Competências relacionais dos estudantes de enfermagem: Follow-up de programa de intervenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Rosa Cristina Correia
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Azeredo, Zaida Aguiar, Rodrigues, Rogério Manuel Clemente
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://repositorio.esenfc.pt/?url=nvrAyT
Resumo: O desenvolvimento de competências pessoais e sociais torna-se facilitador ou mesmo imprescindível para que o enfermeiro demonstre competências relacionais e de ajuda na sua actividade diária. Este estudo, de natureza quasi-experimental, objetivou avaliar a validade do programa de desenvolvimento de competências sociais designado Cuidar-se para Saber Cuidar e as suas implicações no desenvolvimento de competências relacionais de ajuda e de comunicação interpessoal nos estudantes de enfermagem, num follow-up de seis meses. A amostra aleatória totalizou 104 estudantes do 2º ano, 3º semestre do Curso de Licenciatura em Enfermagem, constituindo o grupo de controlo (42 estudantes) e o grupo experimental (62 estudantes). Recolha de dados através de: Questionário Sociodemográfico; Escala de Alexitimia de Toronto; Escala de Assertividade de Rathus; Inventário Clínico de Autoconceito; Inventário de Competências Relacionais e de Ajuda; e Escala de Avaliação da Comunicação Interpessoal. Os resultados evidenciam que o impacto do Programa se fez notar no autoconceito, na assertividade, na alexitimia, nas competências relacionais de ajuda e na comunicação interpessoal. Concluiu-se que o Programa possui validade, consistência e utilidade no desenvolvimento e na aprendizagem de competências pessoais, sociais e profissionais dos estudantes de enfermagem, com implicações positivas no desenvolvimento de competências relacionais de ajuda e de comunicação interpessoal.
id RCAP_f9c5ffa66baeb360a285f31f0fd09102
oai_identifier_str oai:repositorio.esenfc.pt:4028
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Competências relacionais dos estudantes de enfermagem: Follow-up de programa de intervençãoestudantes de enfermagemcompetência clínicaeducação baseada em competênciasO desenvolvimento de competências pessoais e sociais torna-se facilitador ou mesmo imprescindível para que o enfermeiro demonstre competências relacionais e de ajuda na sua actividade diária. Este estudo, de natureza quasi-experimental, objetivou avaliar a validade do programa de desenvolvimento de competências sociais designado Cuidar-se para Saber Cuidar e as suas implicações no desenvolvimento de competências relacionais de ajuda e de comunicação interpessoal nos estudantes de enfermagem, num follow-up de seis meses. A amostra aleatória totalizou 104 estudantes do 2º ano, 3º semestre do Curso de Licenciatura em Enfermagem, constituindo o grupo de controlo (42 estudantes) e o grupo experimental (62 estudantes). Recolha de dados através de: Questionário Sociodemográfico; Escala de Alexitimia de Toronto; Escala de Assertividade de Rathus; Inventário Clínico de Autoconceito; Inventário de Competências Relacionais e de Ajuda; e Escala de Avaliação da Comunicação Interpessoal. Os resultados evidenciam que o impacto do Programa se fez notar no autoconceito, na assertividade, na alexitimia, nas competências relacionais de ajuda e na comunicação interpessoal. Concluiu-se que o Programa possui validade, consistência e utilidade no desenvolvimento e na aprendizagem de competências pessoais, sociais e profissionais dos estudantes de enfermagem, com implicações positivas no desenvolvimento de competências relacionais de ajuda e de comunicação interpessoal.2013-03-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://repositorio.esenfc.pt/?url=nvrAyTporhttp://repositorio.esenfc.pt/?url=nvrAyTurn:isbn:0874-0283info:doi:10.12707/RIII1253Lopes, Rosa Cristina CorreiaAzeredo, Zaida AguiarRodrigues, Rogério Manuel Clementeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2013-05-22T00:00:00Zoai:repositorio.esenfc.pt:4028Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:10:54.353887Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Competências relacionais dos estudantes de enfermagem: Follow-up de programa de intervenção
title Competências relacionais dos estudantes de enfermagem: Follow-up de programa de intervenção
spellingShingle Competências relacionais dos estudantes de enfermagem: Follow-up de programa de intervenção
Lopes, Rosa Cristina Correia
estudantes de enfermagem
competência clínica
educação baseada em competências
title_short Competências relacionais dos estudantes de enfermagem: Follow-up de programa de intervenção
title_full Competências relacionais dos estudantes de enfermagem: Follow-up de programa de intervenção
title_fullStr Competências relacionais dos estudantes de enfermagem: Follow-up de programa de intervenção
title_full_unstemmed Competências relacionais dos estudantes de enfermagem: Follow-up de programa de intervenção
title_sort Competências relacionais dos estudantes de enfermagem: Follow-up de programa de intervenção
author Lopes, Rosa Cristina Correia
author_facet Lopes, Rosa Cristina Correia
Azeredo, Zaida Aguiar
Rodrigues, Rogério Manuel Clemente
author_role author
author2 Azeredo, Zaida Aguiar
Rodrigues, Rogério Manuel Clemente
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Rosa Cristina Correia
Azeredo, Zaida Aguiar
Rodrigues, Rogério Manuel Clemente
dc.subject.por.fl_str_mv estudantes de enfermagem
competência clínica
educação baseada em competências
topic estudantes de enfermagem
competência clínica
educação baseada em competências
description O desenvolvimento de competências pessoais e sociais torna-se facilitador ou mesmo imprescindível para que o enfermeiro demonstre competências relacionais e de ajuda na sua actividade diária. Este estudo, de natureza quasi-experimental, objetivou avaliar a validade do programa de desenvolvimento de competências sociais designado Cuidar-se para Saber Cuidar e as suas implicações no desenvolvimento de competências relacionais de ajuda e de comunicação interpessoal nos estudantes de enfermagem, num follow-up de seis meses. A amostra aleatória totalizou 104 estudantes do 2º ano, 3º semestre do Curso de Licenciatura em Enfermagem, constituindo o grupo de controlo (42 estudantes) e o grupo experimental (62 estudantes). Recolha de dados através de: Questionário Sociodemográfico; Escala de Alexitimia de Toronto; Escala de Assertividade de Rathus; Inventário Clínico de Autoconceito; Inventário de Competências Relacionais e de Ajuda; e Escala de Avaliação da Comunicação Interpessoal. Os resultados evidenciam que o impacto do Programa se fez notar no autoconceito, na assertividade, na alexitimia, nas competências relacionais de ajuda e na comunicação interpessoal. Concluiu-se que o Programa possui validade, consistência e utilidade no desenvolvimento e na aprendizagem de competências pessoais, sociais e profissionais dos estudantes de enfermagem, com implicações positivas no desenvolvimento de competências relacionais de ajuda e de comunicação interpessoal.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-03-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.esenfc.pt/?url=nvrAyT
url http://repositorio.esenfc.pt/?url=nvrAyT
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://repositorio.esenfc.pt/?url=nvrAyT
urn:isbn:0874-0283
info:doi:10.12707/RIII1253
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137208603508736