Educação Inclusiva: Desafios à profissionalidade docente e às aprendizagens dos alunos surdos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/5962 |
Resumo: | Campo de convergências e de divergências, a educação inclusiva tem vindo a assumir-se num dos pontos centrais das políticas educacionais actuais, pretendendo operacionalizar a efectivação da educação de e para todos (César & Ainscow, 2006). Isto significa que as escolas devem assumir o educar na e para a diversidade, garantindo a todos os alunos um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à educação. Contudo, as práticas iluminam que a Escola nem sempre promove as mudanças necessárias à efectivação desses ideais. Urge que as escolas promovam uma cultura profissional mais colaborativa e reflexiva, de modo a responderem adequadamente à diversidade dos alunos. Pretendemos discutir os resultados de uma investigação realizada numa escola secundária pública de Lisboa, que inclui uma comunidade de alunos Surdos adultos, do ensino secundário (N=10, frequentando do 10.º ao 12.º anos de escolaridade). Baseando-nos em estudos de caso, os participantes em que nos centramos são estes alunos. Os resultados iluminam a existência de um fosso entre os ideais e as práticas, pondo em evidência as fragilidades em assegurarmos um dos pilares da educação inclusiva: a implementação de uma cultura profissional colaborativa, capaz de tornar a educação de e para todos uma vivência possível. |
id |
RCAP_5aefd999f114eb72bb03b237bbe17e28 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/5962 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Educação Inclusiva: Desafios à profissionalidade docente e às aprendizagens dos alunos surdosEducação inclusivaSurdosProfissionalidadeEnsino regularCampo de convergências e de divergências, a educação inclusiva tem vindo a assumir-se num dos pontos centrais das políticas educacionais actuais, pretendendo operacionalizar a efectivação da educação de e para todos (César & Ainscow, 2006). Isto significa que as escolas devem assumir o educar na e para a diversidade, garantindo a todos os alunos um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à educação. Contudo, as práticas iluminam que a Escola nem sempre promove as mudanças necessárias à efectivação desses ideais. Urge que as escolas promovam uma cultura profissional mais colaborativa e reflexiva, de modo a responderem adequadamente à diversidade dos alunos. Pretendemos discutir os resultados de uma investigação realizada numa escola secundária pública de Lisboa, que inclui uma comunidade de alunos Surdos adultos, do ensino secundário (N=10, frequentando do 10.º ao 12.º anos de escolaridade). Baseando-nos em estudos de caso, os participantes em que nos centramos são estes alunos. Os resultados iluminam a existência de um fosso entre os ideais e as práticas, pondo em evidência as fragilidades em assegurarmos um dos pilares da educação inclusiva: a implementação de uma cultura profissional colaborativa, capaz de tornar a educação de e para todos uma vivência possível.Pin - Pro-inclusãoRepositório da Universidade de LisboaMelro, JoaquimCésar, Margarida2012-04-13T14:58:03Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/5962porEducação inclusiva, vol. 1, n.º 2, Nov. 2010info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:48:04Zoai:repositorio.ul.pt:10451/5962Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:31:08.924842Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação Inclusiva: Desafios à profissionalidade docente e às aprendizagens dos alunos surdos |
title |
Educação Inclusiva: Desafios à profissionalidade docente e às aprendizagens dos alunos surdos |
spellingShingle |
Educação Inclusiva: Desafios à profissionalidade docente e às aprendizagens dos alunos surdos Melro, Joaquim Educação inclusiva Surdos Profissionalidade Ensino regular |
title_short |
Educação Inclusiva: Desafios à profissionalidade docente e às aprendizagens dos alunos surdos |
title_full |
Educação Inclusiva: Desafios à profissionalidade docente e às aprendizagens dos alunos surdos |
title_fullStr |
Educação Inclusiva: Desafios à profissionalidade docente e às aprendizagens dos alunos surdos |
title_full_unstemmed |
Educação Inclusiva: Desafios à profissionalidade docente e às aprendizagens dos alunos surdos |
title_sort |
Educação Inclusiva: Desafios à profissionalidade docente e às aprendizagens dos alunos surdos |
author |
Melro, Joaquim |
author_facet |
Melro, Joaquim César, Margarida |
author_role |
author |
author2 |
César, Margarida |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melro, Joaquim César, Margarida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação inclusiva Surdos Profissionalidade Ensino regular |
topic |
Educação inclusiva Surdos Profissionalidade Ensino regular |
description |
Campo de convergências e de divergências, a educação inclusiva tem vindo a assumir-se num dos pontos centrais das políticas educacionais actuais, pretendendo operacionalizar a efectivação da educação de e para todos (César & Ainscow, 2006). Isto significa que as escolas devem assumir o educar na e para a diversidade, garantindo a todos os alunos um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à educação. Contudo, as práticas iluminam que a Escola nem sempre promove as mudanças necessárias à efectivação desses ideais. Urge que as escolas promovam uma cultura profissional mais colaborativa e reflexiva, de modo a responderem adequadamente à diversidade dos alunos. Pretendemos discutir os resultados de uma investigação realizada numa escola secundária pública de Lisboa, que inclui uma comunidade de alunos Surdos adultos, do ensino secundário (N=10, frequentando do 10.º ao 12.º anos de escolaridade). Baseando-nos em estudos de caso, os participantes em que nos centramos são estes alunos. Os resultados iluminam a existência de um fosso entre os ideais e as práticas, pondo em evidência as fragilidades em assegurarmos um dos pilares da educação inclusiva: a implementação de uma cultura profissional colaborativa, capaz de tornar a educação de e para todos uma vivência possível. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2010-01-01T00:00:00Z 2012-04-13T14:58:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/5962 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/5962 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Educação inclusiva, vol. 1, n.º 2, Nov. 2010 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pin - Pro-inclusão |
publisher.none.fl_str_mv |
Pin - Pro-inclusão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134200598626304 |