Memória semântica em crianças com paralisia cerebral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Vilma Patrícia da Silva Henriques e
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/10996
Resumo: Tese de mestrado, Ciência Cognitiva, Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, Faculdade de Letras, Faculdade de Medicina, Faculdade de Psicologia, 2014
id RCAP_5a5ec0a474160bea08a678de351c308d
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/10996
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Memória semântica em crianças com paralisia cerebralMemória semânticaParalisia cerebralReconhecimento de objectosTeses de mestrado - 2014Tese de mestrado, Ciência Cognitiva, Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, Faculdade de Letras, Faculdade de Medicina, Faculdade de Psicologia, 2014A investigação na área tem evidenciado que, tanto o conhecimento semântico como as experiências sensório-motoras têm um papel crucial no reconhecimento dos objetos. Os estudos atuais de neuroimagem trazem à luz um novo conceito designado de embodied cognition, sugerindo que as ações adequadas na utilização de um objeto influenciam o seu reconhecimento. O presente estudo pretende investigar a contribuição dos sistemas sensoriais e motores para a concetualização de objetos e de como deficiências e privação nos primeiros, como no caso de indivíduos com paralisia cerebral pode afetar a representação semântica de objetos em termos da sua dimensão de manipulabilidade. A realização de uma tarefa de associação semântica (Tarefa Experimental 1) e de uma tarefa de correspondência palavra-imagem (Tarefa Experimental 2) permitirá averiguar se as dificuldades na manipulação física de objetos na paralisia cerebral resultam em simultâneo num défice no acesso às representações semânticas de objetos com características de manipulabilidade e ainda, investigar a existência de interferência na escolha de objetos visualmente semelhantes em relação a objetos com manipulação similar subjacente, tanto em crianças saudáveis, como em crianças com paralisia cerebral. De facto, estas duas tarefas parecem sugerir a existência de uma interferência da dimensão de manipulabilidade no reconhecimento de objetos, tanto nos sujeitos saudáveis como nos sujeitos com paralisia cerebral. Todavia, não foi possível confirmar se os sujeitos com paralisia cerebral, com limitações sensoriais e motoras subjacentes apresentam maiores dificuldades no acesso às representações semânticas de objetos em termos das características de manipulabilidade do que os sujeitos saudáveis.Research in the field has shown that as much semantic knowledge as sensorimotor experiences play an important role in objects recognition. Current neuroimaging studies bring to light a new concept called embodied cognition, suggesting that the appropriate actions in the use of an object affect its recognition. The present study aims to investigate the contribution of sensory and motor systems for the conceptualization of objects and how deficits and deprivation in the first, as in the case of individuals with cerebral palsy can affect semantic representations of objects in terms of manipulation. Performing a semantic association task (Experiment 1) and a word-to-picture matching task (Experiment 2) will determine whether the difficulties in physically manipulating objects in cerebral palsy results in a concomitant impairment in accessing semantic representations of objects with manipulation features and also investigate the presence of interference in selecting between pairs of objects sharing visual similarity relative to pairs that share the same manipulation movement, both in healthy and cerebral palsied children. In fact, both experiments would suggest the existence of manipulability interference in objects recognition. However, it was not possible to confirm whether the children with cerebral palsy, with underlying motor and sensory limitations have greater difficulty in accessing semantic representations of manipulable objects than healthy subjects.Carmo, JoanaMarques, J. Frederico, 1966-2014Repositório da Universidade de LisboaSilva, Vilma Patrícia da Silva Henriques e2014-05-09T10:52:21Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/10996TID:203013212porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:56:51Zoai:repositorio.ul.pt:10451/10996Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:34:48.844590Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Memória semântica em crianças com paralisia cerebral
title Memória semântica em crianças com paralisia cerebral
spellingShingle Memória semântica em crianças com paralisia cerebral
Silva, Vilma Patrícia da Silva Henriques e
Memória semântica
Paralisia cerebral
Reconhecimento de objectos
Teses de mestrado - 2014
title_short Memória semântica em crianças com paralisia cerebral
title_full Memória semântica em crianças com paralisia cerebral
title_fullStr Memória semântica em crianças com paralisia cerebral
title_full_unstemmed Memória semântica em crianças com paralisia cerebral
title_sort Memória semântica em crianças com paralisia cerebral
author Silva, Vilma Patrícia da Silva Henriques e
author_facet Silva, Vilma Patrícia da Silva Henriques e
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carmo, Joana
Marques, J. Frederico, 1966-2014
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Vilma Patrícia da Silva Henriques e
dc.subject.por.fl_str_mv Memória semântica
Paralisia cerebral
Reconhecimento de objectos
Teses de mestrado - 2014
topic Memória semântica
Paralisia cerebral
Reconhecimento de objectos
Teses de mestrado - 2014
description Tese de mestrado, Ciência Cognitiva, Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, Faculdade de Letras, Faculdade de Medicina, Faculdade de Psicologia, 2014
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-09T10:52:21Z
2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/10996
TID:203013212
url http://hdl.handle.net/10451/10996
identifier_str_mv TID:203013212
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134243693002752