Competências pessoais e sociais em estudantes de enfermagem: avaliação do programa de intervenção "Cuidar-se para Saber cuidar"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Rosa Cristina Correia
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://repositorio.esenfc.pt/?url=PbfW5pHl
Resumo: Este artigo apresenta o processo subjacente à conceção de um programa de intervenção com estudantes no sentido do seu desenvolvimento pessoal e profissional. Com o objetivo de avaliar a eficácia e eficiência do programa desenvolveu-se, numa triangulação de métodos, um estudo com componentes qualitativa e quantitativa. A amostra aleatória é constituída por 62 estudantes do 2º ano do Curso de Licenciatura em Enfermagem (Escola da Região Centro de Portugal). Considerou-se como critério de seleção a inexistência de realização de Ensino Clínico. Na recolha de dados utilizaram-se os instrumentos: Ficha de avaliação da sessão (natureza qualitativa) e Ficha de avaliação global do programa (natureza quantitativa). Os resultados da avaliação contínua e da avaliação global do Programa são bastante positivos permitindo concluir que a estrutura, estratégias e técnicas utilizadas nas sessões são adequadas e eficazes na abordagem das competências a desenvolver e para a consecução dos objetivos, permitiu um notável desenvolvimento das competências - comunicacional, emocional, de escuta, empática, de cooperação, de assertividade, em entrevista de enfermagem e relação de ajuda - e da consecução das expectativas.
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