A Aprendizagem Cooperativa no Ensino do Português e do Espanhol

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Rita Isabel Gonçalves
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/9389
Resumo: Na sociedade do século XXI, é exigido à escola o combate à exclusão e o exercício da cidadania, sendo, por isso, importante que os alunos saibam viver em comunidade. A prática da aprendizagem cooperativa assenta no desenvolvimento de estratégias que promovam a aquisição de competências sociais, de modo a que os alunos sejam capazes de se organizarem individualmente ou em grupo. Não sendo a solução de todos os problemas educativos, este novo método pode contribuir de forma mais eficaz do que o tradicional, mais individualista e mais competitivo, para o cumprimento de objetivos nas escolas. No primeiro capítulo, procedemos ao enquadramento teórico da aprendizagem cooperativa procurando demonstrar como esta metodologia é vantajosa na aquisição competências sociais e académicas por parte dos alunos. Num segundo capítulo, descreve-se a componente prática do estágio pedagógico: a escola, o núcleo de estágio e as turmas atribuídas. São ainda destacadas, individualmente, o estágio na disciplina de português e na disciplina de espanhol, descrevendo a experiência e a produção de atividades cooperativas em cada uma delas, segundo os fundamentos apresentados na primeira parte do trabalho. O objetivo final é demonstrar e refletir sobre o sucesso desta metodologia no âmbito escolar e na prática de estágio supervisionado, assim como o contributo no desenvolvimento cognitivo e ao nível das atitudes do aluno, porque ao incentivarmos a este tipo de estratégia, estamos a promover competências como a cooperação, entreajuda, responsabilização e a formar jovens cidadãos mais aptos para o mercado do trabalho.
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