O impacto do relacionamento dos consumidores com as comunidades de marcas desportivas : o caso Associação Académica de Coimbra - OAF

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Francisco Maria Salgado
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/30007
Resumo: Dissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Arnaldo Fernandes Matos Coelho.
id RCAP_5b231784ab96bbc8880ac5033d74d04d
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/30007
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O impacto do relacionamento dos consumidores com as comunidades de marcas desportivas : o caso Associação Académica de Coimbra - OAFComunidade de marcaRelaçãoIdentificaçãoCompromissoMarcas desportivasDissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Arnaldo Fernandes Matos Coelho.Nos dias de hoje o desporto, mais concretamente o futebol, tornaram-se claramente focos de negócio internacional. O desporto deixou de ser apenas um fenómeno cultural e tornou-se num dos principais mercados, um sector económico de cifras milionárias. O capital tem sido bem explorado através da emoção de quem ama as equipas. Os adeptos tornaram-se consumidores e os clubes são geridos como empresas. Este estudo pretende estudar os antecedentes influenciam uma comunidade de marca e os consequentes são influenciados pela participação na mesma. Para isso iremos estudar o caso da Associação Académica de Coimbra - Organismo Autónomo de Futebol. Queremos ainda entender a diferença entre o relacionamento de um sócio e de um não-sócio do clube. Foram inseridos no estudo resultados da investigação realizada a 141 consumidores que representam a relação entre o consumidor e a marca desportiva em estudo. Desta análise conseguimos demonstrar que variáveis como “Extroversão”, “Relação Emocional”, “Interação Social”, “História da Equipa”, e “Interiorização”, têm influência positiva no relacionamento com a comunidade de marca. Posteriormente foi demonstrado também que a “Comunidade de Marca” influenciava positivamente as variáveis “Identidade da Marca”, “Amor à Marca”, “Boca-a-Boca”, “Lealdade à Marca”, “Compromisso com a Marca” e “Satisfação com a Marca”. Pretendemos que o estudo tenha um grande interesse para todas as marcas desportivas, nomeadamente para a instituição desportiva em estudo.FEUC2015-09-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/30007http://hdl.handle.net/10316/30007TID:201479788porCorreia, Francisco Maria Salgado - O impacto do relacionamento dos consumidores com as comunidades de marcas desportivas : o caso Associação Académica de Coimbra - OAF, Coimbra, 2015Correia, Francisco Maria Salgadoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:38Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/30007Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:46:54.227317Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O impacto do relacionamento dos consumidores com as comunidades de marcas desportivas : o caso Associação Académica de Coimbra - OAF
title O impacto do relacionamento dos consumidores com as comunidades de marcas desportivas : o caso Associação Académica de Coimbra - OAF
spellingShingle O impacto do relacionamento dos consumidores com as comunidades de marcas desportivas : o caso Associação Académica de Coimbra - OAF
Correia, Francisco Maria Salgado
Comunidade de marca
Relação
Identificação
Compromisso
Marcas desportivas
title_short O impacto do relacionamento dos consumidores com as comunidades de marcas desportivas : o caso Associação Académica de Coimbra - OAF
title_full O impacto do relacionamento dos consumidores com as comunidades de marcas desportivas : o caso Associação Académica de Coimbra - OAF
title_fullStr O impacto do relacionamento dos consumidores com as comunidades de marcas desportivas : o caso Associação Académica de Coimbra - OAF
title_full_unstemmed O impacto do relacionamento dos consumidores com as comunidades de marcas desportivas : o caso Associação Académica de Coimbra - OAF
title_sort O impacto do relacionamento dos consumidores com as comunidades de marcas desportivas : o caso Associação Académica de Coimbra - OAF
author Correia, Francisco Maria Salgado
author_facet Correia, Francisco Maria Salgado
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Francisco Maria Salgado
dc.subject.por.fl_str_mv Comunidade de marca
Relação
Identificação
Compromisso
Marcas desportivas
topic Comunidade de marca
Relação
Identificação
Compromisso
Marcas desportivas
description Dissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Arnaldo Fernandes Matos Coelho.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/30007
http://hdl.handle.net/10316/30007
TID:201479788
url http://hdl.handle.net/10316/30007
identifier_str_mv TID:201479788
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Correia, Francisco Maria Salgado - O impacto do relacionamento dos consumidores com as comunidades de marcas desportivas : o caso Associação Académica de Coimbra - OAF, Coimbra, 2015
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv FEUC
publisher.none.fl_str_mv FEUC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133744925245440