Melhorias na gestão da manutenção de uma empresa do ramo automóvel
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/12724 |
Resumo: | Ao longo dos anos o papel da manutenção nas organizações tomou uma posição preponderante. Desde a inicial limitação da prática, à sua função corretiva, ao seu papel atual de elemento estratégico, capaz de gerar receitas para as organizações. A sua dimensão é visível pois está associada a elementos fulcrais da produção das fábricas, tais como a segurança, qualidade e económico. Nesse prisma a dissertação apresentada, realizada numa empresa dedicada à montagem de autocarros, teve como principal meta a melhoria da prática da manutenção em dois grupos específicos de equipamentos: bombas de cola e aparelhos de soldadura. A melhoria teve como base a implementação de tecnologias Lean aplicadas à manutenção, nomeadamente à Manutenção Produtiva Total. Assim foram utilizadasferramentas comuns a estes conceitos, como o 5S e a Manutenção Autónoma. Para a validação do método foram utilizados indicadores de manutenção, nomeadamente o MTBF, o MTTR e a Disponibilidade. O objetivo foi então definido como um aumento da Disponibilidade destes equipamentos. A implementação destas técnicas resultou, no período estudado, num aumento da disponibilidade de 28,74% para as bombas de cola, surgindo a gestão visual como chave para este sucesso. Através da sua aplicação existiu uma diminuição do tempo de reparação de 18,2 dias para 3,5 dias. Já para os aparelhos de soldadura, a disponibilidade aumentou em 4,99% sendo que houve melhorias relativas ao tempo entre falhas, de 1,65 dias para 2,68 dias e, no tempo de solução de avarias, de 6,1 dias para 4,6 dias. |
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Melhorias na gestão da manutenção de uma empresa do ramo automóvelGestão de equipamentosManutençãoDisponibilidadeTPMManutenção AutónomaEquipment ManagementMaintenanceAvailabilityAutonomous MaintenanceGestão IndustrialAo longo dos anos o papel da manutenção nas organizações tomou uma posição preponderante. Desde a inicial limitação da prática, à sua função corretiva, ao seu papel atual de elemento estratégico, capaz de gerar receitas para as organizações. A sua dimensão é visível pois está associada a elementos fulcrais da produção das fábricas, tais como a segurança, qualidade e económico. Nesse prisma a dissertação apresentada, realizada numa empresa dedicada à montagem de autocarros, teve como principal meta a melhoria da prática da manutenção em dois grupos específicos de equipamentos: bombas de cola e aparelhos de soldadura. A melhoria teve como base a implementação de tecnologias Lean aplicadas à manutenção, nomeadamente à Manutenção Produtiva Total. Assim foram utilizadasferramentas comuns a estes conceitos, como o 5S e a Manutenção Autónoma. Para a validação do método foram utilizados indicadores de manutenção, nomeadamente o MTBF, o MTTR e a Disponibilidade. O objetivo foi então definido como um aumento da Disponibilidade destes equipamentos. A implementação destas técnicas resultou, no período estudado, num aumento da disponibilidade de 28,74% para as bombas de cola, surgindo a gestão visual como chave para este sucesso. Através da sua aplicação existiu uma diminuição do tempo de reparação de 18,2 dias para 3,5 dias. Já para os aparelhos de soldadura, a disponibilidade aumentou em 4,99% sendo que houve melhorias relativas ao tempo entre falhas, de 1,65 dias para 2,68 dias e, no tempo de solução de avarias, de 6,1 dias para 4,6 dias.Throughout the years the importance of maintenance in the organizations has obtained a determinant role. Since the time when the practice was limited to the corrective function to the current days where it has a huge part in the generation of wealth to the companies. When we look at the crucial elements of production on factories, as security, quality and economy, we see how maintenance can be of enormous influence. From this standpoint this dissertation, which was developed in a company dedicated to assembling buses, aims to improve the maintenance practice in two types of equipment: glue pumps and welding machines. This improvement was based in Lean technologies applied to maintenance, namely Total Production Maintenance. Tools familiar to these concepts where pursued, as 5S and Autonomous Maintenance. To validate the method maintenance performance indicators where used, for instance MTBF, MTTR and Availability. Therefore, the goal can be defined as the enhancement of the Availability of these machines. In the considered period, the execution of these techniques resulted for the glue pumps, in an increase in availability of 28,74%, the employment of visual management was crucial as it resulted in a reduction in the machine fixing time from 18,2 days to 3,5 days. As for the welding machines, the availability was increased from 4,99%, with a decrease in the time between failures, from 1,65 days to 2,68 days and a growth in the machine reparation time from 6,1 days to 4,6 days.Ferreira, Luís Carlos Ramos Nunes PintoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoPereira, Vasco Ribeiro2019-10-20T00:30:30Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/12724TID:202026795porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:54:43Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/12724Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:33:01.940989Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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