Os antecedentes e os impactos das comunidades de marca desportivas nos consumidores : caso do futebol português
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/32896 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Arnaldo Coelho. |
id |
RCAP_a80cb7a0fc594d5c9dc385c7df6f1c5c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/32896 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Os antecedentes e os impactos das comunidades de marca desportivas nos consumidores : caso do futebol portuguêsComunidades de marcaIdentificaçãoRelação emocionalAmor à marcaBoca-a-bocaDomínio/Área Científica::Ciências SociaisDissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Arnaldo Coelho.Hoje em dia, o desporto deixou de ser apenas um fenómeno cultural tornando-se claramente num dos principais focos de negócio internacional, onde os clubes se tornaram empresas e os adeptos em consumidores. Desta forma, esta dissertação tem como objectivo estudar as Comunidades de Marca no futebol, os seus antecedentes e o seu impacto nas atitudes e comportamento do consumidor. Através deste estudo pretende-se compreender, também, em que medida é que este tipo de Comunidades pode influenciar o amor por uma marca, neste caso desportiva. Assim, este estudo, de caracter quantitativo, baseia-se nos resultados da investigação realizada a 132 pessoas, dentro do território português, que representam a relação entre o consumidor e uma marca desportiva. Os resultados demostram que a identificação, relação emocional, interacção social e sucesso da equipa são elementos chave para a construção das comunidades de marca. Em seguida, também foi demonstrado que a Comunidade de Marca tem um impacto positivo sobre o boca-aboca, advocacia da marca, lealdade à marca e amor à marca. Em suma, com os resultados deste estudo pretende-se que seja um estímulo para a investigação na área do marketing desportivo e relacional ao nível das comunidades de marca, reforçando os laços e a estabilidades das relações entre os consumidores e as instituições desportivas.FEUC2016-09-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/32896http://hdl.handle.net/10316/32896porMendes, João Gonçalo Miranda Alonso Pachecoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:37Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/32896Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:47:01.400221Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os antecedentes e os impactos das comunidades de marca desportivas nos consumidores : caso do futebol português |
title |
Os antecedentes e os impactos das comunidades de marca desportivas nos consumidores : caso do futebol português |
spellingShingle |
Os antecedentes e os impactos das comunidades de marca desportivas nos consumidores : caso do futebol português Mendes, João Gonçalo Miranda Alonso Pacheco Comunidades de marca Identificação Relação emocional Amor à marca Boca-a-boca Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
title_short |
Os antecedentes e os impactos das comunidades de marca desportivas nos consumidores : caso do futebol português |
title_full |
Os antecedentes e os impactos das comunidades de marca desportivas nos consumidores : caso do futebol português |
title_fullStr |
Os antecedentes e os impactos das comunidades de marca desportivas nos consumidores : caso do futebol português |
title_full_unstemmed |
Os antecedentes e os impactos das comunidades de marca desportivas nos consumidores : caso do futebol português |
title_sort |
Os antecedentes e os impactos das comunidades de marca desportivas nos consumidores : caso do futebol português |
author |
Mendes, João Gonçalo Miranda Alonso Pacheco |
author_facet |
Mendes, João Gonçalo Miranda Alonso Pacheco |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, João Gonçalo Miranda Alonso Pacheco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunidades de marca Identificação Relação emocional Amor à marca Boca-a-boca Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
topic |
Comunidades de marca Identificação Relação emocional Amor à marca Boca-a-boca Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
description |
Dissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Arnaldo Coelho. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-21 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/32896 http://hdl.handle.net/10316/32896 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/32896 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FEUC |
publisher.none.fl_str_mv |
FEUC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133746143690752 |