Potencialidades dos recursos não estruturados na aprendizagem da matemática no contexto do 2º Ciclo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Luís Maurício Costa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/2267
Resumo: Relatório de estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre em Ensino do 1.º Ciclo e do 2.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_5b11dc8e27b7abd8b3f76054b1ad75ec
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2267
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Potencialidades dos recursos não estruturados na aprendizagem da matemática no contexto do 2º Ciclopotencialidaderecursos não estruturadosmotivaçãomotivatingRelatório de estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre em Ensino do 1.º Ciclo e do 2.º Ciclo do Ensino BásicoEste documento evoca o percurso no mestrado que realizei, evidenciando as aprendizagens em contexto de estágio no 1º e no 2º ciclo. Salientando os pontos positivos, aspetos a melhorar e reflexões. Este integra uma componente investigativa com base na metodologia de investigação ação, sobre o tema a potencialidade dos recursos não estruturados na aprendizagem da matemática. Recorri a três atividades exploratórias usando objetos do “quotidiano” para desenvolver unidades didáticas. O professor tem o papel de monitorizar e orientar o trabalho desenvolvidos pelos discentes evitando equívocos ou conceito alternativo. Porém existe uma discussão que aprofunda os conteúdos desenvolvidos. Após cada atividade os alunos preencheram um questionário, sendo a base de dados na qual suporto as conclusões da investigação. Os participantes foram cerca de 55 alunos todos a frequentar o 6º ano, ao todo foram preenchidos 165 questionários. Os resultados apontam que os alunos apreciam este tipo de tarefas associado a metodologia exploratória e ao trabalho em grupo. Estes afirmam que o uso de objetos é motivador.This document evokes my journey in the master's degree, showing my learning in first and second cycle context. Emphasizing the good points, aspects to be improved and reflections. This integrates a research component based on action research methodology, on the potentiality of unstructured resources in the learning process of mathematics. Into three activities using "everyday" objects to develop didactic units. The teacher has to monitoring and guiding the work developed by the students avoiding misunderstandings or alternative concept. However, there is a discussion time for systemize the content developed. After each activity, the students completed a questionnaire, being the database in which I support the conclusions of the investigation. The participants were about 55 students all attending the 6th year, in all were filled 165 questionnaires. The results indicate that students appreciate this type of tasks associated with exploratory methodology and group work. These claim that the use of objects is motivating.Branco, NeusaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémFreitas, Luís Maurício Costa2018-07-03T09:57:49Z2017-12-192017-12-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/2267TID:201899191por201899191info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:33:03Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2267Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:22.378940Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Potencialidades dos recursos não estruturados na aprendizagem da matemática no contexto do 2º Ciclo
title Potencialidades dos recursos não estruturados na aprendizagem da matemática no contexto do 2º Ciclo
spellingShingle Potencialidades dos recursos não estruturados na aprendizagem da matemática no contexto do 2º Ciclo
Freitas, Luís Maurício Costa
potencialidade
recursos não estruturados
motivação
motivating
title_short Potencialidades dos recursos não estruturados na aprendizagem da matemática no contexto do 2º Ciclo
title_full Potencialidades dos recursos não estruturados na aprendizagem da matemática no contexto do 2º Ciclo
title_fullStr Potencialidades dos recursos não estruturados na aprendizagem da matemática no contexto do 2º Ciclo
title_full_unstemmed Potencialidades dos recursos não estruturados na aprendizagem da matemática no contexto do 2º Ciclo
title_sort Potencialidades dos recursos não estruturados na aprendizagem da matemática no contexto do 2º Ciclo
author Freitas, Luís Maurício Costa
author_facet Freitas, Luís Maurício Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Branco, Neusa
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Luís Maurício Costa
dc.subject.por.fl_str_mv potencialidade
recursos não estruturados
motivação
motivating
topic potencialidade
recursos não estruturados
motivação
motivating
description Relatório de estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre em Ensino do 1.º Ciclo e do 2.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-19
2017-12-19T00:00:00Z
2018-07-03T09:57:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/2267
TID:201899191
url http://hdl.handle.net/10400.15/2267
identifier_str_mv TID:201899191
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201899191
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137033501802496