Implementação da manutenção autónoma numa empresa do setor automóvel
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/12817 |
Resumo: | Com o rápido avanço das técnicas e tecnologias utilizadas nas indústrias, o mercado tornou-se muito exigente, não havendo espaço para falhas ou desperdícios, de modo que as empresas em vista desse cenário, necessitam aprimorar constantemente suas atividades para sobreviver neste ambiente competitivo. Dessa forma, estas exigências afetam também o setor da manutenção, que em paralelo com a produção, necessita realizar seus serviços sem que estes interfiram no andamento do processo produtivo. Para que isso aconteça, deve-se criar estratégias elaboradas para a manutenção, de modo a que ocorra o mínimo de paragens possíveis dos equipamentos, para manter a eficiência total destes, e assim garantir uma produção confiável e sem interrupções. De tal forma, esta dissertação, realizada em conjunto com as atividades de estágio em uma empresa do setor de componentes para a indústria automóvel, teve como finalidade aprimorar as técnicas utilizadas pelo setor da manutenção na linha produtiva AA3. Com a utilização de ferramentas provenientes da filosofia Lean, foram implementadas as funções da Manutenção Autónoma em busca de reduzir a frequência de paragens das máquinas por avarias, as quais podem ser diminuidas através de ações dos operadores como a limpeza, organização e verificação diária dos pontos críticos do posto de trabalho, para assim redirecionar o tempo gasto pelos técnicos com a manutenção curativa para as ações preventivas, e assim, acrescentar na disponibilidade da linha para alcançar o OEE ideal. Portanto, após a conclusão deste trabalho através das melhorias implementadas, houve um acréscimo de 9% no indicador mensal de disponibilidade dos equipamentos da linha AA3 da empresa em estudo e, com isso, ocorreu um aumento de 12% no OEE (Overall Equipment Effectiveness) no mesmo período, devido à redução da frequência de máquinas avariadas e a um aumento do MTBF (Mean Time Between Failure) e redução no MTTR (Mean Time To Repair) dessa mesma linha. Com essas melhorias, houve um aumento na produtividade da linha e tudo isso foi possível através da utilização de soluções que combatem diretamente diversos tipos de desperdícios e que auxiliam na melhoria contínua do processo produtivo. |
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De tal forma, esta dissertação, realizada em conjunto com as atividades de estágio em uma empresa do setor de componentes para a indústria automóvel, teve como finalidade aprimorar as técnicas utilizadas pelo setor da manutenção na linha produtiva AA3. Com a utilização de ferramentas provenientes da filosofia Lean, foram implementadas as funções da Manutenção Autónoma em busca de reduzir a frequência de paragens das máquinas por avarias, as quais podem ser diminuidas através de ações dos operadores como a limpeza, organização e verificação diária dos pontos críticos do posto de trabalho, para assim redirecionar o tempo gasto pelos técnicos com a manutenção curativa para as ações preventivas, e assim, acrescentar na disponibilidade da linha para alcançar o OEE ideal. Portanto, após a conclusão deste trabalho através das melhorias implementadas, houve um acréscimo de 9% no indicador mensal de disponibilidade dos equipamentos da linha AA3 da empresa em estudo e, com isso, ocorreu um aumento de 12% no OEE (Overall Equipment Effectiveness) no mesmo período, devido à redução da frequência de máquinas avariadas e a um aumento do MTBF (Mean Time Between Failure) e redução no MTTR (Mean Time To Repair) dessa mesma linha. Com essas melhorias, houve um aumento na produtividade da linha e tudo isso foi possível através da utilização de soluções que combatem diretamente diversos tipos de desperdícios e que auxiliam na melhoria contínua do processo produtivo.Due to the rapid progress of the techniques and technologies used in industries, the market has become extremely demanding, with no room for failure or waste. In this context, companies must constantly hone their activities if they wish to survive in this competitive environment. These demands also affect the maintenance sector which, together with production, is required to carry out its work without allowing this to interfere with the ongoing productive process. To this end, and so that equipment stoppage is reduced to the bare minimum, maintenance strategies must be developed to achieve overall efficiency and thus ensure reliable production without any interference. This research was undertaken within the framework of traineeship activities at a company in the sector of components for the automotive industry. The purpose of this study was to improve the techniques used by the maintenance sector for the AA3 production line. By drawing on Lean philosophy tools, one implemented the activities pertaining to Autonomous Maintenance in order to reduce the stoppage rate of machines due to breakdowns. These can be prevented by tasks which are carried out by the operators, such as cleaning, organization and daily checks of the workstation’s critical points. The time spent by technicians on curative measures is thus redirected to preventive action which will, in turn, enhance line availability to achieve ideal OEE. After the implementation of these improvements was concluded, there was an increase of 9% in the monthly indicator of equipment availability for line AA3 at the company in question. As a result, one also saw an increase of 12% in OEE (Overall Equipment Effectiveness) during the same time period owing to a reduction in the machine breakdown rate, and to an increase in the MTTR (Mean Time To Repair) on the same line. As a result of these improvements, there was an increase in productivity on the line, which was generally enabled by resorting to solutions that directly counter various types of waste and contribute to the continuous improvement of the productive process.Ferreira, Luís Carlos Ramos Nunes PintoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoGuariente, Pedro Augusto Vinhaes2020-07-15T00:30:20Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/12817TID:202164810porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:54:48Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/12817Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:33:06.003700Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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