Helena Almeida, o corpo performativo: um projecto de intervenção nas Artes Visuais do 3º ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, António Rui Pinto
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/10967
Resumo: Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Comunicação Artística e Artes Plásticas)
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spelling Helena Almeida, o corpo performativo: um projecto de intervenção nas Artes Visuais do 3º ciclo do Ensino BásicoHelena Almeida,CorpoArtes visuaisBodyVisual artsCorpsArts visuels37.0367.0417.071.1(469)Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Comunicação Artística e Artes Plásticas)Falar hoje do “corpo” na arte requer, sem dúvida, um olhar exploratório prévio sobre várias áreas disciplinares e saberes no âmbito da Educação Artística. "O corpo é cada vez mais uma forte vertente da arte contemporânea, fazendo-se apresentar como vínculo entre arte e vida, entre a arte e a realidade" (Salabert: 2003). O trabalho de Helena Almeida, artista contemporânea portuguesa, envolve práticas e suportes diferentes que nos facultam esta mesma ideia. O desenho, a pintura, a performance, a fotografia ou o vídeo, prolongando a lógica da soma de disciplinas e de materiais que caracteriza toda a sua obra, são referências que nos ajudam a pensar esta e nesta teoria. Sabemos, contudo, que qualquer que seja a obra de arte contemporânea em causa, a sua interpretação será pessoal, ainda que mais ou menos directa aos seus objectivos. O presente trabalho pretende demonstrar a importância do "corpo" na arte contemporânea, assim como facultar uma exploração pedagógica dentro do Programa Curricular da Educação Artística do Ensino Básico no que concerne à consciencialização do corpo através das disciplinas de Educação Visual e Cinema e Artes Visuais.Any current debate on the role of the “body” in art necessarily requires a prior exploratory perspective over several disciplines and breadth of knowledge within the scope of Artistic Education. As Salabert (2003) argued, the body is increasingly a strong dimension of contemporary art, positioning itself as a bond between art and life and between art and reality. The work of Helena Almeida, a Portuguese contemporary artist, involves the use of different practices and media that confirms this very principle. Drawing, painting, performance, photography or video are some of the dimensions that help us think of and about this theory, while extending the logic arising from the sum of disciplines and materials that characterizes her whole work. We know, however, that regardless of the contemporary work of art at stake, its interpretation is always a personal one, even if more or less directed at its aims. The objective of this work is twofold as it is intended, one the one hand, to demonstrate the relevance of the "body" in contemporary art, while at the same time providing a pedagogical exploitation within the scope of the school curriculum of Artistic Education in secondary schools, as far as the rationalization of the body is concerned, by means of the Visual Education and Cinema Visual Arts module.Parler aujourd'hui du « corps » dans l'art exige, sans aucun doute, un regard explorateur préalable sur plusieurs secteurs disciplinaires et savoirs dans le contexte de l'Éducation Artistique. « Le corps est de plus en plus un côté fort de l'art contemporain, en se faisant présenter comme lien entre art et vie, entre l'art et la réalité " (Salabert: 2003). Le travail de Helena Almeida, artiste contemporaine portugaise, implique des pratiques et des supports différents qui nous accordent cette même idée. Le dessin, la peinture, la performance, la photographie ou la vidéo, en prolongeant la logique de l'addition de disciplines et de matériels qui caractérise toute son oeuvre, ce sont des références qui nous aident à penser à celle-ci et dans cette théorie. Nous savons, néanmoins, que quelconque qui soit l'oeuvre d'art contemporain en cause, son interprétation sera personnel, quoique plus ou moins directe à ses objectifs. Le présent travail prétend démontrer l'importance du «corps » dans l'art contemporain, ainsi que faciliter une exploration pédagogique à l'intérieur du programme curriculaire de l'Éducation Artistique de au niveau de l’École Élémentaire/Collège en ce qui concerne la prise de conscience du corps à travers les disciplines d'Éducation Visuelle et de Cinéma et d'Arts Visuels.Coquet, EduardaAntunes, Carla Maria de Faria Alves e PiresUniversidade do MinhoFerreira, António Rui Pinto2009-12-042009-12-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/10967porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:50:11Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/10967Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:48:50.808385Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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