NEE - Necessidades Educativas Especiais ou Necessidades Educativas Esquecidas: Inclusão de uma aluna com Trissomia 21 na sala de aula de Inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vilar, Maria do Céu de Oliveira Barbosa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/10146
Resumo: Ensinar Inglês a quem não domina a língua materna constitui um desafio enriquecedor. Além de abrir portas da comunicação, abre horizontes para novos lugares, povos e culturas. Este desafio será mais enriquecedor, se o docente tiver crianças com necessidades educativas especiais, cujo processo de ensino e aprendizagem deve adaptar-se, promovendo-se uma educação inclusiva e envolvendo os seus intervenientes. Simultaneamente, cria-se uma “sociedade democrática, em que a justiça, o respeito pelo outro e a equidade sejam os grandes princípios de ser e de estar consigo e com os outros” (Sanches & Teodoro, 2006, p. 69). Este trabalho nasceu da motivação de salientar que os alunos com necessidades educativas especiais são, por vezes, alunos com necessidades educativas esquecidas, pelos pares, professores e até progenitores. Contudo, há casos, em que são alunos incluídos nas turmas e nas escolas e a sua presença conduz a aprendizagens mútuas e significativas para todos, criando-se uma “sociedade inclusiva e atingindo a educação para todos” (UNESCO, 1994, p. 9). Face a estas considerações, este trabalho constitui um estudo de caso, realizado numa turma do 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico, de uma escola básica do Grande Porto, onde está incluída uma aluna com Trissomia 21. Recorrémos às metodologias quantitativa (inquéritos) e qualitativa (entrevistas e questionários), para aferir o processo de inclusão desta aluna, nomeadamente no Inglês, ouvindo professores e alunos. Os resultados deste estudo evidenciam que a inclusão desta aluna é um aspeto facilitador da aprendizagem do Inglês e incute valores para a vida.
id RCAP_5aed3cba8c8f85e6fee173a07f720c4a
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/10146
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling NEE - Necessidades Educativas Especiais ou Necessidades Educativas Esquecidas: Inclusão de uma aluna com Trissomia 21 na sala de aula de Inglês do 1º Ciclo do Ensino BásicoLíngua EstrangeiraNecessidades Educativas EspeciaisTrissomia 21InclusãoForeign LanguageSpecial NeedsTrisomy 21InclusionDomínio/Área Científica:Ciências Sociais:Ciências da EducaçãoDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasEnsinar Inglês a quem não domina a língua materna constitui um desafio enriquecedor. Além de abrir portas da comunicação, abre horizontes para novos lugares, povos e culturas. Este desafio será mais enriquecedor, se o docente tiver crianças com necessidades educativas especiais, cujo processo de ensino e aprendizagem deve adaptar-se, promovendo-se uma educação inclusiva e envolvendo os seus intervenientes. Simultaneamente, cria-se uma “sociedade democrática, em que a justiça, o respeito pelo outro e a equidade sejam os grandes princípios de ser e de estar consigo e com os outros” (Sanches & Teodoro, 2006, p. 69). Este trabalho nasceu da motivação de salientar que os alunos com necessidades educativas especiais são, por vezes, alunos com necessidades educativas esquecidas, pelos pares, professores e até progenitores. Contudo, há casos, em que são alunos incluídos nas turmas e nas escolas e a sua presença conduz a aprendizagens mútuas e significativas para todos, criando-se uma “sociedade inclusiva e atingindo a educação para todos” (UNESCO, 1994, p. 9). Face a estas considerações, este trabalho constitui um estudo de caso, realizado numa turma do 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico, de uma escola básica do Grande Porto, onde está incluída uma aluna com Trissomia 21. Recorrémos às metodologias quantitativa (inquéritos) e qualitativa (entrevistas e questionários), para aferir o processo de inclusão desta aluna, nomeadamente no Inglês, ouvindo professores e alunos. Os resultados deste estudo evidenciam que a inclusão desta aluna é um aspeto facilitador da aprendizagem do Inglês e incute valores para a vida.Teaching English to someone who does not have complete knowledge of his/her mother tongue is a very enriching challenge. Besides opening the doors of communication, it enlarges horizons for new places, people and cultures. This challenge will certainly be even more enriching if we’ll talk about children with special needs, whose educational process should be adapted, leading to an inclusive education and involving all people around it. At the same time we will be creating a “sociedade democrática, em que a justiça, o respeito pelo outro e a equidade sejam os grandes princípios de ser e de estar consigo e com os outros” (Sanches & Teodoro, 2006, p. 69). This work was born from the motivation of emphasizing that students with special needs are sometimes forgotten by their peers, their teachers and even their parents. However, there are examples in which these students are perfectly included in their classes and in their schools. And their presence leads to mutual and significant learning for everyone, creating a “sociedade inclusiva e atingindo a educação para todos” (UNESCO, 1994, p. 9). Having these considerations in mind, this work is a study case that occured in a 4th grade class of the 1st Ciclo do Ensino Básico, at a school in Oporto, where there is a student with Trisomy 21. We used quantitative (inquiries) and qualitative methods (interviews and questionnaires) to check how her inclusion is taking place, specifically in English lessons, by giving voice to teachers and students who work with her. All the results of this study case allow us to conclude that this student’s inclusion is a positive aspect in English lessons and a good means to teach moral values for life.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoCruz, Mário Rui Domingues Ferreira daOrange, Maria Edite Pais de OliveiraRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoVilar, Maria do Céu de Oliveira Barbosa2017-07-26T14:44:42Z201720172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/10146TID:201735784porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-07T01:46:35Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/10146Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:30:38.794375Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv NEE - Necessidades Educativas Especiais ou Necessidades Educativas Esquecidas: Inclusão de uma aluna com Trissomia 21 na sala de aula de Inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico
title NEE - Necessidades Educativas Especiais ou Necessidades Educativas Esquecidas: Inclusão de uma aluna com Trissomia 21 na sala de aula de Inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle NEE - Necessidades Educativas Especiais ou Necessidades Educativas Esquecidas: Inclusão de uma aluna com Trissomia 21 na sala de aula de Inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico
Vilar, Maria do Céu de Oliveira Barbosa
Língua Estrangeira
Necessidades Educativas Especiais
Trissomia 21
Inclusão
Foreign Language
Special Needs
Trisomy 21
Inclusion
Domínio/Área Científica:Ciências Sociais:Ciências da Educação
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
title_short NEE - Necessidades Educativas Especiais ou Necessidades Educativas Esquecidas: Inclusão de uma aluna com Trissomia 21 na sala de aula de Inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full NEE - Necessidades Educativas Especiais ou Necessidades Educativas Esquecidas: Inclusão de uma aluna com Trissomia 21 na sala de aula de Inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr NEE - Necessidades Educativas Especiais ou Necessidades Educativas Esquecidas: Inclusão de uma aluna com Trissomia 21 na sala de aula de Inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed NEE - Necessidades Educativas Especiais ou Necessidades Educativas Esquecidas: Inclusão de uma aluna com Trissomia 21 na sala de aula de Inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_sort NEE - Necessidades Educativas Especiais ou Necessidades Educativas Esquecidas: Inclusão de uma aluna com Trissomia 21 na sala de aula de Inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico
author Vilar, Maria do Céu de Oliveira Barbosa
author_facet Vilar, Maria do Céu de Oliveira Barbosa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cruz, Mário Rui Domingues Ferreira da
Orange, Maria Edite Pais de Oliveira
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Vilar, Maria do Céu de Oliveira Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Língua Estrangeira
Necessidades Educativas Especiais
Trissomia 21
Inclusão
Foreign Language
Special Needs
Trisomy 21
Inclusion
Domínio/Área Científica:Ciências Sociais:Ciências da Educação
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
topic Língua Estrangeira
Necessidades Educativas Especiais
Trissomia 21
Inclusão
Foreign Language
Special Needs
Trisomy 21
Inclusion
Domínio/Área Científica:Ciências Sociais:Ciências da Educação
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
description Ensinar Inglês a quem não domina a língua materna constitui um desafio enriquecedor. Além de abrir portas da comunicação, abre horizontes para novos lugares, povos e culturas. Este desafio será mais enriquecedor, se o docente tiver crianças com necessidades educativas especiais, cujo processo de ensino e aprendizagem deve adaptar-se, promovendo-se uma educação inclusiva e envolvendo os seus intervenientes. Simultaneamente, cria-se uma “sociedade democrática, em que a justiça, o respeito pelo outro e a equidade sejam os grandes princípios de ser e de estar consigo e com os outros” (Sanches & Teodoro, 2006, p. 69). Este trabalho nasceu da motivação de salientar que os alunos com necessidades educativas especiais são, por vezes, alunos com necessidades educativas esquecidas, pelos pares, professores e até progenitores. Contudo, há casos, em que são alunos incluídos nas turmas e nas escolas e a sua presença conduz a aprendizagens mútuas e significativas para todos, criando-se uma “sociedade inclusiva e atingindo a educação para todos” (UNESCO, 1994, p. 9). Face a estas considerações, este trabalho constitui um estudo de caso, realizado numa turma do 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico, de uma escola básica do Grande Porto, onde está incluída uma aluna com Trissomia 21. Recorrémos às metodologias quantitativa (inquéritos) e qualitativa (entrevistas e questionários), para aferir o processo de inclusão desta aluna, nomeadamente no Inglês, ouvindo professores e alunos. Os resultados deste estudo evidenciam que a inclusão desta aluna é um aspeto facilitador da aprendizagem do Inglês e incute valores para a vida.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-26T14:44:42Z
2017
2017
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/10146
TID:201735784
url http://hdl.handle.net/10400.22/10146
identifier_str_mv TID:201735784
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131401779412992