Memória semântica em crianças com paralisia cerebral
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/10996 |
Resumo: | Tese de mestrado, Ciência Cognitiva, Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, Faculdade de Letras, Faculdade de Medicina, Faculdade de Psicologia, 2014 |
id |
RCAP_5a5ec0a474160bea08a678de351c308d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/10996 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Memória semântica em crianças com paralisia cerebralMemória semânticaParalisia cerebralReconhecimento de objectosTeses de mestrado - 2014Tese de mestrado, Ciência Cognitiva, Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, Faculdade de Letras, Faculdade de Medicina, Faculdade de Psicologia, 2014A investigação na área tem evidenciado que, tanto o conhecimento semântico como as experiências sensório-motoras têm um papel crucial no reconhecimento dos objetos. Os estudos atuais de neuroimagem trazem à luz um novo conceito designado de embodied cognition, sugerindo que as ações adequadas na utilização de um objeto influenciam o seu reconhecimento. O presente estudo pretende investigar a contribuição dos sistemas sensoriais e motores para a concetualização de objetos e de como deficiências e privação nos primeiros, como no caso de indivíduos com paralisia cerebral pode afetar a representação semântica de objetos em termos da sua dimensão de manipulabilidade. A realização de uma tarefa de associação semântica (Tarefa Experimental 1) e de uma tarefa de correspondência palavra-imagem (Tarefa Experimental 2) permitirá averiguar se as dificuldades na manipulação física de objetos na paralisia cerebral resultam em simultâneo num défice no acesso às representações semânticas de objetos com características de manipulabilidade e ainda, investigar a existência de interferência na escolha de objetos visualmente semelhantes em relação a objetos com manipulação similar subjacente, tanto em crianças saudáveis, como em crianças com paralisia cerebral. De facto, estas duas tarefas parecem sugerir a existência de uma interferência da dimensão de manipulabilidade no reconhecimento de objetos, tanto nos sujeitos saudáveis como nos sujeitos com paralisia cerebral. Todavia, não foi possível confirmar se os sujeitos com paralisia cerebral, com limitações sensoriais e motoras subjacentes apresentam maiores dificuldades no acesso às representações semânticas de objetos em termos das características de manipulabilidade do que os sujeitos saudáveis.Research in the field has shown that as much semantic knowledge as sensorimotor experiences play an important role in objects recognition. Current neuroimaging studies bring to light a new concept called embodied cognition, suggesting that the appropriate actions in the use of an object affect its recognition. The present study aims to investigate the contribution of sensory and motor systems for the conceptualization of objects and how deficits and deprivation in the first, as in the case of individuals with cerebral palsy can affect semantic representations of objects in terms of manipulation. Performing a semantic association task (Experiment 1) and a word-to-picture matching task (Experiment 2) will determine whether the difficulties in physically manipulating objects in cerebral palsy results in a concomitant impairment in accessing semantic representations of objects with manipulation features and also investigate the presence of interference in selecting between pairs of objects sharing visual similarity relative to pairs that share the same manipulation movement, both in healthy and cerebral palsied children. In fact, both experiments would suggest the existence of manipulability interference in objects recognition. However, it was not possible to confirm whether the children with cerebral palsy, with underlying motor and sensory limitations have greater difficulty in accessing semantic representations of manipulable objects than healthy subjects.Carmo, JoanaMarques, J. Frederico, 1966-2014Repositório da Universidade de LisboaSilva, Vilma Patrícia da Silva Henriques e2014-05-09T10:52:21Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/10996TID:203013212porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:56:51Zoai:repositorio.ul.pt:10451/10996Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:34:48.844590Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Memória semântica em crianças com paralisia cerebral |
title |
Memória semântica em crianças com paralisia cerebral |
spellingShingle |
Memória semântica em crianças com paralisia cerebral Silva, Vilma Patrícia da Silva Henriques e Memória semântica Paralisia cerebral Reconhecimento de objectos Teses de mestrado - 2014 |
title_short |
Memória semântica em crianças com paralisia cerebral |
title_full |
Memória semântica em crianças com paralisia cerebral |
title_fullStr |
Memória semântica em crianças com paralisia cerebral |
title_full_unstemmed |
Memória semântica em crianças com paralisia cerebral |
title_sort |
Memória semântica em crianças com paralisia cerebral |
author |
Silva, Vilma Patrícia da Silva Henriques e |
author_facet |
Silva, Vilma Patrícia da Silva Henriques e |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carmo, Joana Marques, J. Frederico, 1966-2014 Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Vilma Patrícia da Silva Henriques e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Memória semântica Paralisia cerebral Reconhecimento de objectos Teses de mestrado - 2014 |
topic |
Memória semântica Paralisia cerebral Reconhecimento de objectos Teses de mestrado - 2014 |
description |
Tese de mestrado, Ciência Cognitiva, Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, Faculdade de Letras, Faculdade de Medicina, Faculdade de Psicologia, 2014 |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-05-09T10:52:21Z 2014 2014-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/10996 TID:203013212 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/10996 |
identifier_str_mv |
TID:203013212 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134243693002752 |