Aumento da Linguagem: Um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Vanda Afonso
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/7643
Resumo: Objetivo: O autismo é uma perturbação global do desenvolvimento infantil que se prolonga por toda a vida e evolui com a idade. Carateriza-se pela presença de um desenvolvimento acentuadamente atípico na interação social e na comunicação, por um repertório de atividades e interesses marcadamente restritos, por dificuldades de flexibilidade de pensamento e de comportamento, que se exibem em comportamentos estereotipados e rígidos, associados a dificuldades na aceitação de alterações de rotinas. Dentro da grande variação possível na severidade do autismo, encontram-se crianças sem linguagem verbal e com dificuldades na comunicação por qualquer outra via, assim como se encontram crianças que apresentam linguagem verbal com um vocabulário restrito, repetitivo e não comunicativo. O objetivo principal deste trabalho é analisar e potenciar o desenvolvimento da linguagem, a aquisição de palavras e frases na criança autista, tendo em vista a generalização dos resultados. Para isso, foi realizado um estudo de caso de uma criança de 4 anos de idade com comportamentos que sugerem uma Perturbação Pervasiva do Desenvolvimento. Utilizou-se o recurso aos instrumentos de observação e entrevistas, procedendo-se à sua análise e ao desenho da intervenção a realizar. Foi implementada a intervenção “Ensinar crianças com autismo a fazer perguntas sobre objetos escondidos” na qual são utilizados brinquedos de interesse para a criança, motivacionais para a concretização do objetivo do estudo.
id RCAP_c7ad8cde64e9e73e1b188a9ce1268c81
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/7643
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aumento da Linguagem: Um estudo de casoAutismoLinguagemIntervençãoCriançaAutismLanguageInterventionChildDomínio/Área Científica:Ciências Sociais:Ciências da EducaçãoObjetivo: O autismo é uma perturbação global do desenvolvimento infantil que se prolonga por toda a vida e evolui com a idade. Carateriza-se pela presença de um desenvolvimento acentuadamente atípico na interação social e na comunicação, por um repertório de atividades e interesses marcadamente restritos, por dificuldades de flexibilidade de pensamento e de comportamento, que se exibem em comportamentos estereotipados e rígidos, associados a dificuldades na aceitação de alterações de rotinas. Dentro da grande variação possível na severidade do autismo, encontram-se crianças sem linguagem verbal e com dificuldades na comunicação por qualquer outra via, assim como se encontram crianças que apresentam linguagem verbal com um vocabulário restrito, repetitivo e não comunicativo. O objetivo principal deste trabalho é analisar e potenciar o desenvolvimento da linguagem, a aquisição de palavras e frases na criança autista, tendo em vista a generalização dos resultados. Para isso, foi realizado um estudo de caso de uma criança de 4 anos de idade com comportamentos que sugerem uma Perturbação Pervasiva do Desenvolvimento. Utilizou-se o recurso aos instrumentos de observação e entrevistas, procedendo-se à sua análise e ao desenho da intervenção a realizar. Foi implementada a intervenção “Ensinar crianças com autismo a fazer perguntas sobre objetos escondidos” na qual são utilizados brinquedos de interesse para a criança, motivacionais para a concretização do objetivo do estudo.Objective: Autism is a global disturbance of child development that extends throughout life and evolves with age. It is characterized by the presence of markedly atypical development in social interaction and communication, by a repertoire of activities and markedly restricted interests, difficulties of flexibility of thought and behavior, which are exhibited in stereotyped and rigid behaviors, associated with difficulties in acceptance routines changes. Within the wide variation possible in severity of autism, children are without verbal language and difficulties in communication in any other way, as are children with verbal language with a restricted, repetitive and not communicative vocabulary. The aim of this study is to analyze and enhance language development, the acquisition of words and phrases in the autistic child, in order to generalize the results. For this, it conducted a case study of a 4 year old with behaviors that suggest a disturbance Pervasive Development. We used the use of the instruments of observation and interviews, proceeding to his analysis and intervention design to accomplish. The intervention was implemented "Teaching children with autism to ask questions about hidden objects" which are used in toys of interest to the child, motivation to achieve the goal of the study.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoSantos, Miguel Augusto Meneses da SilvaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCosta, Vanda Afonso2016-02-12T10:38:55Z201520152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/7643TID:201034492porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-17T01:46:13Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/7643Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:28:04.790876Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aumento da Linguagem: Um estudo de caso
title Aumento da Linguagem: Um estudo de caso
spellingShingle Aumento da Linguagem: Um estudo de caso
Costa, Vanda Afonso
Autismo
Linguagem
Intervenção
Criança
Autism
Language
Intervention
Child
Domínio/Área Científica:Ciências Sociais:Ciências da Educação
title_short Aumento da Linguagem: Um estudo de caso
title_full Aumento da Linguagem: Um estudo de caso
title_fullStr Aumento da Linguagem: Um estudo de caso
title_full_unstemmed Aumento da Linguagem: Um estudo de caso
title_sort Aumento da Linguagem: Um estudo de caso
author Costa, Vanda Afonso
author_facet Costa, Vanda Afonso
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Miguel Augusto Meneses da Silva
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Vanda Afonso
dc.subject.por.fl_str_mv Autismo
Linguagem
Intervenção
Criança
Autism
Language
Intervention
Child
Domínio/Área Científica:Ciências Sociais:Ciências da Educação
topic Autismo
Linguagem
Intervenção
Criança
Autism
Language
Intervention
Child
Domínio/Área Científica:Ciências Sociais:Ciências da Educação
description Objetivo: O autismo é uma perturbação global do desenvolvimento infantil que se prolonga por toda a vida e evolui com a idade. Carateriza-se pela presença de um desenvolvimento acentuadamente atípico na interação social e na comunicação, por um repertório de atividades e interesses marcadamente restritos, por dificuldades de flexibilidade de pensamento e de comportamento, que se exibem em comportamentos estereotipados e rígidos, associados a dificuldades na aceitação de alterações de rotinas. Dentro da grande variação possível na severidade do autismo, encontram-se crianças sem linguagem verbal e com dificuldades na comunicação por qualquer outra via, assim como se encontram crianças que apresentam linguagem verbal com um vocabulário restrito, repetitivo e não comunicativo. O objetivo principal deste trabalho é analisar e potenciar o desenvolvimento da linguagem, a aquisição de palavras e frases na criança autista, tendo em vista a generalização dos resultados. Para isso, foi realizado um estudo de caso de uma criança de 4 anos de idade com comportamentos que sugerem uma Perturbação Pervasiva do Desenvolvimento. Utilizou-se o recurso aos instrumentos de observação e entrevistas, procedendo-se à sua análise e ao desenho da intervenção a realizar. Foi implementada a intervenção “Ensinar crianças com autismo a fazer perguntas sobre objetos escondidos” na qual são utilizados brinquedos de interesse para a criança, motivacionais para a concretização do objetivo do estudo.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015
2015-01-01T00:00:00Z
2016-02-12T10:38:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/7643
TID:201034492
url http://hdl.handle.net/10400.22/7643
identifier_str_mv TID:201034492
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131376497197056