Avaliação do desempenho docente : o papel da supervisão e as competências dos professores avaliadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Patrícia Lopes da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/2319
Resumo: Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação - Especialização em Supervisão em Educação
id RCAP_bcecb71bd8a921d0a3c4404b7397c29d
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/2319
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliação do desempenho docente : o papel da supervisão e as competências dos professores avaliadoresAvaliação de desempenho docenteSupervisãoDesenvolvimento profissional docenteCompetências dos avaliadoresTeacher performance evaluationSupervisionTeacher professional developmentEvaluators skillsDissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação - Especialização em Supervisão em EducaçãoO sistema de avaliação de desempenho desenvolvido nos últimos quatro anos tem como objetivo a melhoria da qualidade de ensino bem como a valorização e o desenvolvimento pessoal e profissional dos docentes. No entanto, deu origem a fortes contestações por parte da classe docente e agentes sindicais, bem como a perplexidades e ambiguidades identificadas por alguns investigadores em estudos desenvolvidos sobre esta temática. Com efeito, a finalidade de progressão na carreira aponta marcadamente para uma avaliação sumativa de caráter seletivo, enquanto a finalidade de desenvolvimento profissional docente orienta o processo para formas de apoio e supervisão de caráter formativo, sendo estas duas finalidades de difícil conciliação. Este estudo tem como objetivo conhecer as conceções dos professores avaliadores e avaliados sobre o papel da supervisão na avaliação de desempenho. Para a sua realização utilizou-se uma abordagem qualitativa. A técnica de recolha de dados foi a entrevista, realizada a oito participantes, quatro professores avaliadores e quatro professores avaliados que lecionavam o 2º e 3º ciclo na mesma escola. Para complementar a informação, foram também analisados portefólios de desempenho da atividade dos professores, considerados como um instrumento avaliativo na escola a que os participantes pertenciam. O estudo permitiu concluir que os professores discordam do modelo de avaliação docente e que, no geral, não têm uma perspetiva muito clara sobre o papel da supervisão no processo avaliativo. No entanto, existem diferenças nas perspetivas dos avaliadores e dos avaliados, mostrando-se estes últimos mais recetivos à supervisão, desde que os avaliadores/supervisores tenham formação e competências a este nível e a sua prática seja reconhecida como de qualidade. Os avaliadores, por seu lado, percecionam de forma negativa o seu papel, as suas competências para a função e o seu desempenho. O papel do avaliador afigura-se assim primordial no processo de supervisão e nas suas repercussões no desenvolvimento profissional de quem é avaliado. - Abstract The performance evaluation system developed over the past four years is aimed at improving the education quality, and also the appreciation of teachers personal and professional development. However, had led to strong protests by the teachers and union agents, as well as perplexities and ambiguities identified by some researchers in studies conducted on this topic. In effect, the purpose of career progression strongly points to a summative evaluation of selective nature, while the purpose of teacher professional development, guides this process to ways of support and formative character supervision, being these two goals of difficult conciliation. This study aims to discover the conceptions of evaluators and evaluated teachers, about the role of supervision, in performance evaluation. For its accomplishment, was used a qualitative approach. The technique used for data collection, was an interview held to eight participants: four evaluator teachers and four evaluated teachers, who taught 2nd and 3rd cycles in the same school. To complement the information, were also analyzed portfolios of the teachers activity performance, considered as an evaluative tool in the school to which the participants belonged. The study allowed to conclude that teachers disagree with the teacher evaluation model and, in general, do not have a very clear perspective on the role of supervision in the evaluation process. However, there are differences in perspectives of the evaluators and the evaluated teachers, being the latter more receptive to supervision, provided that the evaluators/supervisors have the training and skills at this level and its practice recognized as quality. The evaluators, in turn, negatively perceive their role, their skills to the function and their performance. The role of the evaluator seems thus primordial in the supervision process and its repercussions on professional development of who is evaluated.Leite, TeresaRCIPLSilva, Ana Patrícia Lopes da2013-03-01T09:50:43Z2012-122012-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/2319porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:41:20Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/2319Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:12:06.430800Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação do desempenho docente : o papel da supervisão e as competências dos professores avaliadores
title Avaliação do desempenho docente : o papel da supervisão e as competências dos professores avaliadores
spellingShingle Avaliação do desempenho docente : o papel da supervisão e as competências dos professores avaliadores
Silva, Ana Patrícia Lopes da
Avaliação de desempenho docente
Supervisão
Desenvolvimento profissional docente
Competências dos avaliadores
Teacher performance evaluation
Supervision
Teacher professional development
Evaluators skills
title_short Avaliação do desempenho docente : o papel da supervisão e as competências dos professores avaliadores
title_full Avaliação do desempenho docente : o papel da supervisão e as competências dos professores avaliadores
title_fullStr Avaliação do desempenho docente : o papel da supervisão e as competências dos professores avaliadores
title_full_unstemmed Avaliação do desempenho docente : o papel da supervisão e as competências dos professores avaliadores
title_sort Avaliação do desempenho docente : o papel da supervisão e as competências dos professores avaliadores
author Silva, Ana Patrícia Lopes da
author_facet Silva, Ana Patrícia Lopes da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leite, Teresa
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ana Patrícia Lopes da
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação de desempenho docente
Supervisão
Desenvolvimento profissional docente
Competências dos avaliadores
Teacher performance evaluation
Supervision
Teacher professional development
Evaluators skills
topic Avaliação de desempenho docente
Supervisão
Desenvolvimento profissional docente
Competências dos avaliadores
Teacher performance evaluation
Supervision
Teacher professional development
Evaluators skills
description Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação - Especialização em Supervisão em Educação
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12
2012-12-01T00:00:00Z
2013-03-01T09:50:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/2319
url http://hdl.handle.net/10400.21/2319
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133375714295808