Análise de perspetivas, expetativas e necessidades de formação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/45278 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos) |
id |
RCAP_5b26fb77703b6a71fbaa50971a46a0af |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/45278 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Análise de perspetivas, expetativas e necessidades de formaçãoAnalyse des perspectives, attentes et besoins de formationAnálise de necessidades de formaçãoAvaliação da formaçãoCiclo formativoIntervenção formativaFormação sindicalAnalyse des besoins de formationÉvaluation de formationCycle de formationIntervention de formativeFormation syndicaleCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos)No segundo ano do Mestrado em Educação, área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos, para obtenção do grau de Mestre, é exigida a realização de um estágio profissionalizante numa entidade ligada aos domínios de intervenção profissional. O público-alvo deste estudo abarcou os Dirigentes de um determinado sindicato, pretendeuse conceber e implementar um plano de formação que fosse uma mais-valia na vida destes, nas dimensões profissional, pessoal e social. As metodologias utilizadas foram, de caráter quantitativo, e também qualitativo; optou-se pela entrevista e pelo inquérito por questionário como as técnicas de recolha de informação mais adequadas neste contexto. Após análise da informação recolhida, através da entrevista e do inquérito por questionário, no âmbito da análise de necessidades de formação, foi possível desenhar um plano de formação à medida e de acordo com os objetivos delineados. Conclui-se ainda que, quer a Direção, quer os Dirigentes Sindicais destinatários da intervenção, entendem que a formação é a ferramenta necessária e uma resposta adequada para a valorização e desenvolvimento e apontaram-se as áreas de interesse.Dans la deuxième année de la Maîtrise en éducation, domaine de spécialisation Formation, Travail et Ressources Humaines, pour l’obtention du diplôme de maîtrise, é il faut réaliser un stage/une formation professionnel(/elle) dans une entité liée à des domaines d’intervention professionnelle. Le public cible de cette étude a englobé les dirigeants d’un certain syndicat, on a visé à concevoir et à mettre en oeuvre un plan de formation qui soit un atout dans leur vie, au niveau professionnel, personnel et social. Les méthodes utilisées ont été de caractère quantitatif et aussi qualificatif, on a opté pour l'entretien et l'enquête par questionnaire comme les techniques de collecte d’information les plus adéquates dans ce contexte. Après l’analyse de l’information collectée, à travers l’entretien et de l’enquête par questionnaire, dans le domaine de l’analyse des besoins de formation, cela a été possible concevoir un plan de formation au fur et conformément aux objectifs énoncés. On peut également conclure que, aussi bien la Direction comme les Dirigeants Syndicaux destinataires de l’intervention pensent que la formation est l’outil nécessaire et une réponse adéquate pour la valorisation et le développement et on a indiqué les domaines d’intérêt.Teixeira, Maria Fátima Magalhães Antunes GonçalvesUniversidade do MinhoPereira, Sónia Maria e Sousa2017-03-152017-03-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/45278por201668360info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:57:56Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/45278Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:47:37.669337Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise de perspetivas, expetativas e necessidades de formação Analyse des perspectives, attentes et besoins de formation |
title |
Análise de perspetivas, expetativas e necessidades de formação |
spellingShingle |
Análise de perspetivas, expetativas e necessidades de formação Pereira, Sónia Maria e Sousa Análise de necessidades de formação Avaliação da formação Ciclo formativo Intervenção formativa Formação sindical Analyse des besoins de formation Évaluation de formation Cycle de formation Intervention de formative Formation syndicale Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Análise de perspetivas, expetativas e necessidades de formação |
title_full |
Análise de perspetivas, expetativas e necessidades de formação |
title_fullStr |
Análise de perspetivas, expetativas e necessidades de formação |
title_full_unstemmed |
Análise de perspetivas, expetativas e necessidades de formação |
title_sort |
Análise de perspetivas, expetativas e necessidades de formação |
author |
Pereira, Sónia Maria e Sousa |
author_facet |
Pereira, Sónia Maria e Sousa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Teixeira, Maria Fátima Magalhães Antunes Gonçalves Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Sónia Maria e Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise de necessidades de formação Avaliação da formação Ciclo formativo Intervenção formativa Formação sindical Analyse des besoins de formation Évaluation de formation Cycle de formation Intervention de formative Formation syndicale Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Análise de necessidades de formação Avaliação da formação Ciclo formativo Intervenção formativa Formação sindical Analyse des besoins de formation Évaluation de formation Cycle de formation Intervention de formative Formation syndicale Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos) |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-03-15 2017-03-15T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/45278 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/45278 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
201668360 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132235072274432 |