A Educação Penitenciária no Estado de Pernambuco : um olhar sobre o Presídio Professor Aníbal Bruno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Eudes Pavel Saraiva de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/4105
Resumo: Esta dissertação trata da educação penitenciária no Estado de Pernambuco e é resultado de um estudo desenvolvido no Presídio Professor Aníbal Bruno, junto à Escola Professor Joel Pontes, situada no interior da unidade carcerária. Este trabalho discute o papel da educação escolar no processo de ressocialização dos apenados. O ciclo de investigação ocorreu mediante: pesquisa bibliográfica, exame da legislação internacional e nacional, que trata da escolarização para pessoas em situação de privação de liberdade, e por meio do contato com a realidade educacional e prisional do estabelecimento penal selecionado. Nesta investigação, utilizamos à abordagem quantitativa e qualitativa. Com relação aos instrumentos que foram realizados nesse estudo, adotamos o questionário e a entrevista. Quanto ao questionário este foi aplicado aos detentos, já a entrevista foi realizada junto aos docentes. Através de tais instrumentos, foi possível confrontar as informações coletadas entre essas duas categorias (aluno e professor), possibilitando uma maior aproximação com a realidade educacional vivenciada na unidade prisional. Neste sentido, a pesquisa nos permitiu identificar que a educação escolar ofertada no Presídio Professor Aníbal Bruno não vem contribuindo satisfatoriamente para a ressocialização dos apenados, uma vez que o índice de reincidência entre os internos que frequentam a escola é bastante elevado, não havendo, assim, por parte dos reeducandos uma pré-disposição à ressocialização.
id RCAP_7fb1c44aec2ec55c9c076010857f9124
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4105
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Educação Penitenciária no Estado de Pernambuco : um olhar sobre o Presídio Professor Aníbal BrunoEDUCAÇÃOEDUCAÇÃO DE ADULTOSEDUCAÇÃO DE JOVENSMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOESTABELECIMENTOS PRISIONAISINSERÇÃO SOCIALBRASILEDUCATIONADULT EDUCATIONEDUCATION OF YOUNG PEOPLEPRISONSSOCIAL INSERTIONBRAZILEsta dissertação trata da educação penitenciária no Estado de Pernambuco e é resultado de um estudo desenvolvido no Presídio Professor Aníbal Bruno, junto à Escola Professor Joel Pontes, situada no interior da unidade carcerária. Este trabalho discute o papel da educação escolar no processo de ressocialização dos apenados. O ciclo de investigação ocorreu mediante: pesquisa bibliográfica, exame da legislação internacional e nacional, que trata da escolarização para pessoas em situação de privação de liberdade, e por meio do contato com a realidade educacional e prisional do estabelecimento penal selecionado. Nesta investigação, utilizamos à abordagem quantitativa e qualitativa. Com relação aos instrumentos que foram realizados nesse estudo, adotamos o questionário e a entrevista. Quanto ao questionário este foi aplicado aos detentos, já a entrevista foi realizada junto aos docentes. Através de tais instrumentos, foi possível confrontar as informações coletadas entre essas duas categorias (aluno e professor), possibilitando uma maior aproximação com a realidade educacional vivenciada na unidade prisional. Neste sentido, a pesquisa nos permitiu identificar que a educação escolar ofertada no Presídio Professor Aníbal Bruno não vem contribuindo satisfatoriamente para a ressocialização dos apenados, uma vez que o índice de reincidência entre os internos que frequentam a escola é bastante elevado, não havendo, assim, por parte dos reeducandos uma pré-disposição à ressocialização.This dissertation is about the prison education in the prison system in the state of Pernambuco, Brasil and it is the result of a study carried out in Professor Joel Pontes school, located inside the Professor Aníbal Bruno state prison. This work discusses the role of the school education in the process of the convicts’ resocialization. The investigation circle was carried out by using bibliographic research, examination of the national and international legislation that concerns to education of people who are deprived of freedom alongside with the contact with the reality of the prison and educational system in the referred prison unit. In this investigation we use both qualitative and quantitative approach. Concerned with the tools, we used surveys, interviews. The surveys were made with the inmates, the teachers were interviewed. Through such tools was possible to compare the information collected between these two categories (students and teachers) to make possible a major approximation with the educational reality experienced in the prison unit. In this sense, the research permitted us to identify that the school education offered in the Professor Aníbal Bruno State Prison has not contributed in a satisfactory way to the convicts’ resocialization, since the rate of crime relapse among the convicts is very high. There is not, thus, among these students a predisposition to resocialization.2013-11-07T17:49:06Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/4105porSouza, Eudes Pavel Saraiva deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:08:47Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4105Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:15:55.046301Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Educação Penitenciária no Estado de Pernambuco : um olhar sobre o Presídio Professor Aníbal Bruno
title A Educação Penitenciária no Estado de Pernambuco : um olhar sobre o Presídio Professor Aníbal Bruno
spellingShingle A Educação Penitenciária no Estado de Pernambuco : um olhar sobre o Presídio Professor Aníbal Bruno
Souza, Eudes Pavel Saraiva de
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO DE ADULTOS
EDUCAÇÃO DE JOVENS
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
ESTABELECIMENTOS PRISIONAIS
INSERÇÃO SOCIAL
BRASIL
EDUCATION
ADULT EDUCATION
EDUCATION OF YOUNG PEOPLE
PRISONS
SOCIAL INSERTION
BRAZIL
title_short A Educação Penitenciária no Estado de Pernambuco : um olhar sobre o Presídio Professor Aníbal Bruno
title_full A Educação Penitenciária no Estado de Pernambuco : um olhar sobre o Presídio Professor Aníbal Bruno
title_fullStr A Educação Penitenciária no Estado de Pernambuco : um olhar sobre o Presídio Professor Aníbal Bruno
title_full_unstemmed A Educação Penitenciária no Estado de Pernambuco : um olhar sobre o Presídio Professor Aníbal Bruno
title_sort A Educação Penitenciária no Estado de Pernambuco : um olhar sobre o Presídio Professor Aníbal Bruno
author Souza, Eudes Pavel Saraiva de
author_facet Souza, Eudes Pavel Saraiva de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Eudes Pavel Saraiva de
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO DE ADULTOS
EDUCAÇÃO DE JOVENS
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
ESTABELECIMENTOS PRISIONAIS
INSERÇÃO SOCIAL
BRASIL
EDUCATION
ADULT EDUCATION
EDUCATION OF YOUNG PEOPLE
PRISONS
SOCIAL INSERTION
BRAZIL
topic EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO DE ADULTOS
EDUCAÇÃO DE JOVENS
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
ESTABELECIMENTOS PRISIONAIS
INSERÇÃO SOCIAL
BRASIL
EDUCATION
ADULT EDUCATION
EDUCATION OF YOUNG PEOPLE
PRISONS
SOCIAL INSERTION
BRAZIL
description Esta dissertação trata da educação penitenciária no Estado de Pernambuco e é resultado de um estudo desenvolvido no Presídio Professor Aníbal Bruno, junto à Escola Professor Joel Pontes, situada no interior da unidade carcerária. Este trabalho discute o papel da educação escolar no processo de ressocialização dos apenados. O ciclo de investigação ocorreu mediante: pesquisa bibliográfica, exame da legislação internacional e nacional, que trata da escolarização para pessoas em situação de privação de liberdade, e por meio do contato com a realidade educacional e prisional do estabelecimento penal selecionado. Nesta investigação, utilizamos à abordagem quantitativa e qualitativa. Com relação aos instrumentos que foram realizados nesse estudo, adotamos o questionário e a entrevista. Quanto ao questionário este foi aplicado aos detentos, já a entrevista foi realizada junto aos docentes. Através de tais instrumentos, foi possível confrontar as informações coletadas entre essas duas categorias (aluno e professor), possibilitando uma maior aproximação com a realidade educacional vivenciada na unidade prisional. Neste sentido, a pesquisa nos permitiu identificar que a educação escolar ofertada no Presídio Professor Aníbal Bruno não vem contribuindo satisfatoriamente para a ressocialização dos apenados, uma vez que o índice de reincidência entre os internos que frequentam a escola é bastante elevado, não havendo, assim, por parte dos reeducandos uma pré-disposição à ressocialização.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2012
2013-11-07T17:49:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/4105
url http://hdl.handle.net/10437/4105
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131256109137920