Articulação entre a prática do ensino de filosofia no Ensino Secundário e a prática da educação filosófica no 1º ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sarmento, Maria de Lurdes Teixeira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/30473
Resumo: O presente relatório está organizado em duas componentes fundamentais. A primeira, caracterizada pela sua dimensão descritiva, procura relatar os momentos mais significativos da experiência letiva como professora estagiária na Escola Secundária de Miraflores ao longo do ano letivo 2016/2017. A segunda parte deste documento, de natureza mais reflexiva do que descritiva, procurar-se-á explorar Articulação entre a prática do Ensino de filosofia no Ensino Secundário e a Prática da Educação Filosófica no 1.º ciclo do Ensino Básico. Neste sentido procurar-se- à demonstrar de que modo o ensino de filosofia do ensino secundário poderá beneficiar, nomeadamente no desenvolvimento de competências do pensamento com a introdução da filosofia para crianças no primeiro ciclo.
id RCAP_5b0adf801ec77cdb6b24221a7eb0c04e
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/30473
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Articulação entre a prática do ensino de filosofia no Ensino Secundário e a prática da educação filosófica no 1º ciclo do Ensino BásicoNovelas filosóficasComunidade de investigaçãoFilosofia para criançasPrograma de filosofiaPensamento argumentativoPensamento críticoPensamento criativoPensamento dialógicoPhilosophy for childrenPhilosophical novelsResearch communityPhilosophy programArgumentative thinkingCritical thinking;Creative thinkingDialogical thinkingDomínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e ReligiãoO presente relatório está organizado em duas componentes fundamentais. A primeira, caracterizada pela sua dimensão descritiva, procura relatar os momentos mais significativos da experiência letiva como professora estagiária na Escola Secundária de Miraflores ao longo do ano letivo 2016/2017. A segunda parte deste documento, de natureza mais reflexiva do que descritiva, procurar-se-á explorar Articulação entre a prática do Ensino de filosofia no Ensino Secundário e a Prática da Educação Filosófica no 1.º ciclo do Ensino Básico. Neste sentido procurar-se- à demonstrar de que modo o ensino de filosofia do ensino secundário poderá beneficiar, nomeadamente no desenvolvimento de competências do pensamento com a introdução da filosofia para crianças no primeiro ciclo.This report is organized into two key components. The first one, characterized by its descriptive dimension, seeks to report the most significant moments of the teaching 6 experience as a trainee teacher at the Miraflores High School throughout the 2016/2017 school year. The second part of this document, of a more reflective rather than descriptive nature, will seek to explore articulation between the practice of Teaching Philosophy in Secondary Education and the Philosophical Education Practice in the 1st cycle of Basic Education. In this sense, we will try to demonstrate how the teaching of philosophy of secondary education could benefit, namely in the development of thinking skills with the introduction of philosophy for children in the first cycle.Bernardo, Luís ManuelRUNSarmento, Maria de Lurdes Teixeira2018-12-18T01:30:32Z2017-12-182017-10-062017-12-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/30473TID:201790963porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:16:46Zoai:run.unl.pt:10362/30473Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:29:28.174629Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Articulação entre a prática do ensino de filosofia no Ensino Secundário e a prática da educação filosófica no 1º ciclo do Ensino Básico
title Articulação entre a prática do ensino de filosofia no Ensino Secundário e a prática da educação filosófica no 1º ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Articulação entre a prática do ensino de filosofia no Ensino Secundário e a prática da educação filosófica no 1º ciclo do Ensino Básico
Sarmento, Maria de Lurdes Teixeira
Novelas filosóficas
Comunidade de investigação
Filosofia para crianças
Programa de filosofia
Pensamento argumentativo
Pensamento crítico
Pensamento criativo
Pensamento dialógico
Philosophy for children
Philosophical novels
Research community
Philosophy program
Argumentative thinking
Critical thinking;
Creative thinking
Dialogical thinking
Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião
title_short Articulação entre a prática do ensino de filosofia no Ensino Secundário e a prática da educação filosófica no 1º ciclo do Ensino Básico
title_full Articulação entre a prática do ensino de filosofia no Ensino Secundário e a prática da educação filosófica no 1º ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Articulação entre a prática do ensino de filosofia no Ensino Secundário e a prática da educação filosófica no 1º ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Articulação entre a prática do ensino de filosofia no Ensino Secundário e a prática da educação filosófica no 1º ciclo do Ensino Básico
title_sort Articulação entre a prática do ensino de filosofia no Ensino Secundário e a prática da educação filosófica no 1º ciclo do Ensino Básico
author Sarmento, Maria de Lurdes Teixeira
author_facet Sarmento, Maria de Lurdes Teixeira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bernardo, Luís Manuel
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Sarmento, Maria de Lurdes Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Novelas filosóficas
Comunidade de investigação
Filosofia para crianças
Programa de filosofia
Pensamento argumentativo
Pensamento crítico
Pensamento criativo
Pensamento dialógico
Philosophy for children
Philosophical novels
Research community
Philosophy program
Argumentative thinking
Critical thinking;
Creative thinking
Dialogical thinking
Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião
topic Novelas filosóficas
Comunidade de investigação
Filosofia para crianças
Programa de filosofia
Pensamento argumentativo
Pensamento crítico
Pensamento criativo
Pensamento dialógico
Philosophy for children
Philosophical novels
Research community
Philosophy program
Argumentative thinking
Critical thinking;
Creative thinking
Dialogical thinking
Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião
description O presente relatório está organizado em duas componentes fundamentais. A primeira, caracterizada pela sua dimensão descritiva, procura relatar os momentos mais significativos da experiência letiva como professora estagiária na Escola Secundária de Miraflores ao longo do ano letivo 2016/2017. A segunda parte deste documento, de natureza mais reflexiva do que descritiva, procurar-se-á explorar Articulação entre a prática do Ensino de filosofia no Ensino Secundário e a Prática da Educação Filosófica no 1.º ciclo do Ensino Básico. Neste sentido procurar-se- à demonstrar de que modo o ensino de filosofia do ensino secundário poderá beneficiar, nomeadamente no desenvolvimento de competências do pensamento com a introdução da filosofia para crianças no primeiro ciclo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-18
2017-10-06
2017-12-18T00:00:00Z
2018-12-18T01:30:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/30473
TID:201790963
url http://hdl.handle.net/10362/30473
identifier_str_mv TID:201790963
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137920057081856