Reencantar a educação : a educação básica e a ressocialização dos presos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rezende, Nair Vieira de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/4072
Resumo: Esta dissertação teve como objetivo descrever a educação básica no contexto do sistema penitenciário de Salvador em termos de processos educacionais e da Proposta Político-Pedagógica (PPP) com vistas à ressocialização do preso. Especificamente: a) descrever a realidade educacional do sistema penitenciário; b) analisar o processo educacional, método em termos de restauração pessoal, quanto à ressocialização do apenado. Em termos de percurso metodológico, quanto à natureza da pesquisa, trata-se de um estudo qualitativo. Organizou-se a dissertação, dando-lhe coerência e direção. A fundamentação teórica foi organizada delimitando-se os pontos essenciais da investigação. Em termos de tipo de pesquisa qualitativa, trata-se de estudo de caso, o qual vai-se valer, em termos de coleta de dados, da observação, entrevistas, narrativas e análise de documentos. Há que se observar que se torna difícil a situação de reintegração social do regresso, principalmente no tocante à sua recolocação profissional, pois vive-se hoje a realidade de um desemprego generalizado com elevado contingente de trabalhadores desempregados, e que ainda na maioria das vezes ainda contam com experiência profissional. A situação torna-se difícil para uma pessoa que traz consigo o estigma de ex-presidiário, e que na maioria das vezes não tem qualquer qualificação profissional. A „recuperação‟ do preso passa pela manutenção de sua referência com o mundo exterior, tais como a família, o meio de trabalho, o bairro onde reside. Quanto mais essas referências forem afastadas (e o são), mais difícil será sua readaptação posterior à sociedade. Pode ser que, após um longo período, adaptado pelas forças de sua instituição total, o mesmo já não consiga se adaptar a uma sociedade livre.
id RCAP_5aac0db92f67e4e21d703e793032cbea
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4072
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Reencantar a educação : a educação básica e a ressocialização dos presosEDUCAÇÃOMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOESTABELECIMENTOS PRISIONAISINSERÇÃO SOCIALEDUCATIONPRISONSSOCIAL INSERTIONEsta dissertação teve como objetivo descrever a educação básica no contexto do sistema penitenciário de Salvador em termos de processos educacionais e da Proposta Político-Pedagógica (PPP) com vistas à ressocialização do preso. Especificamente: a) descrever a realidade educacional do sistema penitenciário; b) analisar o processo educacional, método em termos de restauração pessoal, quanto à ressocialização do apenado. Em termos de percurso metodológico, quanto à natureza da pesquisa, trata-se de um estudo qualitativo. Organizou-se a dissertação, dando-lhe coerência e direção. A fundamentação teórica foi organizada delimitando-se os pontos essenciais da investigação. Em termos de tipo de pesquisa qualitativa, trata-se de estudo de caso, o qual vai-se valer, em termos de coleta de dados, da observação, entrevistas, narrativas e análise de documentos. Há que se observar que se torna difícil a situação de reintegração social do regresso, principalmente no tocante à sua recolocação profissional, pois vive-se hoje a realidade de um desemprego generalizado com elevado contingente de trabalhadores desempregados, e que ainda na maioria das vezes ainda contam com experiência profissional. A situação torna-se difícil para uma pessoa que traz consigo o estigma de ex-presidiário, e que na maioria das vezes não tem qualquer qualificação profissional. A „recuperação‟ do preso passa pela manutenção de sua referência com o mundo exterior, tais como a família, o meio de trabalho, o bairro onde reside. Quanto mais essas referências forem afastadas (e o são), mais difícil será sua readaptação posterior à sociedade. Pode ser que, após um longo período, adaptado pelas forças de sua instituição total, o mesmo já não consiga se adaptar a uma sociedade livre.This thesis aimed to describe the basic education within the prison system in Salvador in terms of educational processes and the Political-Pedagogical Proposal (PPP)aimed at reintegrating the inmate. Specifically: a) to describe the educational reality of the prison system, b) to analyze the educational process method in terms of personal restoration, regarding the social rehabilitation of inmates. In terms of methodological approach, as to the nature of the research, it is a qualitative study. The essay was organized by giving it coherence and direction. The theoretical grounding was organized by outlining the key points of research. In terms of type of qualitative research, this is a case study, which will be apply itself in terms of data collection, observation, interviews, narratives and document analysis. It should be observed that the situation of the social reintegration of egress becomes difficult, particularly in relation to its professional replacement, because today we are experiencing the reality of widespread unemployment with a high number of unemployed workers, and still in most cases still have professional experience. The situation becomes more difficult for a person who carries the stigma of ex-convict, and that most often do not have any professional qualification. The 'recovery' of the prisoner goes through the maintenance of its reference to the outside world, such as family, work environment, the neighborhood where he lives. The more these references are removed (and they are) the harder will be its back to society. It may be that after a long period, adjusted by the forces of its total institution, it is no longer able to adapt to a free society.2013-10-30T15:44:30Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/4072porRezende, Nair Vieira deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:09:40Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4072Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:16:36.484929Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Reencantar a educação : a educação básica e a ressocialização dos presos
title Reencantar a educação : a educação básica e a ressocialização dos presos
spellingShingle Reencantar a educação : a educação básica e a ressocialização dos presos
Rezende, Nair Vieira de
EDUCAÇÃO
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
ESTABELECIMENTOS PRISIONAIS
INSERÇÃO SOCIAL
EDUCATION
PRISONS
SOCIAL INSERTION
title_short Reencantar a educação : a educação básica e a ressocialização dos presos
title_full Reencantar a educação : a educação básica e a ressocialização dos presos
title_fullStr Reencantar a educação : a educação básica e a ressocialização dos presos
title_full_unstemmed Reencantar a educação : a educação básica e a ressocialização dos presos
title_sort Reencantar a educação : a educação básica e a ressocialização dos presos
author Rezende, Nair Vieira de
author_facet Rezende, Nair Vieira de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rezende, Nair Vieira de
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
ESTABELECIMENTOS PRISIONAIS
INSERÇÃO SOCIAL
EDUCATION
PRISONS
SOCIAL INSERTION
topic EDUCAÇÃO
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
ESTABELECIMENTOS PRISIONAIS
INSERÇÃO SOCIAL
EDUCATION
PRISONS
SOCIAL INSERTION
description Esta dissertação teve como objetivo descrever a educação básica no contexto do sistema penitenciário de Salvador em termos de processos educacionais e da Proposta Político-Pedagógica (PPP) com vistas à ressocialização do preso. Especificamente: a) descrever a realidade educacional do sistema penitenciário; b) analisar o processo educacional, método em termos de restauração pessoal, quanto à ressocialização do apenado. Em termos de percurso metodológico, quanto à natureza da pesquisa, trata-se de um estudo qualitativo. Organizou-se a dissertação, dando-lhe coerência e direção. A fundamentação teórica foi organizada delimitando-se os pontos essenciais da investigação. Em termos de tipo de pesquisa qualitativa, trata-se de estudo de caso, o qual vai-se valer, em termos de coleta de dados, da observação, entrevistas, narrativas e análise de documentos. Há que se observar que se torna difícil a situação de reintegração social do regresso, principalmente no tocante à sua recolocação profissional, pois vive-se hoje a realidade de um desemprego generalizado com elevado contingente de trabalhadores desempregados, e que ainda na maioria das vezes ainda contam com experiência profissional. A situação torna-se difícil para uma pessoa que traz consigo o estigma de ex-presidiário, e que na maioria das vezes não tem qualquer qualificação profissional. A „recuperação‟ do preso passa pela manutenção de sua referência com o mundo exterior, tais como a família, o meio de trabalho, o bairro onde reside. Quanto mais essas referências forem afastadas (e o são), mais difícil será sua readaptação posterior à sociedade. Pode ser que, após um longo período, adaptado pelas forças de sua instituição total, o mesmo já não consiga se adaptar a uma sociedade livre.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2012
2013-10-30T15:44:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/4072
url http://hdl.handle.net/10437/4072
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131263183880192