Articulação entre a prática do ensino de filosofia no Ensino Secundário e a prática da educação filosófica no 1º ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/30473 |
Resumo: | O presente relatório está organizado em duas componentes fundamentais. A primeira, caracterizada pela sua dimensão descritiva, procura relatar os momentos mais significativos da experiência letiva como professora estagiária na Escola Secundária de Miraflores ao longo do ano letivo 2016/2017. A segunda parte deste documento, de natureza mais reflexiva do que descritiva, procurar-se-á explorar Articulação entre a prática do Ensino de filosofia no Ensino Secundário e a Prática da Educação Filosófica no 1.º ciclo do Ensino Básico. Neste sentido procurar-se- à demonstrar de que modo o ensino de filosofia do ensino secundário poderá beneficiar, nomeadamente no desenvolvimento de competências do pensamento com a introdução da filosofia para crianças no primeiro ciclo. |
id |
RCAP_5b0adf801ec77cdb6b24221a7eb0c04e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/30473 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Articulação entre a prática do ensino de filosofia no Ensino Secundário e a prática da educação filosófica no 1º ciclo do Ensino BásicoNovelas filosóficasComunidade de investigaçãoFilosofia para criançasPrograma de filosofiaPensamento argumentativoPensamento críticoPensamento criativoPensamento dialógicoPhilosophy for childrenPhilosophical novelsResearch communityPhilosophy programArgumentative thinkingCritical thinking;Creative thinkingDialogical thinkingDomínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e ReligiãoO presente relatório está organizado em duas componentes fundamentais. A primeira, caracterizada pela sua dimensão descritiva, procura relatar os momentos mais significativos da experiência letiva como professora estagiária na Escola Secundária de Miraflores ao longo do ano letivo 2016/2017. A segunda parte deste documento, de natureza mais reflexiva do que descritiva, procurar-se-á explorar Articulação entre a prática do Ensino de filosofia no Ensino Secundário e a Prática da Educação Filosófica no 1.º ciclo do Ensino Básico. Neste sentido procurar-se- à demonstrar de que modo o ensino de filosofia do ensino secundário poderá beneficiar, nomeadamente no desenvolvimento de competências do pensamento com a introdução da filosofia para crianças no primeiro ciclo.This report is organized into two key components. The first one, characterized by its descriptive dimension, seeks to report the most significant moments of the teaching 6 experience as a trainee teacher at the Miraflores High School throughout the 2016/2017 school year. The second part of this document, of a more reflective rather than descriptive nature, will seek to explore articulation between the practice of Teaching Philosophy in Secondary Education and the Philosophical Education Practice in the 1st cycle of Basic Education. In this sense, we will try to demonstrate how the teaching of philosophy of secondary education could benefit, namely in the development of thinking skills with the introduction of philosophy for children in the first cycle.Bernardo, Luís ManuelRUNSarmento, Maria de Lurdes Teixeira2018-12-18T01:30:32Z2017-12-182017-10-062017-12-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/30473TID:201790963porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:16:46Zoai:run.unl.pt:10362/30473Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:29:28.174629Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Articulação entre a prática do ensino de filosofia no Ensino Secundário e a prática da educação filosófica no 1º ciclo do Ensino Básico |
title |
Articulação entre a prática do ensino de filosofia no Ensino Secundário e a prática da educação filosófica no 1º ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
Articulação entre a prática do ensino de filosofia no Ensino Secundário e a prática da educação filosófica no 1º ciclo do Ensino Básico Sarmento, Maria de Lurdes Teixeira Novelas filosóficas Comunidade de investigação Filosofia para crianças Programa de filosofia Pensamento argumentativo Pensamento crítico Pensamento criativo Pensamento dialógico Philosophy for children Philosophical novels Research community Philosophy program Argumentative thinking Critical thinking; Creative thinking Dialogical thinking Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião |
title_short |
Articulação entre a prática do ensino de filosofia no Ensino Secundário e a prática da educação filosófica no 1º ciclo do Ensino Básico |
title_full |
Articulação entre a prática do ensino de filosofia no Ensino Secundário e a prática da educação filosófica no 1º ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
Articulação entre a prática do ensino de filosofia no Ensino Secundário e a prática da educação filosófica no 1º ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Articulação entre a prática do ensino de filosofia no Ensino Secundário e a prática da educação filosófica no 1º ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
Articulação entre a prática do ensino de filosofia no Ensino Secundário e a prática da educação filosófica no 1º ciclo do Ensino Básico |
author |
Sarmento, Maria de Lurdes Teixeira |
author_facet |
Sarmento, Maria de Lurdes Teixeira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bernardo, Luís Manuel RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sarmento, Maria de Lurdes Teixeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Novelas filosóficas Comunidade de investigação Filosofia para crianças Programa de filosofia Pensamento argumentativo Pensamento crítico Pensamento criativo Pensamento dialógico Philosophy for children Philosophical novels Research community Philosophy program Argumentative thinking Critical thinking; Creative thinking Dialogical thinking Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião |
topic |
Novelas filosóficas Comunidade de investigação Filosofia para crianças Programa de filosofia Pensamento argumentativo Pensamento crítico Pensamento criativo Pensamento dialógico Philosophy for children Philosophical novels Research community Philosophy program Argumentative thinking Critical thinking; Creative thinking Dialogical thinking Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião |
description |
O presente relatório está organizado em duas componentes fundamentais. A primeira, caracterizada pela sua dimensão descritiva, procura relatar os momentos mais significativos da experiência letiva como professora estagiária na Escola Secundária de Miraflores ao longo do ano letivo 2016/2017. A segunda parte deste documento, de natureza mais reflexiva do que descritiva, procurar-se-á explorar Articulação entre a prática do Ensino de filosofia no Ensino Secundário e a Prática da Educação Filosófica no 1.º ciclo do Ensino Básico. Neste sentido procurar-se- à demonstrar de que modo o ensino de filosofia do ensino secundário poderá beneficiar, nomeadamente no desenvolvimento de competências do pensamento com a introdução da filosofia para crianças no primeiro ciclo. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-18 2017-10-06 2017-12-18T00:00:00Z 2018-12-18T01:30:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/30473 TID:201790963 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/30473 |
identifier_str_mv |
TID:201790963 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137920057081856 |