Competências pessoais e sociais em estudantes de enfermagem: avaliação do programa de intervenção "Cuidar-se para Saber cuidar"
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://repositorio.esenfc.pt/?url=PbfW5pHl |
Resumo: | Este artigo apresenta o processo subjacente à conceção de um programa de intervenção com estudantes no sentido do seu desenvolvimento pessoal e profissional. Com o objetivo de avaliar a eficácia e eficiência do programa desenvolveu-se, numa triangulação de métodos, um estudo com componentes qualitativa e quantitativa. A amostra aleatória é constituída por 62 estudantes do 2º ano do Curso de Licenciatura em Enfermagem (Escola da Região Centro de Portugal). Considerou-se como critério de seleção a inexistência de realização de Ensino Clínico. Na recolha de dados utilizaram-se os instrumentos: Ficha de avaliação da sessão (natureza qualitativa) e Ficha de avaliação global do programa (natureza quantitativa). Os resultados da avaliação contínua e da avaliação global do Programa são bastante positivos permitindo concluir que a estrutura, estratégias e técnicas utilizadas nas sessões são adequadas e eficazes na abordagem das competências a desenvolver e para a consecução dos objetivos, permitiu um notável desenvolvimento das competências - comunicacional, emocional, de escuta, empática, de cooperação, de assertividade, em entrevista de enfermagem e relação de ajuda - e da consecução das expectativas. |
id |
RCAP_5a9053610ed3aff0bee901aa757ce8dc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esenfc.pt:5300 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Competências pessoais e sociais em estudantes de enfermagem: avaliação do programa de intervenção "Cuidar-se para Saber cuidar"Estudantes de EnfermagemEducação Baseada em CompetênciasPesquisa em Avaliação de EnfermagemEste artigo apresenta o processo subjacente à conceção de um programa de intervenção com estudantes no sentido do seu desenvolvimento pessoal e profissional. Com o objetivo de avaliar a eficácia e eficiência do programa desenvolveu-se, numa triangulação de métodos, um estudo com componentes qualitativa e quantitativa. A amostra aleatória é constituída por 62 estudantes do 2º ano do Curso de Licenciatura em Enfermagem (Escola da Região Centro de Portugal). Considerou-se como critério de seleção a inexistência de realização de Ensino Clínico. Na recolha de dados utilizaram-se os instrumentos: Ficha de avaliação da sessão (natureza qualitativa) e Ficha de avaliação global do programa (natureza quantitativa). Os resultados da avaliação contínua e da avaliação global do Programa são bastante positivos permitindo concluir que a estrutura, estratégias e técnicas utilizadas nas sessões são adequadas e eficazes na abordagem das competências a desenvolver e para a consecução dos objetivos, permitiu um notável desenvolvimento das competências - comunicacional, emocional, de escuta, empática, de cooperação, de assertividade, em entrevista de enfermagem e relação de ajuda - e da consecução das expectativas.2015-04-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://repositorio.esenfc.pt/?url=PbfW5pHlporhttp://repositorio.esenfc.pt/?url=PbfW5pHlurn:isbn:0214-9877Lopes, Rosa Cristina Correiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2015-06-24T00:00:00Zoai:repositorio.esenfc.pt:5300Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:11:48.932950Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Competências pessoais e sociais em estudantes de enfermagem: avaliação do programa de intervenção "Cuidar-se para Saber cuidar" |
title |
Competências pessoais e sociais em estudantes de enfermagem: avaliação do programa de intervenção "Cuidar-se para Saber cuidar" |
spellingShingle |
Competências pessoais e sociais em estudantes de enfermagem: avaliação do programa de intervenção "Cuidar-se para Saber cuidar" Lopes, Rosa Cristina Correia Estudantes de Enfermagem Educação Baseada em Competências Pesquisa em Avaliação de Enfermagem |
title_short |
Competências pessoais e sociais em estudantes de enfermagem: avaliação do programa de intervenção "Cuidar-se para Saber cuidar" |
title_full |
Competências pessoais e sociais em estudantes de enfermagem: avaliação do programa de intervenção "Cuidar-se para Saber cuidar" |
title_fullStr |
Competências pessoais e sociais em estudantes de enfermagem: avaliação do programa de intervenção "Cuidar-se para Saber cuidar" |
title_full_unstemmed |
Competências pessoais e sociais em estudantes de enfermagem: avaliação do programa de intervenção "Cuidar-se para Saber cuidar" |
title_sort |
Competências pessoais e sociais em estudantes de enfermagem: avaliação do programa de intervenção "Cuidar-se para Saber cuidar" |
author |
Lopes, Rosa Cristina Correia |
author_facet |
Lopes, Rosa Cristina Correia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Rosa Cristina Correia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudantes de Enfermagem Educação Baseada em Competências Pesquisa em Avaliação de Enfermagem |
topic |
Estudantes de Enfermagem Educação Baseada em Competências Pesquisa em Avaliação de Enfermagem |
description |
Este artigo apresenta o processo subjacente à conceção de um programa de intervenção com estudantes no sentido do seu desenvolvimento pessoal e profissional. Com o objetivo de avaliar a eficácia e eficiência do programa desenvolveu-se, numa triangulação de métodos, um estudo com componentes qualitativa e quantitativa. A amostra aleatória é constituída por 62 estudantes do 2º ano do Curso de Licenciatura em Enfermagem (Escola da Região Centro de Portugal). Considerou-se como critério de seleção a inexistência de realização de Ensino Clínico. Na recolha de dados utilizaram-se os instrumentos: Ficha de avaliação da sessão (natureza qualitativa) e Ficha de avaliação global do programa (natureza quantitativa). Os resultados da avaliação contínua e da avaliação global do Programa são bastante positivos permitindo concluir que a estrutura, estratégias e técnicas utilizadas nas sessões são adequadas e eficazes na abordagem das competências a desenvolver e para a consecução dos objetivos, permitiu um notável desenvolvimento das competências - comunicacional, emocional, de escuta, empática, de cooperação, de assertividade, em entrevista de enfermagem e relação de ajuda - e da consecução das expectativas. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-04-03 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.esenfc.pt/?url=PbfW5pHl |
url |
http://repositorio.esenfc.pt/?url=PbfW5pHl |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://repositorio.esenfc.pt/?url=PbfW5pHl urn:isbn:0214-9877 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137218623700992 |