A marca no mercado da moda - comunicação e posicionamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Sofia
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/36246
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo a exploração do tema da marca e o processo referente à sua construção gráfica, correlacionado a natureza dos seus elementos gráficos com a construção de uma identidade, representação e consequente posicionamento em determinados segmentos de mercado da indústria da moda. Analisam-se as características e os elementos gráficos utilizados pelas marcas e uma possível relação com cada um desses segmentos, considerando-se que estes elementos formais, influenciam a personalidade das marcas, pois concorrem para a sua identidade como um todo, veiculando valores e ideologias. Abordam-se temas relacionados com a evolução da história da marca, assinalando-se o estudo e a relação significativa com o campo da semiótica como sendo a área que estuda a construção de significados. Destaca-se a relação entre corporação, marca e identidade, definindo- se aspetos tangíveis e intangíveis relativos à identidade da marca de moda. Analisa-se o comportamento e comunicação da marca de acordo com os efeitos da era digital, perante uma indústria da moda marcada pelo hiperconsumo e, por fim, discorre-se sobre a segmentação da marca na indústria da moda e os seus respetivos setores e níveis, apresentando- se o estudo da análise dos elementos que constituem a comunicação gráfica de marcas na referida indústria. Esse estudo resultou num anexo que compreende a catalogação e análise de cem marcas da indústria da moda, segundo o critério de classificação por segmentos de mercado — Haute Couture, High-End Fashion, Middle Market, Mass Market e Value Market — definindo assim o posicionamento das mesmas. Estas marcas foram selecionadas tendo como parâmetro a dimensão da sua implantação em grandes superfícies comerciais. O enquadramento deste estudo permite compreender os elementos utilizados pelas marcas de moda na construção da sua comunicação gráfica, nomeadamente a tipografia, o nome, a marca gráfica, a cor, a denominação de origem e assinatura, de forma a contextualizar uma perspetiva visual sobre a forma como as mesmas são estruturadas e como agregam os elementos gráficos para representar conceitos, valores ou ideologias de identidade. Simultaneamente, permite compreender qual o impacto desses elementos na comunicação visual das marcas na indústria da moda, qual a relação do significado das mesmas relativamente ao segmento em que se inserem e de que forma estas características são reproduzidas reiteradamente por outras marcas que pretendem inserir-se em novos segmentos de mercado.
id RCAP_5b05cbf3236abe86642f66bb4c1ca90b
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/36246
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A marca no mercado da moda - comunicação e posicionamentoMarca de ModaSemióticaCorporaçãoIdentidadeComunicação Visual e PosicionamentoDesignO presente trabalho tem como objetivo a exploração do tema da marca e o processo referente à sua construção gráfica, correlacionado a natureza dos seus elementos gráficos com a construção de uma identidade, representação e consequente posicionamento em determinados segmentos de mercado da indústria da moda. Analisam-se as características e os elementos gráficos utilizados pelas marcas e uma possível relação com cada um desses segmentos, considerando-se que estes elementos formais, influenciam a personalidade das marcas, pois concorrem para a sua identidade como um todo, veiculando valores e ideologias. Abordam-se temas relacionados com a evolução da história da marca, assinalando-se o estudo e a relação significativa com o campo da semiótica como sendo a área que estuda a construção de significados. Destaca-se a relação entre corporação, marca e identidade, definindo- se aspetos tangíveis e intangíveis relativos à identidade da marca de moda. Analisa-se o comportamento e comunicação da marca de acordo com os efeitos da era digital, perante uma indústria da moda marcada pelo hiperconsumo e, por fim, discorre-se sobre a segmentação da marca na indústria da moda e os seus respetivos setores e níveis, apresentando- se o estudo da análise dos elementos que constituem a comunicação gráfica de marcas na referida indústria. Esse estudo resultou num anexo que compreende a catalogação e análise de cem marcas da indústria da moda, segundo o critério de classificação por segmentos de mercado — Haute Couture, High-End Fashion, Middle Market, Mass Market e Value Market — definindo assim o posicionamento das mesmas. Estas marcas foram selecionadas tendo como parâmetro a dimensão da sua implantação em grandes superfícies comerciais. O enquadramento deste estudo permite compreender os elementos utilizados pelas marcas de moda na construção da sua comunicação gráfica, nomeadamente a tipografia, o nome, a marca gráfica, a cor, a denominação de origem e assinatura, de forma a contextualizar uma perspetiva visual sobre a forma como as mesmas são estruturadas e como agregam os elementos gráficos para representar conceitos, valores ou ideologias de identidade. Simultaneamente, permite compreender qual o impacto desses elementos na comunicação visual das marcas na indústria da moda, qual a relação do significado das mesmas relativamente ao segmento em que se inserem e de que forma estas características são reproduzidas reiteradamente por outras marcas que pretendem inserir-se em novos segmentos de mercado.Duque, AnaRepositório ComumRocha, Sofia2021-04-19T16:02:54Z2020-12-172020-12-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/36246202558304porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:25:44Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/36246Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:23:06.838552Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A marca no mercado da moda - comunicação e posicionamento
title A marca no mercado da moda - comunicação e posicionamento
spellingShingle A marca no mercado da moda - comunicação e posicionamento
Rocha, Sofia
Marca de Moda
Semiótica
Corporação
Identidade
Comunicação Visual e Posicionamento
Design
title_short A marca no mercado da moda - comunicação e posicionamento
title_full A marca no mercado da moda - comunicação e posicionamento
title_fullStr A marca no mercado da moda - comunicação e posicionamento
title_full_unstemmed A marca no mercado da moda - comunicação e posicionamento
title_sort A marca no mercado da moda - comunicação e posicionamento
author Rocha, Sofia
author_facet Rocha, Sofia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Duque, Ana
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Sofia
dc.subject.por.fl_str_mv Marca de Moda
Semiótica
Corporação
Identidade
Comunicação Visual e Posicionamento
Design
topic Marca de Moda
Semiótica
Corporação
Identidade
Comunicação Visual e Posicionamento
Design
description O presente trabalho tem como objetivo a exploração do tema da marca e o processo referente à sua construção gráfica, correlacionado a natureza dos seus elementos gráficos com a construção de uma identidade, representação e consequente posicionamento em determinados segmentos de mercado da indústria da moda. Analisam-se as características e os elementos gráficos utilizados pelas marcas e uma possível relação com cada um desses segmentos, considerando-se que estes elementos formais, influenciam a personalidade das marcas, pois concorrem para a sua identidade como um todo, veiculando valores e ideologias. Abordam-se temas relacionados com a evolução da história da marca, assinalando-se o estudo e a relação significativa com o campo da semiótica como sendo a área que estuda a construção de significados. Destaca-se a relação entre corporação, marca e identidade, definindo- se aspetos tangíveis e intangíveis relativos à identidade da marca de moda. Analisa-se o comportamento e comunicação da marca de acordo com os efeitos da era digital, perante uma indústria da moda marcada pelo hiperconsumo e, por fim, discorre-se sobre a segmentação da marca na indústria da moda e os seus respetivos setores e níveis, apresentando- se o estudo da análise dos elementos que constituem a comunicação gráfica de marcas na referida indústria. Esse estudo resultou num anexo que compreende a catalogação e análise de cem marcas da indústria da moda, segundo o critério de classificação por segmentos de mercado — Haute Couture, High-End Fashion, Middle Market, Mass Market e Value Market — definindo assim o posicionamento das mesmas. Estas marcas foram selecionadas tendo como parâmetro a dimensão da sua implantação em grandes superfícies comerciais. O enquadramento deste estudo permite compreender os elementos utilizados pelas marcas de moda na construção da sua comunicação gráfica, nomeadamente a tipografia, o nome, a marca gráfica, a cor, a denominação de origem e assinatura, de forma a contextualizar uma perspetiva visual sobre a forma como as mesmas são estruturadas e como agregam os elementos gráficos para representar conceitos, valores ou ideologias de identidade. Simultaneamente, permite compreender qual o impacto desses elementos na comunicação visual das marcas na indústria da moda, qual a relação do significado das mesmas relativamente ao segmento em que se inserem e de que forma estas características são reproduzidas reiteradamente por outras marcas que pretendem inserir-se em novos segmentos de mercado.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-17
2020-12-17T00:00:00Z
2021-04-19T16:02:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/36246
202558304
url http://hdl.handle.net/10400.26/36246
identifier_str_mv 202558304
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130676015923200