Supervisão promotora de mudança e inovação na avaliação do desempenho docente : estudo de caso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/2842 |
Resumo: | Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Supervisão e Avaliação Escolar. |
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Supervisão promotora de mudança e inovação na avaliação do desempenho docente : estudo de casoAvaliaçãoDesempenho docenteDesenvolvimento profissionalInovaçãoMudançaSupervisãoEvaluationTeacher performanceProfessional developmentInnovationChangeSupervisionDissertação apresentada à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Supervisão e Avaliação Escolar.A investigação que se apresenta teve como principal intenção, obter a opinião dos docentes sobre o papel da supervisão na promoção da mudança e da inovação na avaliação do desempenho docente, por forma a que a avaliação passe a ser um impulso para o necessário desenvolvimento profissional. Resultou deste propósito um desenho metodológico que conforma um estudo exploratório e descritivo no que concerne ao que estes profissionais reflexionam sobre esta temática. O grupo que participou no estudo é constituído pelos docentes avaliados e avaliadores que, no ano letivo de 2013/2014, lecionaram, nos diversos estabelecimentos educativos que compõem o agrupamento de escolas escolhido e que integram os diversos departamentos nele existentes. Os objetivos do estudo foram: - identificar os aspetos positivos e negativos apontados pelos docentes (avaliados e avaliadores) relativamente ao atual sistema de avaliação do desempenho; - identificar quais os princípios e as características da supervisão que os docentes consideram que podem promover a mudança e a inovação na avaliação do desempenho; - analisar se um sistema de avaliação do desempenho assente na supervisão tem implicações no desenvolvimento profissional dos docentes. As fontes de evidência incluíram um questionário, enviado on-line a todos os docentes que fazem parte do agrupamento selecionado e seis entrevistas semi-estruturadas aos professores avaliados e avaliadores, sendo que os procedimentos de análise foram de cariz quantitativo para o questionário e qualitativo para as entrevistas e para a questão aberta do questionário. Os resultados finais desta pesquisa permitem concluir que para os docentes a avaliação do desempenho docente é inevitável e necessária. Possuem uma visão clara do perfil que o supervisor/avaliador deve ter. Apontam como características fundamentais desse perfil: a experiência profissional e a competência comunicativa, a capacidade para implementar procedimentos de supervisão, a flexibilidade, a capacidade de relacionamento interpessoal, ter conhecimentos para orientar e reorientar as práticas, ser dotado da capacidade para incentivar a mudança e a inovação, ter conhecimentos científicos, pedagógicos e conhecimento da cultura organizacional da escola, ter compreensão e formação especializada para o exercício do cargo. Consideram que a avaliação do desempenho docente que atualmente é encarada numa perspetiva burocrática, que não tem alterações significativas nas práticas docentes, através da supervisão poderá passar a desenvolver-se numa perspetiva formativa. Neste sentido, preconizam uma supervisão clínica, reflexiva e dialógica e sugerem como práticas supervisivas a implementar o diálogo/ação consistente com o desenvolvimento de estratégias relacionadas com os contextos, dinâmicas de trabalho colaborativo entre pares e entre supervisor/avaliador e supervisado/avaliado.The focus of this research was to obtain the perspectives of teachers on the role of supervision in promoting change and innovation in teacher performance assessment, so that the assessment becomes an impetus for the necessary professional development. A methodological approach that shapes an exploratory and descriptive study was designed to obtain professional thinking about this subject. The group that participated in the study consists of teachers and evaluators assessed in the academic year 2013/2014, teaching in the various educational institutions that make up the group of schools chosen and that integrate the various existing departments. The objectives of the study were: to identify the positive and negative aspects pointed out by teachers (evaluated and evaluators) for the current performance evaluation system; to identify the principles and characteristics of supervision that teachers consider that can promote change and innovation in performance evaluation; to consider whether a performance evaluation system based on supervision has implications for the professional development of teachers. The sources of evidence included a questionnaire sent online to all teachers who are part of the selected group and six semi-structured interviews to evaluated teachers and evaluators, and the analysis procedures were quantitative in nature to the questionnaire and qualitative for interviews and the open question of the questionnaire. From the final data of this research we can conclude that for teachers the teacher performance assessment is inevitable and necessary. Teachers have a clear perspective of the profile that the supervisor / evaluator should have. They pointed out how fundamental characteristics of this role are: the professional experience and communication skills, the ability to implement supervisory procedures, flexibility, interpersonal skills, have knowledge to guide and reorient practices, be endowed with the ability to encourage change and innovation, have scientific knowledge, pedagogical knowledge and the school organizational culture, have understanding and specialized training for the post of the year. They consider that the teacher performance assessment that is currently seen in a bureaucratic perspective, has no significant effects on teaching practices so supervision needs to develop a training perspective. In this sense, a clinical, reflective and dialogic supervision is pointed out, practices to implement dialogue and supervision practices between peers, supervisors/evaluators and supervisees/evaluated should be implemented according to contexts.Abrantes, Maria Manuela Cravo Branco PrataRuivo, João José Tavares CuradoRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoMonteiro, Graça Maria dos Santos Figueiredo2015-06-09T11:14:37Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/2842TID:201049570porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:41:01Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/2842Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:34:04.125655Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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