Os antecedentes e os impactos das comunidades de marca desportivas nos consumidores : caso do futebol português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, João Gonçalo Miranda Alonso Pacheco
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/32896
Resumo: Dissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Arnaldo Coelho.
id RCAP_a80cb7a0fc594d5c9dc385c7df6f1c5c
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/32896
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os antecedentes e os impactos das comunidades de marca desportivas nos consumidores : caso do futebol portuguêsComunidades de marcaIdentificaçãoRelação emocionalAmor à marcaBoca-a-bocaDomínio/Área Científica::Ciências SociaisDissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Arnaldo Coelho.Hoje em dia, o desporto deixou de ser apenas um fenómeno cultural tornando-se claramente num dos principais focos de negócio internacional, onde os clubes se tornaram empresas e os adeptos em consumidores. Desta forma, esta dissertação tem como objectivo estudar as Comunidades de Marca no futebol, os seus antecedentes e o seu impacto nas atitudes e comportamento do consumidor. Através deste estudo pretende-se compreender, também, em que medida é que este tipo de Comunidades pode influenciar o amor por uma marca, neste caso desportiva. Assim, este estudo, de caracter quantitativo, baseia-se nos resultados da investigação realizada a 132 pessoas, dentro do território português, que representam a relação entre o consumidor e uma marca desportiva. Os resultados demostram que a identificação, relação emocional, interacção social e sucesso da equipa são elementos chave para a construção das comunidades de marca. Em seguida, também foi demonstrado que a Comunidade de Marca tem um impacto positivo sobre o boca-aboca, advocacia da marca, lealdade à marca e amor à marca. Em suma, com os resultados deste estudo pretende-se que seja um estímulo para a investigação na área do marketing desportivo e relacional ao nível das comunidades de marca, reforçando os laços e a estabilidades das relações entre os consumidores e as instituições desportivas.FEUC2016-09-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/32896http://hdl.handle.net/10316/32896porMendes, João Gonçalo Miranda Alonso Pachecoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:37Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/32896Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:47:01.400221Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os antecedentes e os impactos das comunidades de marca desportivas nos consumidores : caso do futebol português
title Os antecedentes e os impactos das comunidades de marca desportivas nos consumidores : caso do futebol português
spellingShingle Os antecedentes e os impactos das comunidades de marca desportivas nos consumidores : caso do futebol português
Mendes, João Gonçalo Miranda Alonso Pacheco
Comunidades de marca
Identificação
Relação emocional
Amor à marca
Boca-a-boca
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
title_short Os antecedentes e os impactos das comunidades de marca desportivas nos consumidores : caso do futebol português
title_full Os antecedentes e os impactos das comunidades de marca desportivas nos consumidores : caso do futebol português
title_fullStr Os antecedentes e os impactos das comunidades de marca desportivas nos consumidores : caso do futebol português
title_full_unstemmed Os antecedentes e os impactos das comunidades de marca desportivas nos consumidores : caso do futebol português
title_sort Os antecedentes e os impactos das comunidades de marca desportivas nos consumidores : caso do futebol português
author Mendes, João Gonçalo Miranda Alonso Pacheco
author_facet Mendes, João Gonçalo Miranda Alonso Pacheco
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, João Gonçalo Miranda Alonso Pacheco
dc.subject.por.fl_str_mv Comunidades de marca
Identificação
Relação emocional
Amor à marca
Boca-a-boca
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
topic Comunidades de marca
Identificação
Relação emocional
Amor à marca
Boca-a-boca
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
description Dissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Arnaldo Coelho.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/32896
http://hdl.handle.net/10316/32896
url http://hdl.handle.net/10316/32896
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv FEUC
publisher.none.fl_str_mv FEUC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133746143690752