NEE - Necessidades Educativas Especiais ou Necessidades Educativas Esquecidas: Inclusão de uma aluna com Trissomia 21 na sala de aula de Inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/10146 |
Resumo: | Ensinar Inglês a quem não domina a língua materna constitui um desafio enriquecedor. Além de abrir portas da comunicação, abre horizontes para novos lugares, povos e culturas. Este desafio será mais enriquecedor, se o docente tiver crianças com necessidades educativas especiais, cujo processo de ensino e aprendizagem deve adaptar-se, promovendo-se uma educação inclusiva e envolvendo os seus intervenientes. Simultaneamente, cria-se uma “sociedade democrática, em que a justiça, o respeito pelo outro e a equidade sejam os grandes princípios de ser e de estar consigo e com os outros” (Sanches & Teodoro, 2006, p. 69). Este trabalho nasceu da motivação de salientar que os alunos com necessidades educativas especiais são, por vezes, alunos com necessidades educativas esquecidas, pelos pares, professores e até progenitores. Contudo, há casos, em que são alunos incluídos nas turmas e nas escolas e a sua presença conduz a aprendizagens mútuas e significativas para todos, criando-se uma “sociedade inclusiva e atingindo a educação para todos” (UNESCO, 1994, p. 9). Face a estas considerações, este trabalho constitui um estudo de caso, realizado numa turma do 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico, de uma escola básica do Grande Porto, onde está incluída uma aluna com Trissomia 21. Recorrémos às metodologias quantitativa (inquéritos) e qualitativa (entrevistas e questionários), para aferir o processo de inclusão desta aluna, nomeadamente no Inglês, ouvindo professores e alunos. Os resultados deste estudo evidenciam que a inclusão desta aluna é um aspeto facilitador da aprendizagem do Inglês e incute valores para a vida. |
id |
RCAP_5aed3cba8c8f85e6fee173a07f720c4a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/10146 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
NEE - Necessidades Educativas Especiais ou Necessidades Educativas Esquecidas: Inclusão de uma aluna com Trissomia 21 na sala de aula de Inglês do 1º Ciclo do Ensino BásicoLíngua EstrangeiraNecessidades Educativas EspeciaisTrissomia 21InclusãoForeign LanguageSpecial NeedsTrisomy 21InclusionDomínio/Área Científica:Ciências Sociais:Ciências da EducaçãoDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasEnsinar Inglês a quem não domina a língua materna constitui um desafio enriquecedor. Além de abrir portas da comunicação, abre horizontes para novos lugares, povos e culturas. Este desafio será mais enriquecedor, se o docente tiver crianças com necessidades educativas especiais, cujo processo de ensino e aprendizagem deve adaptar-se, promovendo-se uma educação inclusiva e envolvendo os seus intervenientes. Simultaneamente, cria-se uma “sociedade democrática, em que a justiça, o respeito pelo outro e a equidade sejam os grandes princípios de ser e de estar consigo e com os outros” (Sanches & Teodoro, 2006, p. 69). Este trabalho nasceu da motivação de salientar que os alunos com necessidades educativas especiais são, por vezes, alunos com necessidades educativas esquecidas, pelos pares, professores e até progenitores. Contudo, há casos, em que são alunos incluídos nas turmas e nas escolas e a sua presença conduz a aprendizagens mútuas e significativas para todos, criando-se uma “sociedade inclusiva e atingindo a educação para todos” (UNESCO, 1994, p. 9). Face a estas considerações, este trabalho constitui um estudo de caso, realizado numa turma do 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico, de uma escola básica do Grande Porto, onde está incluída uma aluna com Trissomia 21. Recorrémos às metodologias quantitativa (inquéritos) e qualitativa (entrevistas e questionários), para aferir o processo de inclusão desta aluna, nomeadamente no Inglês, ouvindo professores e alunos. Os resultados deste estudo evidenciam que a inclusão desta aluna é um aspeto facilitador da aprendizagem do Inglês e incute valores para a vida.Teaching English to someone who does not have complete knowledge of his/her mother tongue is a very enriching challenge. Besides opening the doors of communication, it enlarges horizons for new places, people and cultures. This challenge will certainly be even more enriching if we’ll talk about children with special needs, whose educational process should be adapted, leading to an inclusive education and involving all people around it. At the same time we will be creating a “sociedade democrática, em que a justiça, o respeito pelo outro e a equidade sejam os grandes princípios de ser e de estar consigo e com os outros” (Sanches & Teodoro, 2006, p. 69). This work was born from the motivation of emphasizing that students with special needs are sometimes forgotten by their peers, their teachers and even their parents. However, there are examples in which these students are perfectly included in their classes and in their schools. And their presence leads to mutual and significant learning for everyone, creating a “sociedade inclusiva e atingindo a educação para todos” (UNESCO, 1994, p. 9). Having these considerations in mind, this work is a study case that occured in a 4th grade class of the 1st Ciclo do Ensino Básico, at a school in Oporto, where there is a student with Trisomy 21. We used quantitative (inquiries) and qualitative methods (interviews and questionnaires) to check how her inclusion is taking place, specifically in English lessons, by giving voice to teachers and students who work with her. All the results of this study case allow us to conclude that this student’s inclusion is a positive aspect in English lessons and a good means to teach moral values for life.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoCruz, Mário Rui Domingues Ferreira daOrange, Maria Edite Pais de OliveiraRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoVilar, Maria do Céu de Oliveira Barbosa2017-07-26T14:44:42Z201720172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/10146TID:201735784porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-07T01:46:35Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/10146Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:30:38.794375Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
NEE - Necessidades Educativas Especiais ou Necessidades Educativas Esquecidas: Inclusão de uma aluna com Trissomia 21 na sala de aula de Inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title |
NEE - Necessidades Educativas Especiais ou Necessidades Educativas Esquecidas: Inclusão de uma aluna com Trissomia 21 na sala de aula de Inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
NEE - Necessidades Educativas Especiais ou Necessidades Educativas Esquecidas: Inclusão de uma aluna com Trissomia 21 na sala de aula de Inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico Vilar, Maria do Céu de Oliveira Barbosa Língua Estrangeira Necessidades Educativas Especiais Trissomia 21 Inclusão Foreign Language Special Needs Trisomy 21 Inclusion Domínio/Área Científica:Ciências Sociais:Ciências da Educação Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
title_short |
NEE - Necessidades Educativas Especiais ou Necessidades Educativas Esquecidas: Inclusão de uma aluna com Trissomia 21 na sala de aula de Inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_full |
NEE - Necessidades Educativas Especiais ou Necessidades Educativas Esquecidas: Inclusão de uma aluna com Trissomia 21 na sala de aula de Inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
NEE - Necessidades Educativas Especiais ou Necessidades Educativas Esquecidas: Inclusão de uma aluna com Trissomia 21 na sala de aula de Inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
NEE - Necessidades Educativas Especiais ou Necessidades Educativas Esquecidas: Inclusão de uma aluna com Trissomia 21 na sala de aula de Inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
NEE - Necessidades Educativas Especiais ou Necessidades Educativas Esquecidas: Inclusão de uma aluna com Trissomia 21 na sala de aula de Inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico |
author |
Vilar, Maria do Céu de Oliveira Barbosa |
author_facet |
Vilar, Maria do Céu de Oliveira Barbosa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cruz, Mário Rui Domingues Ferreira da Orange, Maria Edite Pais de Oliveira Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vilar, Maria do Céu de Oliveira Barbosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua Estrangeira Necessidades Educativas Especiais Trissomia 21 Inclusão Foreign Language Special Needs Trisomy 21 Inclusion Domínio/Área Científica:Ciências Sociais:Ciências da Educação Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
topic |
Língua Estrangeira Necessidades Educativas Especiais Trissomia 21 Inclusão Foreign Language Special Needs Trisomy 21 Inclusion Domínio/Área Científica:Ciências Sociais:Ciências da Educação Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
description |
Ensinar Inglês a quem não domina a língua materna constitui um desafio enriquecedor. Além de abrir portas da comunicação, abre horizontes para novos lugares, povos e culturas. Este desafio será mais enriquecedor, se o docente tiver crianças com necessidades educativas especiais, cujo processo de ensino e aprendizagem deve adaptar-se, promovendo-se uma educação inclusiva e envolvendo os seus intervenientes. Simultaneamente, cria-se uma “sociedade democrática, em que a justiça, o respeito pelo outro e a equidade sejam os grandes princípios de ser e de estar consigo e com os outros” (Sanches & Teodoro, 2006, p. 69). Este trabalho nasceu da motivação de salientar que os alunos com necessidades educativas especiais são, por vezes, alunos com necessidades educativas esquecidas, pelos pares, professores e até progenitores. Contudo, há casos, em que são alunos incluídos nas turmas e nas escolas e a sua presença conduz a aprendizagens mútuas e significativas para todos, criando-se uma “sociedade inclusiva e atingindo a educação para todos” (UNESCO, 1994, p. 9). Face a estas considerações, este trabalho constitui um estudo de caso, realizado numa turma do 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico, de uma escola básica do Grande Porto, onde está incluída uma aluna com Trissomia 21. Recorrémos às metodologias quantitativa (inquéritos) e qualitativa (entrevistas e questionários), para aferir o processo de inclusão desta aluna, nomeadamente no Inglês, ouvindo professores e alunos. Os resultados deste estudo evidenciam que a inclusão desta aluna é um aspeto facilitador da aprendizagem do Inglês e incute valores para a vida. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-26T14:44:42Z 2017 2017 2017-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/10146 TID:201735784 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/10146 |
identifier_str_mv |
TID:201735784 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131401779412992 |