"Património à volta da minha escola": educação patrimonial no 1º e 2º CEB no âmbito da flexibilidade curricular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Paulo Sérgio da Cruz
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/29682
Resumo: Este estudo visou compreender de que forma se pode desenvolver um projeto em contexto educativo focado no Património local, em articulação com os conteúdos e áreas curriculares, recorrendo a diversas estratégias de sensibilização para o Património mais próximo da escola e perceber quais os seus contributos para o desenvolvimento de uma consciência patrimonial nos alunos e no reforço do percurso pessoal e profissional do professor estagiário. Desta forma, foi delineado e desenvolvido um projeto de intervenção designado ‘O Património à volta da Escola’. Este projeto prolongou-se por cerca de três dezenas de sessões, ao longo dos dois semestres, em duas escolas de Aveiro, no seio de uma turma do 3.º ano do 2.º CEB e um grupo de alunos do 6.º ano do 2.º CEB. Foi utilizada uma metodologia de caráter qualitativo baseado numa investigação com caraterísticas de tipo investigação-ação, cujos instrumentos de recolha de dados foram a observação direta e participante e a transcrição das interações ocorridas durante as sessões. Recorreu-se a questionários iniciais e finais para obter evidências de progressão no desenvolvimento das competências dos alunos e avaliar o próprio processo. Os dados recolhidos foram analisados e submetidos a uma análise de conteúdo. A análise dos dados permite concluir que o projeto teve efeitos significativos ao nível do desenvolvimento dos conhecimentos dos alunos sobre o Património local, com impacto no desenvolvimento de uma consciência patrimonial, principalmente ao abrigo da articulação dos conteúdos das diversas áreas que compõem o currículo, assim como através da exploração das possibilidades oferecidas pela Flexibilidade Curricular. O projeto permitiu experimentar momentos de reflexão, questionamento, curiosidade e contacto com o Património à volta das escolas. Os resultados permitiram inferir que as estratégias didáticas propostas despertaram uma forma nova de encarar o meio envolvente e uma ‘educação do olhar’, facto que despertou os alunos para uma atenção e observação diferente para com o fenómeno do Património e a poder atuar no sentido da sua preservação. O texto é composto por uma apresentação de um quadro de referência teórica subjacente em investigações na linha da constatação da consciência patrimonial e histórica dos alunos dos dois primeiros ciclos da escolaridade básica, seguido de um enquadramento e apresentação metodológica de desenvolvimento do projeto em Educação Patrimonial em sede de Prática Pedagógica Supervisionada no âmbito da flexibilidade curricular.
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Este projeto prolongou-se por cerca de três dezenas de sessões, ao longo dos dois semestres, em duas escolas de Aveiro, no seio de uma turma do 3.º ano do 2.º CEB e um grupo de alunos do 6.º ano do 2.º CEB. Foi utilizada uma metodologia de caráter qualitativo baseado numa investigação com caraterísticas de tipo investigação-ação, cujos instrumentos de recolha de dados foram a observação direta e participante e a transcrição das interações ocorridas durante as sessões. Recorreu-se a questionários iniciais e finais para obter evidências de progressão no desenvolvimento das competências dos alunos e avaliar o próprio processo. Os dados recolhidos foram analisados e submetidos a uma análise de conteúdo. A análise dos dados permite concluir que o projeto teve efeitos significativos ao nível do desenvolvimento dos conhecimentos dos alunos sobre o Património local, com impacto no desenvolvimento de uma consciência patrimonial, principalmente ao abrigo da articulação dos conteúdos das diversas áreas que compõem o currículo, assim como através da exploração das possibilidades oferecidas pela Flexibilidade Curricular. O projeto permitiu experimentar momentos de reflexão, questionamento, curiosidade e contacto com o Património à volta das escolas. Os resultados permitiram inferir que as estratégias didáticas propostas despertaram uma forma nova de encarar o meio envolvente e uma ‘educação do olhar’, facto que despertou os alunos para uma atenção e observação diferente para com o fenómeno do Património e a poder atuar no sentido da sua preservação. O texto é composto por uma apresentação de um quadro de referência teórica subjacente em investigações na linha da constatação da consciência patrimonial e histórica dos alunos dos dois primeiros ciclos da escolaridade básica, seguido de um enquadramento e apresentação metodológica de desenvolvimento do projeto em Educação Patrimonial em sede de Prática Pedagógica Supervisionada no âmbito da flexibilidade curricular.This study aimed to understand how one can develop a project in an educational context focused on local heritage, in conjunction with the contents and curricular areas, using various strategies to sensitize the heritage closer to the School and understand what their contributions are to the development of a patrimonial consciousness in students and the reinforcement of the personal and professional course of the trainee teacher. In this way, an intervention project called ‘The heritage around the school’ was outlined and developed. This project lasted for about three dozen sessions, over the two semesters, in two schools in Aveiro, within a class of the 3rd year of the 2nd CEB and a group of students from the 6th year of the 2nd CEB. A qualitative methodology was used based on an investigation with research-action characteristics, whose data collection instruments were direct and participant observation and transcription of the interactions that occurred during Sessions. Initial and final questionnaires were used to obtain evidence of progression in the development of students ' competences and to evaluate the process itself. The collected data were analysed and subjected to a content analysis. Data analysis allows the conclusion that the project had significant effects on the development of students ' knowledge on local heritage, with an impact on the development of a patrimonial consciousness, mainly under the Articulation of the contents of the various areas that compose the curriculum, as well as through the exploitation of the possibilities offered by the Curricular flexibility. The project allowed to experience moments of reflection, questioning, curiosity and contact with the heritage around the schools. The results allowed us to infer that the proposed didactic strategies aroused a new way of facing the surrounding environment and an ' education of the gaze ', a fact that aroused the students for a different attention and observation to the phenomenon of heritage and the to be able to act in the sense of its preservation. The text is composed of a presentation of an underlying theoretical framework in investigations in line with the realization of the historical and patrimonial consciousness of students of the first two cycles of basic schooling, followed by a framework and Methodological presentation of the development of the project in Patrimonial education in the headquarters of supervised pedagogical practice in the context of curricular flexibility.2020-11-02T15:59:23Z2019-07-26T00:00:00Z2019-07-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/29682porTavares, Paulo Sérgio da Cruzinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:57:27Zoai:ria.ua.pt:10773/29682Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:01:57.446652Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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