INTERVENÇÕES DIDÁTICAS NO ENSINO DE FRAÇÕES E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/31992 |
Resumo: | O presente trabalho tem o objetivo de analisar como a formação continuada, desenvolvida na própria escola, por intermédio da reflexão sobre a prática, pode contribuir para o desenvolvimento profissional das professoras participantes. Trata-se de uma pesquisa realizada com professores do 4o ano do Ensino Fundamental de uma escola particular da cidade de Fortaleza, incumbidos da missão de ensinar frações para os seus alunos. A pesquisa foi realizada inicialmente pela observação de aula dos professores pesquisados. Essa observação gerou diversas informações que serviram de ponto de partida para o planejamento de uma formação em serviço para dar condições aos mesmos de analisarem de forma crítica a própria prática. A formação aplicada fundamentada na Teoria dos Campos Conceituais, foi explorada a partir do estudo das frações e de suas implicações teóricas. O tratamento do conceito de frações nas perspectivas parte-todo, quociente e operador, os saberes necessários à prática docente, os fundamentos da formação do professor reflexivo são alguns dos vieses, sobre os quais o presente estudo se apóia para a realização de uma análise da prática docente e reflexão com os professores pesquisados. A reflexão com os professores pesquisados durante o período de formação os instrumentalizaram de forma que pudéssemos investigar o comportamento deles após a realização da formação, para assim chegarmos à resposta ao propósito inicial a partir da observação e análise da execução de um planejamento para uma aula realizada nas mesmas condições que as aulas observadas no primeiro momento da pesquisa. A reação do professor frente à reflexão sobre o tema, o replanejamento e a execução posterior são alguns dos aspectos relevantes que são suscitados a partir da presente experiência. |
id |
Krot_f127b7d6fe766921cd65d8d66e872268 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/31992 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
INTERVENÇÕES DIDÁTICAS NO ENSINO DE FRAÇÕES E A FORMAÇÃO DE PROFESSORESFraçõesNúmeros racionaisO presente trabalho tem o objetivo de analisar como a formação continuada, desenvolvida na própria escola, por intermédio da reflexão sobre a prática, pode contribuir para o desenvolvimento profissional das professoras participantes. Trata-se de uma pesquisa realizada com professores do 4o ano do Ensino Fundamental de uma escola particular da cidade de Fortaleza, incumbidos da missão de ensinar frações para os seus alunos. A pesquisa foi realizada inicialmente pela observação de aula dos professores pesquisados. Essa observação gerou diversas informações que serviram de ponto de partida para o planejamento de uma formação em serviço para dar condições aos mesmos de analisarem de forma crítica a própria prática. A formação aplicada fundamentada na Teoria dos Campos Conceituais, foi explorada a partir do estudo das frações e de suas implicações teóricas. O tratamento do conceito de frações nas perspectivas parte-todo, quociente e operador, os saberes necessários à prática docente, os fundamentos da formação do professor reflexivo são alguns dos vieses, sobre os quais o presente estudo se apóia para a realização de uma análise da prática docente e reflexão com os professores pesquisados. A reflexão com os professores pesquisados durante o período de formação os instrumentalizaram de forma que pudéssemos investigar o comportamento deles após a realização da formação, para assim chegarmos à resposta ao propósito inicial a partir da observação e análise da execução de um planejamento para uma aula realizada nas mesmas condições que as aulas observadas no primeiro momento da pesquisa. A reação do professor frente à reflexão sobre o tema, o replanejamento e a execução posterior são alguns dos aspectos relevantes que são suscitados a partir da presente experiência.2021-04-14T17:28:00Z2021-04-14T17:28:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/31992SILVA JÚNIOR, FRANCISCO JOSÉ DAporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-14T17:28:00Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/31992Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2021-04-14T17:28falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2021-04-14T17:28Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INTERVENÇÕES DIDÁTICAS NO ENSINO DE FRAÇÕES E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
title |
INTERVENÇÕES DIDÁTICAS NO ENSINO DE FRAÇÕES E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
spellingShingle |
INTERVENÇÕES DIDÁTICAS NO ENSINO DE FRAÇÕES E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES SILVA JÚNIOR, FRANCISCO JOSÉ DA Frações Números racionais |
title_short |
INTERVENÇÕES DIDÁTICAS NO ENSINO DE FRAÇÕES E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
title_full |
INTERVENÇÕES DIDÁTICAS NO ENSINO DE FRAÇÕES E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
title_fullStr |
INTERVENÇÕES DIDÁTICAS NO ENSINO DE FRAÇÕES E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
title_full_unstemmed |
INTERVENÇÕES DIDÁTICAS NO ENSINO DE FRAÇÕES E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
title_sort |
INTERVENÇÕES DIDÁTICAS NO ENSINO DE FRAÇÕES E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
author |
SILVA JÚNIOR, FRANCISCO JOSÉ DA |
author_facet |
SILVA JÚNIOR, FRANCISCO JOSÉ DA |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA JÚNIOR, FRANCISCO JOSÉ DA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Frações Números racionais |
topic |
Frações Números racionais |
description |
O presente trabalho tem o objetivo de analisar como a formação continuada, desenvolvida na própria escola, por intermédio da reflexão sobre a prática, pode contribuir para o desenvolvimento profissional das professoras participantes. Trata-se de uma pesquisa realizada com professores do 4o ano do Ensino Fundamental de uma escola particular da cidade de Fortaleza, incumbidos da missão de ensinar frações para os seus alunos. A pesquisa foi realizada inicialmente pela observação de aula dos professores pesquisados. Essa observação gerou diversas informações que serviram de ponto de partida para o planejamento de uma formação em serviço para dar condições aos mesmos de analisarem de forma crítica a própria prática. A formação aplicada fundamentada na Teoria dos Campos Conceituais, foi explorada a partir do estudo das frações e de suas implicações teóricas. O tratamento do conceito de frações nas perspectivas parte-todo, quociente e operador, os saberes necessários à prática docente, os fundamentos da formação do professor reflexivo são alguns dos vieses, sobre os quais o presente estudo se apóia para a realização de uma análise da prática docente e reflexão com os professores pesquisados. A reflexão com os professores pesquisados durante o período de formação os instrumentalizaram de forma que pudéssemos investigar o comportamento deles após a realização da formação, para assim chegarmos à resposta ao propósito inicial a partir da observação e análise da execução de um planejamento para uma aula realizada nas mesmas condições que as aulas observadas no primeiro momento da pesquisa. A reação do professor frente à reflexão sobre o tema, o replanejamento e a execução posterior são alguns dos aspectos relevantes que são suscitados a partir da presente experiência. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2021-04-14T17:28:00Z 2021-04-14T17:28:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/31992 |
url |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/31992 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1803672987388346368 |