Educação para o património no ensino da história e geografia de Portugal: a Arte Nova em Aveiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Ana Filipa Soares da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/34864
Resumo: O presente estudo apresenta um Projeto de intervenção que visou compreender as referências dos alunos no que diz respeito ao Património e à Arte Nova. Assim, desenvolveu-se um Projeto em contexto educativo focado no Património local, em articulação com os conteúdos e as áreas curriculares vigentes, utilizando estratégias de sensibilização e promoção do Património, mais precisamente da Arte Nova em Aveiro, tendo como objetivo desenvolver a consciência patrimonial, a valorização e a proteção do Património Local. Este Projeto foi desenvolvido no âmbito da disciplina de História e Geografia de Portugal, durante um segundo semestre, numa escola localizada na periferia da cidade de Aveiro, com uma turma do 5.º ano do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Para tal, foi utilizada uma metodologia de carácter qualitativa baseada numa investigação com características de tipo investigação-ação, sendo que os instrumentos utilizados para a recolha de dados foram a observação direta e participante e a transcrição das sessões. No âmbito do Projeto de Intervenção recorreu-se, ainda, a questionários iniciais e finais para obter evidências de progressão concernentes ao desenvolvimento de competências nos alunos. Os dados recolhidos foram interpretados e submetidos a uma análise de conteúdo. A análise dos dados recolhidos revelou que o Projeto teve efeitos significativos no desenvolvimento dos conhecimentos dos alunos sobre o Património Arquitetónico e artes decorativas, especialmente no tocante à Arte Nova, no reforço da consciência patrimonial e na suma importância da preservação e conservação do Património enquanto bem coletivo.
id RCAP_5a62db44d4566bc81272b2b7b9d33151
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/34864
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educação para o património no ensino da história e geografia de Portugal: a Arte Nova em AveiroPatrimónio culturalArte NovaEducação patrimonialConsciência patrimonialO presente estudo apresenta um Projeto de intervenção que visou compreender as referências dos alunos no que diz respeito ao Património e à Arte Nova. Assim, desenvolveu-se um Projeto em contexto educativo focado no Património local, em articulação com os conteúdos e as áreas curriculares vigentes, utilizando estratégias de sensibilização e promoção do Património, mais precisamente da Arte Nova em Aveiro, tendo como objetivo desenvolver a consciência patrimonial, a valorização e a proteção do Património Local. Este Projeto foi desenvolvido no âmbito da disciplina de História e Geografia de Portugal, durante um segundo semestre, numa escola localizada na periferia da cidade de Aveiro, com uma turma do 5.º ano do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Para tal, foi utilizada uma metodologia de carácter qualitativa baseada numa investigação com características de tipo investigação-ação, sendo que os instrumentos utilizados para a recolha de dados foram a observação direta e participante e a transcrição das sessões. No âmbito do Projeto de Intervenção recorreu-se, ainda, a questionários iniciais e finais para obter evidências de progressão concernentes ao desenvolvimento de competências nos alunos. Os dados recolhidos foram interpretados e submetidos a uma análise de conteúdo. A análise dos dados recolhidos revelou que o Projeto teve efeitos significativos no desenvolvimento dos conhecimentos dos alunos sobre o Património Arquitetónico e artes decorativas, especialmente no tocante à Arte Nova, no reforço da consciência patrimonial e na suma importância da preservação e conservação do Património enquanto bem coletivo.The present study presents an intervention project that aimed to understand the student refences regarding Heritage and Art Nouveau. So, the project was developed in an educational context focused on local Heritage, in conjunction with the current content and curricular areas, using strategies to raise awareness and promote Heritage, more precisely, Art Nouveau in Aveiro with the objective of developing heritage awareness, valuing and protecting local Heritage. This project was developed within the scope of the discipline of History and Geography of Portugal during a second semester in a school on the outskirts of the city of Aveiro, with a class of the 5th year of the 2nd Cycle of Basic Education. To this end, a qualitative methodology was used, based on research with action-research characteristics, the instruments used for data collection were direct and participant observation and the transcription of the sessions. Within the scope of Intervention Project, initial and final questionnaires were also used to obtain evidence of progression concerning the development of competences in students. The collected data were interpreted and submitted to a content analysis. The analysis of the collected data revealed that the project had significant effects on the development of students’ knowledge about Architectural Heritage and decorative arts, especially regarding Art Nouveau, on reinforcing heritage awareness and on the paramount importance of the preservation and conservation of a Heritage as a collective good.2022-10-03T13:22:47Z2022-07-25T00:00:00Z2022-07-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/34864porCosta, Ana Filipa Soares dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:07:07Zoai:ria.ua.pt:10773/34864Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:05:59.291005Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação para o património no ensino da história e geografia de Portugal: a Arte Nova em Aveiro
title Educação para o património no ensino da história e geografia de Portugal: a Arte Nova em Aveiro
spellingShingle Educação para o património no ensino da história e geografia de Portugal: a Arte Nova em Aveiro
Costa, Ana Filipa Soares da
Património cultural
Arte Nova
Educação patrimonial
Consciência patrimonial
title_short Educação para o património no ensino da história e geografia de Portugal: a Arte Nova em Aveiro
title_full Educação para o património no ensino da história e geografia de Portugal: a Arte Nova em Aveiro
title_fullStr Educação para o património no ensino da história e geografia de Portugal: a Arte Nova em Aveiro
title_full_unstemmed Educação para o património no ensino da história e geografia de Portugal: a Arte Nova em Aveiro
title_sort Educação para o património no ensino da história e geografia de Portugal: a Arte Nova em Aveiro
author Costa, Ana Filipa Soares da
author_facet Costa, Ana Filipa Soares da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Ana Filipa Soares da
dc.subject.por.fl_str_mv Património cultural
Arte Nova
Educação patrimonial
Consciência patrimonial
topic Património cultural
Arte Nova
Educação patrimonial
Consciência patrimonial
description O presente estudo apresenta um Projeto de intervenção que visou compreender as referências dos alunos no que diz respeito ao Património e à Arte Nova. Assim, desenvolveu-se um Projeto em contexto educativo focado no Património local, em articulação com os conteúdos e as áreas curriculares vigentes, utilizando estratégias de sensibilização e promoção do Património, mais precisamente da Arte Nova em Aveiro, tendo como objetivo desenvolver a consciência patrimonial, a valorização e a proteção do Património Local. Este Projeto foi desenvolvido no âmbito da disciplina de História e Geografia de Portugal, durante um segundo semestre, numa escola localizada na periferia da cidade de Aveiro, com uma turma do 5.º ano do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Para tal, foi utilizada uma metodologia de carácter qualitativa baseada numa investigação com características de tipo investigação-ação, sendo que os instrumentos utilizados para a recolha de dados foram a observação direta e participante e a transcrição das sessões. No âmbito do Projeto de Intervenção recorreu-se, ainda, a questionários iniciais e finais para obter evidências de progressão concernentes ao desenvolvimento de competências nos alunos. Os dados recolhidos foram interpretados e submetidos a uma análise de conteúdo. A análise dos dados recolhidos revelou que o Projeto teve efeitos significativos no desenvolvimento dos conhecimentos dos alunos sobre o Património Arquitetónico e artes decorativas, especialmente no tocante à Arte Nova, no reforço da consciência patrimonial e na suma importância da preservação e conservação do Património enquanto bem coletivo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-03T13:22:47Z
2022-07-25T00:00:00Z
2022-07-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/34864
url http://hdl.handle.net/10773/34864
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137714979733504