Avaliação da influência da adubação azotada nítrica e amoniacal no crescimento e na actividade de algumas enzimas em oliveiras jovens (Olea europaea L. cv Cobrançosa)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria Pedro Mendes Gomes da
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/15184
Resumo: Mestrado em Engenharia Agronómica - Instituto Superior de Agronomia
id RCAP_5a95b1a8c807612bab1075512d95fb74
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/15184
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliação da influência da adubação azotada nítrica e amoniacal no crescimento e na actividade de algumas enzimas em oliveiras jovens (Olea europaea L. cv Cobrançosa)formulações nítrico-amoniacaisglutamina-sintetaselixiviação de Nnitrato-redutaseníveis de NMestrado em Engenharia Agronómica - Instituto Superior de AgronomiaNa cultura da oliveira estão pouco estudadas quais as formas e quantidades de azoto preferíveis em termos de produtividade e de impacto ambiental. Neste trabalho estudou-se a influência da adubação azotada nítrica e amoniacal no desenvolvimento de jovens oliveiras (cv. Cobrançosa) e na actividade da nitrato-redutase (NR) e da glutamina-sintetase (GS), duas enzimas responsáveis pela fixação do azoto na planta (ensaio A), utilizando-se 4 níveis de azoto: N0 – 0 kg/ha, N1 – 30 kg/ha, N2 – 60 kg/ha e N3 - 90 kg/ha e 3 tipos de formulações nítrico-amoniacais: 100:0 (Ca(NO3)2.4 H2O), 50:50 (NH4NO3) e 0:100 (NH4)2SO4). Noutro ensaio (B) avaliaram-se as perdas de N por lixiviação dos adubos azotados utilizados, testando-se 2 níveis de azoto, N0 e N3 e duas formulações, NH4NO3 e Ca(NO3)2.4 H2O por forma a avaliar as perdas de N por lixiviação dos adubos azotados utilizados. Os resultados obtidos indicam que a adubação azotada não influenciou qualquer das características analisadas nas jovens oliveiras: características biométricas, teores foliares de azoto total e mineral e a actividade foliar da NR e da GS. No ensaio B o tratamento com NH4NO3 levou a menores perdas por lixiviação de ião nitrato e de ião amónio que o de Ca(NO3)2.4 H2OISAMota, Mariana GomesTorres, Maria Odete PereiraRepositório da Universidade de LisboaSilva, Maria Pedro Mendes Gomes da2018-04-03T09:50:51Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/15184porSilva, M.P.M.G. - Avaliação da influência da adubação azotada nítrica e amoniacal no crescimento e na actividade de algumas enzimas em oliveiras jovens (Olea europaea L. cv Cobrançosa). Lisboa: ISA, 2010, 62 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:45:10Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/15184Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:00:54.275978Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da influência da adubação azotada nítrica e amoniacal no crescimento e na actividade de algumas enzimas em oliveiras jovens (Olea europaea L. cv Cobrançosa)
title Avaliação da influência da adubação azotada nítrica e amoniacal no crescimento e na actividade de algumas enzimas em oliveiras jovens (Olea europaea L. cv Cobrançosa)
spellingShingle Avaliação da influência da adubação azotada nítrica e amoniacal no crescimento e na actividade de algumas enzimas em oliveiras jovens (Olea europaea L. cv Cobrançosa)
Silva, Maria Pedro Mendes Gomes da
formulações nítrico-amoniacais
glutamina-sintetase
lixiviação de N
nitrato-redutase
níveis de N
title_short Avaliação da influência da adubação azotada nítrica e amoniacal no crescimento e na actividade de algumas enzimas em oliveiras jovens (Olea europaea L. cv Cobrançosa)
title_full Avaliação da influência da adubação azotada nítrica e amoniacal no crescimento e na actividade de algumas enzimas em oliveiras jovens (Olea europaea L. cv Cobrançosa)
title_fullStr Avaliação da influência da adubação azotada nítrica e amoniacal no crescimento e na actividade de algumas enzimas em oliveiras jovens (Olea europaea L. cv Cobrançosa)
title_full_unstemmed Avaliação da influência da adubação azotada nítrica e amoniacal no crescimento e na actividade de algumas enzimas em oliveiras jovens (Olea europaea L. cv Cobrançosa)
title_sort Avaliação da influência da adubação azotada nítrica e amoniacal no crescimento e na actividade de algumas enzimas em oliveiras jovens (Olea europaea L. cv Cobrançosa)
author Silva, Maria Pedro Mendes Gomes da
author_facet Silva, Maria Pedro Mendes Gomes da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mota, Mariana Gomes
Torres, Maria Odete Pereira
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria Pedro Mendes Gomes da
dc.subject.por.fl_str_mv formulações nítrico-amoniacais
glutamina-sintetase
lixiviação de N
nitrato-redutase
níveis de N
topic formulações nítrico-amoniacais
glutamina-sintetase
lixiviação de N
nitrato-redutase
níveis de N
description Mestrado em Engenharia Agronómica - Instituto Superior de Agronomia
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
2018-04-03T09:50:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/15184
url http://hdl.handle.net/10400.5/15184
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Silva, M.P.M.G. - Avaliação da influência da adubação azotada nítrica e amoniacal no crescimento e na actividade de algumas enzimas em oliveiras jovens (Olea europaea L. cv Cobrançosa). Lisboa: ISA, 2010, 62 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISA
publisher.none.fl_str_mv ISA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131097853853696