As mudanças climáticas e o seu discurso no HuffPost Brasil: ênfase no "fazer sentir" ou no "fazer saber"?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-59542019000400002 |
Resumo: | Um dos aspectos da narrativa jornalística digital online é de que a construção argumentativa de apelos à emoção (fazer sentir) é mais influente na esfera pública do que fatos objetivos (fazer saber). Ao propor analisar como ocorre o tratamento de notícias sobre mudanças climáticas do jornal nativo digital HuffPost Brasil, este artigo apresenta como objetivos centrais: verificar os discursos predominantes e analisar o tratamento de conteúdos produzidos por diferentes atores sociais (jornalistas, blogueiros e instituições). Parte-se da seguinte questão-chave: As notícias sobre mudanças climáticas estão focalizadas no "fazer sentir" (emoções) ou no "fazer saber" (conhecimento)? A coleta de dados foi feita a partir de metodologia cruzada (software de mineração e análise de texto e Google notícias). O quadro teórico principal está ancorado nos modos discursivos propostos por Charaudeau (2006) e nas características do jornalismo de internet discutidos por Del Vecchio de Lima et al (2017). Conclui-se que a cobertura sobre mudanças climáticas no site é muito reduzida e que o tema de modo geral não é tratado com "dramaticidade" (a fim de emocionar) como ocorre em vários veículos noticiosos. |
id |
RCAP_5addf1c247363c4dcd13183bb3981f58 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1646-59542019000400002 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As mudanças climáticas e o seu discurso no HuffPost Brasil: ênfase no "fazer sentir" ou no "fazer saber"?Jornalismo DigitalMudanças ClimáticasAnálise do DiscursoHuffPost BrasilConstrução argumentativaUm dos aspectos da narrativa jornalística digital online é de que a construção argumentativa de apelos à emoção (fazer sentir) é mais influente na esfera pública do que fatos objetivos (fazer saber). Ao propor analisar como ocorre o tratamento de notícias sobre mudanças climáticas do jornal nativo digital HuffPost Brasil, este artigo apresenta como objetivos centrais: verificar os discursos predominantes e analisar o tratamento de conteúdos produzidos por diferentes atores sociais (jornalistas, blogueiros e instituições). Parte-se da seguinte questão-chave: As notícias sobre mudanças climáticas estão focalizadas no "fazer sentir" (emoções) ou no "fazer saber" (conhecimento)? A coleta de dados foi feita a partir de metodologia cruzada (software de mineração e análise de texto e Google notícias). O quadro teórico principal está ancorado nos modos discursivos propostos por Charaudeau (2006) e nas características do jornalismo de internet discutidos por Del Vecchio de Lima et al (2017). Conclui-se que a cobertura sobre mudanças climáticas no site é muito reduzida e que o tema de modo geral não é tratado com "dramaticidade" (a fim de emocionar) como ocorre em vários veículos noticiosos.OberCom2019-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-59542019000400002Observatorio (OBS*) v.13 n.4 2019reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-59542019000400002Horn,Aline Tainá AmaralLima,Myrian Regina Del Vecchio deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:22:26Zoai:scielo:S1646-59542019000400002Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:29:05.822828Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As mudanças climáticas e o seu discurso no HuffPost Brasil: ênfase no "fazer sentir" ou no "fazer saber"? |
title |
As mudanças climáticas e o seu discurso no HuffPost Brasil: ênfase no "fazer sentir" ou no "fazer saber"? |
spellingShingle |
As mudanças climáticas e o seu discurso no HuffPost Brasil: ênfase no "fazer sentir" ou no "fazer saber"? Horn,Aline Tainá Amaral Jornalismo Digital Mudanças Climáticas Análise do Discurso HuffPost Brasil Construção argumentativa |
title_short |
As mudanças climáticas e o seu discurso no HuffPost Brasil: ênfase no "fazer sentir" ou no "fazer saber"? |
title_full |
As mudanças climáticas e o seu discurso no HuffPost Brasil: ênfase no "fazer sentir" ou no "fazer saber"? |
title_fullStr |
As mudanças climáticas e o seu discurso no HuffPost Brasil: ênfase no "fazer sentir" ou no "fazer saber"? |
title_full_unstemmed |
As mudanças climáticas e o seu discurso no HuffPost Brasil: ênfase no "fazer sentir" ou no "fazer saber"? |
title_sort |
As mudanças climáticas e o seu discurso no HuffPost Brasil: ênfase no "fazer sentir" ou no "fazer saber"? |
author |
Horn,Aline Tainá Amaral |
author_facet |
Horn,Aline Tainá Amaral Lima,Myrian Regina Del Vecchio de |
author_role |
author |
author2 |
Lima,Myrian Regina Del Vecchio de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Horn,Aline Tainá Amaral Lima,Myrian Regina Del Vecchio de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jornalismo Digital Mudanças Climáticas Análise do Discurso HuffPost Brasil Construção argumentativa |
topic |
Jornalismo Digital Mudanças Climáticas Análise do Discurso HuffPost Brasil Construção argumentativa |
description |
Um dos aspectos da narrativa jornalística digital online é de que a construção argumentativa de apelos à emoção (fazer sentir) é mais influente na esfera pública do que fatos objetivos (fazer saber). Ao propor analisar como ocorre o tratamento de notícias sobre mudanças climáticas do jornal nativo digital HuffPost Brasil, este artigo apresenta como objetivos centrais: verificar os discursos predominantes e analisar o tratamento de conteúdos produzidos por diferentes atores sociais (jornalistas, blogueiros e instituições). Parte-se da seguinte questão-chave: As notícias sobre mudanças climáticas estão focalizadas no "fazer sentir" (emoções) ou no "fazer saber" (conhecimento)? A coleta de dados foi feita a partir de metodologia cruzada (software de mineração e análise de texto e Google notícias). O quadro teórico principal está ancorado nos modos discursivos propostos por Charaudeau (2006) e nas características do jornalismo de internet discutidos por Del Vecchio de Lima et al (2017). Conclui-se que a cobertura sobre mudanças climáticas no site é muito reduzida e que o tema de modo geral não é tratado com "dramaticidade" (a fim de emocionar) como ocorre em vários veículos noticiosos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-59542019000400002 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-59542019000400002 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-59542019000400002 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
OberCom |
publisher.none.fl_str_mv |
OberCom |
dc.source.none.fl_str_mv |
Observatorio (OBS*) v.13 n.4 2019 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137359184265216 |