Frações (Parte II)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Carlos Pereira
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/4549
Resumo: A temática dos números racionais não negativos é provavelmente o assunto mais delicado no que diz respeito ao ensino da matemática elementar, no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico. Por terem múltiplas aplicações, contextos e sentidos, as frações pedem um ensino altamente especializado e esmerado. Há que promover de forma cuidada a construção de modelos mentais adequados ao conceito de fração, fasear e ordenar os nós conceptuais ao longo dos anos e dosear o caráter abstrato/concreto dos exemplos e atividades. Muito se testou, teorizou e escreveu sobre esta temática. Este trabalho consiste num resumo alargado sobre o ensino das frações, documentado em literatura especializada e ilustrado através de exemplos concretos retirados de manuais do Singapore Math, um dos mais cotados métodos de ensino do mundo.
id RCAP_5a8184c31fee8eed648aff8ba865cd58
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/4549
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Frações (Parte II)Números RacionaisFraçõesNumerais MistosFrações EquivalentesDízimasSingapore MathA temática dos números racionais não negativos é provavelmente o assunto mais delicado no que diz respeito ao ensino da matemática elementar, no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico. Por terem múltiplas aplicações, contextos e sentidos, as frações pedem um ensino altamente especializado e esmerado. Há que promover de forma cuidada a construção de modelos mentais adequados ao conceito de fração, fasear e ordenar os nós conceptuais ao longo dos anos e dosear o caráter abstrato/concreto dos exemplos e atividades. Muito se testou, teorizou e escreveu sobre esta temática. Este trabalho consiste num resumo alargado sobre o ensino das frações, documentado em literatura especializada e ilustrado através de exemplos concretos retirados de manuais do Singapore Math, um dos mais cotados métodos de ensino do mundo.Associação Ludus/Associação para a Educação Matemática ElementarRepositório da Universidade dos AçoresSantos, Carlos PereiraTeixeira, Ricardo Emanuel Cunha2018-01-10T18:00:27Z2017-12-312017-12-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/4549porSantos, Carlos P.; Teixeira, Ricardo C. (2017). "Frações (parte II)", «Jornal das Primeiras Matemáticas», 9, 35-56.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:32:44Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/4549Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:26:53.936020Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Frações (Parte II)
title Frações (Parte II)
spellingShingle Frações (Parte II)
Santos, Carlos Pereira
Números Racionais
Frações
Numerais Mistos
Frações Equivalentes
Dízimas
Singapore Math
title_short Frações (Parte II)
title_full Frações (Parte II)
title_fullStr Frações (Parte II)
title_full_unstemmed Frações (Parte II)
title_sort Frações (Parte II)
author Santos, Carlos Pereira
author_facet Santos, Carlos Pereira
Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha
author_role author
author2 Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Carlos Pereira
Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha
dc.subject.por.fl_str_mv Números Racionais
Frações
Numerais Mistos
Frações Equivalentes
Dízimas
Singapore Math
topic Números Racionais
Frações
Numerais Mistos
Frações Equivalentes
Dízimas
Singapore Math
description A temática dos números racionais não negativos é provavelmente o assunto mais delicado no que diz respeito ao ensino da matemática elementar, no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico. Por terem múltiplas aplicações, contextos e sentidos, as frações pedem um ensino altamente especializado e esmerado. Há que promover de forma cuidada a construção de modelos mentais adequados ao conceito de fração, fasear e ordenar os nós conceptuais ao longo dos anos e dosear o caráter abstrato/concreto dos exemplos e atividades. Muito se testou, teorizou e escreveu sobre esta temática. Este trabalho consiste num resumo alargado sobre o ensino das frações, documentado em literatura especializada e ilustrado através de exemplos concretos retirados de manuais do Singapore Math, um dos mais cotados métodos de ensino do mundo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-31
2017-12-31T00:00:00Z
2018-01-10T18:00:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/4549
url http://hdl.handle.net/10400.3/4549
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Santos, Carlos P.; Teixeira, Ricardo C. (2017). "Frações (parte II)", «Jornal das Primeiras Matemáticas», 9, 35-56.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Ludus/Associação para a Educação Matemática Elementar
publisher.none.fl_str_mv Associação Ludus/Associação para a Educação Matemática Elementar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130724377296896