Potencialidades dos recursos não estruturados na aprendizagem da matemática no contexto do 2º Ciclo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/2267 |
Resumo: | Relatório de estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre em Ensino do 1.º Ciclo e do 2.º Ciclo do Ensino Básico |
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Potencialidades dos recursos não estruturados na aprendizagem da matemática no contexto do 2º Ciclopotencialidaderecursos não estruturadosmotivaçãomotivatingRelatório de estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre em Ensino do 1.º Ciclo e do 2.º Ciclo do Ensino BásicoEste documento evoca o percurso no mestrado que realizei, evidenciando as aprendizagens em contexto de estágio no 1º e no 2º ciclo. Salientando os pontos positivos, aspetos a melhorar e reflexões. Este integra uma componente investigativa com base na metodologia de investigação ação, sobre o tema a potencialidade dos recursos não estruturados na aprendizagem da matemática. Recorri a três atividades exploratórias usando objetos do “quotidiano” para desenvolver unidades didáticas. O professor tem o papel de monitorizar e orientar o trabalho desenvolvidos pelos discentes evitando equívocos ou conceito alternativo. Porém existe uma discussão que aprofunda os conteúdos desenvolvidos. Após cada atividade os alunos preencheram um questionário, sendo a base de dados na qual suporto as conclusões da investigação. Os participantes foram cerca de 55 alunos todos a frequentar o 6º ano, ao todo foram preenchidos 165 questionários. Os resultados apontam que os alunos apreciam este tipo de tarefas associado a metodologia exploratória e ao trabalho em grupo. Estes afirmam que o uso de objetos é motivador.This document evokes my journey in the master's degree, showing my learning in first and second cycle context. Emphasizing the good points, aspects to be improved and reflections. This integrates a research component based on action research methodology, on the potentiality of unstructured resources in the learning process of mathematics. Into three activities using "everyday" objects to develop didactic units. The teacher has to monitoring and guiding the work developed by the students avoiding misunderstandings or alternative concept. However, there is a discussion time for systemize the content developed. After each activity, the students completed a questionnaire, being the database in which I support the conclusions of the investigation. The participants were about 55 students all attending the 6th year, in all were filled 165 questionnaires. The results indicate that students appreciate this type of tasks associated with exploratory methodology and group work. These claim that the use of objects is motivating.Branco, NeusaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémFreitas, Luís Maurício Costa2018-07-03T09:57:49Z2017-12-192017-12-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/2267TID:201899191por201899191info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:33:03Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2267Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:22.378940Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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