Benefícios da aprendizagem cooperativa e do trabalho em grupo nas relações interpessoais em ambiente escolar:

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Sara
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/45158
Resumo: Ao longo dos anos tem sido notório o aumento das dificuldades de as nossas crianças se relacionarem entre si. Existe uma dificuldade de gestão de conflito e respeito pelo outro, aspeto que está a influenciar a aquisição de aprendizagem dos nossos alunos. Dentro deste panorama foi pertinente procurar desenvolver um estudo que visou compreender a importância da aprendizagem cooperativa e do trabalho em grupo para as relações interpessoais entre pares, tendo como objetivo de perceber se este tipo de método poderá influenciar as relações entre alunos em situação de trabalho em grupo a nível da autonomia, gestão de conflito, cooperação, cooperação e partilha. A investigação desenvolvida no presente relatório final decorreu a partir do contexto da Prática de Ensino Supervisionada em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O tema da investigação teve como objetivo compreender como a aprendizagem cooperativa e o trabalho em grupo poderá influenciar as relações interpessoais entre os alunos, tendo-se recorrido à metodologia qualitativa interpretativa por meio da realização de observação direta, entrevistas à professora titular da turma, professora de apoio, professora de inglês, professora de filosofia e de grelhas de observação. Concluiu-se, com base na análise de dados recolhidos, que através do trabalho cooperativo é possível estreitar as relações interpessoais entre pares, desenvolvendo o espírito de respeito e compreensão pelo outro. Ainda se verificou que a aprendizagem cooperativa desperta o interesse dos alunos para a aquisição de novos conhecimentos e aptidões, algo que cada vez se torna mais difícil de conseguir.
id RCAP_7710cc707b891be0f76888fefda88243
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/45158
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Benefícios da aprendizagem cooperativa e do trabalho em grupo nas relações interpessoais em ambiente escolar:estudo de caso em 1º ciclo do ensino básicoAprendizagem cooperativaRelações interpessoaisCooperaçãoTrabalho em grupoEducação formalDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoAo longo dos anos tem sido notório o aumento das dificuldades de as nossas crianças se relacionarem entre si. Existe uma dificuldade de gestão de conflito e respeito pelo outro, aspeto que está a influenciar a aquisição de aprendizagem dos nossos alunos. Dentro deste panorama foi pertinente procurar desenvolver um estudo que visou compreender a importância da aprendizagem cooperativa e do trabalho em grupo para as relações interpessoais entre pares, tendo como objetivo de perceber se este tipo de método poderá influenciar as relações entre alunos em situação de trabalho em grupo a nível da autonomia, gestão de conflito, cooperação, cooperação e partilha. A investigação desenvolvida no presente relatório final decorreu a partir do contexto da Prática de Ensino Supervisionada em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O tema da investigação teve como objetivo compreender como a aprendizagem cooperativa e o trabalho em grupo poderá influenciar as relações interpessoais entre os alunos, tendo-se recorrido à metodologia qualitativa interpretativa por meio da realização de observação direta, entrevistas à professora titular da turma, professora de apoio, professora de inglês, professora de filosofia e de grelhas de observação. Concluiu-se, com base na análise de dados recolhidos, que através do trabalho cooperativo é possível estreitar as relações interpessoais entre pares, desenvolvendo o espírito de respeito e compreensão pelo outro. Ainda se verificou que a aprendizagem cooperativa desperta o interesse dos alunos para a aquisição de novos conhecimentos e aptidões, algo que cada vez se torna mais difícil de conseguir.Leitão, Ana RitaRepositório ComumNunes, Sara2023-06-13T18:10:18Z2023-03-242023-03-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/45158TID:203320000porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-08T04:15:25Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/45158Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:35:28.358549Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Benefícios da aprendizagem cooperativa e do trabalho em grupo nas relações interpessoais em ambiente escolar:
estudo de caso em 1º ciclo do ensino básico
title Benefícios da aprendizagem cooperativa e do trabalho em grupo nas relações interpessoais em ambiente escolar:
spellingShingle Benefícios da aprendizagem cooperativa e do trabalho em grupo nas relações interpessoais em ambiente escolar:
Nunes, Sara
Aprendizagem cooperativa
Relações interpessoais
Cooperação
Trabalho em grupo
Educação formal
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Benefícios da aprendizagem cooperativa e do trabalho em grupo nas relações interpessoais em ambiente escolar:
title_full Benefícios da aprendizagem cooperativa e do trabalho em grupo nas relações interpessoais em ambiente escolar:
title_fullStr Benefícios da aprendizagem cooperativa e do trabalho em grupo nas relações interpessoais em ambiente escolar:
title_full_unstemmed Benefícios da aprendizagem cooperativa e do trabalho em grupo nas relações interpessoais em ambiente escolar:
title_sort Benefícios da aprendizagem cooperativa e do trabalho em grupo nas relações interpessoais em ambiente escolar:
author Nunes, Sara
author_facet Nunes, Sara
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leitão, Ana Rita
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Sara
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem cooperativa
Relações interpessoais
Cooperação
Trabalho em grupo
Educação formal
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Aprendizagem cooperativa
Relações interpessoais
Cooperação
Trabalho em grupo
Educação formal
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Ao longo dos anos tem sido notório o aumento das dificuldades de as nossas crianças se relacionarem entre si. Existe uma dificuldade de gestão de conflito e respeito pelo outro, aspeto que está a influenciar a aquisição de aprendizagem dos nossos alunos. Dentro deste panorama foi pertinente procurar desenvolver um estudo que visou compreender a importância da aprendizagem cooperativa e do trabalho em grupo para as relações interpessoais entre pares, tendo como objetivo de perceber se este tipo de método poderá influenciar as relações entre alunos em situação de trabalho em grupo a nível da autonomia, gestão de conflito, cooperação, cooperação e partilha. A investigação desenvolvida no presente relatório final decorreu a partir do contexto da Prática de Ensino Supervisionada em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O tema da investigação teve como objetivo compreender como a aprendizagem cooperativa e o trabalho em grupo poderá influenciar as relações interpessoais entre os alunos, tendo-se recorrido à metodologia qualitativa interpretativa por meio da realização de observação direta, entrevistas à professora titular da turma, professora de apoio, professora de inglês, professora de filosofia e de grelhas de observação. Concluiu-se, com base na análise de dados recolhidos, que através do trabalho cooperativo é possível estreitar as relações interpessoais entre pares, desenvolvendo o espírito de respeito e compreensão pelo outro. Ainda se verificou que a aprendizagem cooperativa desperta o interesse dos alunos para a aquisição de novos conhecimentos e aptidões, algo que cada vez se torna mais difícil de conseguir.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-13T18:10:18Z
2023-03-24
2023-03-24T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/45158
TID:203320000
url http://hdl.handle.net/10400.26/45158
identifier_str_mv TID:203320000
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134918777765888