP) context. The following chapter describes the Intervention in the context and the final and fifth chapter reports the research project implemented by the graduate student. Finalizing the internship report, a list of the bibliographic references consulted by the graduate student is presented followed by it’s the appendix. To conclude this abstract, it should be noticed that the taken course described in this internship report has greatly contributed to the graduate student growth during this important transition phase between her academical training and her future professional practice.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoPinto, Alexandra Isabel SáMontenegro, Paula SilvaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMelo, Isabel Maria Santiago Sottomayor Teixeira de2020-02-26T15:00:41Z201920192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/15533TID:202454541porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-14T01:46:34Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/15533Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:35:14.591568Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Abrir janelas... ... a responsabilidade de ensinar
title Abrir janelas... ... a responsabilidade de ensinar
spellingShingle Abrir janelas... ... a responsabilidade de ensinar
Melo, Isabel Maria Santiago Sottomayor Teixeira de
Prática Educativa Supervisionada
Intervenção no Contexto
Formação académica
Supervised Educational Practice
Intervention in Context
Academical training
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Abrir janelas... ... a responsabilidade de ensinar
title_full Abrir janelas... ... a responsabilidade de ensinar
title_fullStr Abrir janelas... ... a responsabilidade de ensinar
title_full_unstemmed Abrir janelas... ... a responsabilidade de ensinar
title_sort Abrir janelas... ... a responsabilidade de ensinar
author Melo, Isabel Maria Santiago Sottomayor Teixeira de
author_facet Melo, Isabel Maria Santiago Sottomayor Teixeira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinto, Alexandra Isabel Sá
Montenegro, Paula Silva
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Isabel Maria Santiago Sottomayor Teixeira de
dc.subject.por.fl_str_mv Prática Educativa Supervisionada
Intervenção no Contexto
Formação académica
Supervised Educational Practice
Intervention in Context
Academical training
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Prática Educativa Supervisionada
Intervenção no Contexto
Formação académica
Supervised Educational Practice
Intervention in Context
Academical training
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O relatório que agora se apresenta foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, integrada no segundo ano do Mestrado do Ensino de 1º Ciclo de Ensino Básico e Matemática e Ciências, do 2º Ciclo de Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, no ano letivo 2018/2019. Intitula-se “Abrir janelas: A responsabilidade de ensinar” e descreve o percurso da mestranda durante o seu período de estágio. O relatório inicia-se com uma introdução, à qual se seguem dois capítulos: um primeiro capítulo com a descrição dos objetivos visados, e um segundo com a apresentação das leis que regulam a formação dos professores do 1º e 2º Ciclo. Posteriormente, percorre-se num terceiro capítulo a caracterização do contexto da Prática Educativa Supervisionada (PES), num quarto capítulo a Intervenção no Contexto e num último e quinto capítulo a Dimensão Investigativa, onde é apresentado o projeto de investigação realizado pela mestranda. A fechar o trabalho, apresentam-se as referências bibliográficas utilizadas no decorrer do relatório e os anexos deste. Fique a nota, e para finalizar o presente resumo, que o caminho percorrido, e que se descreve neste relatório, auxiliou de sobremodo o crescimento da mestranda nesta importante fase de transição entre a sua formação académica e o futuro exercício profissional.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019
2019-01-01T00:00:00Z
2020-02-26T15:00:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/15533
TID:202454541
url http://hdl.handle.net/10400.22/15533
identifier_str_mv TID:202454541
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131444428144640