A gestão escolar e as tecnologias digitais : a implementação de um projeto e os desafios da prática pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Elaine Antônia de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/56663
Resumo: Dissertação de mestrado, Educação (Área de Especialidade em Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2022
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spelling A gestão escolar e as tecnologias digitais : a implementação de um projeto e os desafios da prática pedagógicaAdministração escolarTecnologias digitaisPráticas pedagógicasEducação - BrasilDissertações de mestrado - 2022Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Educação (Área de Especialidade em Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2022O presente estudo foi proposto considerando-se as tecnologias digitais disponíveis e que a aplicação destas na área da educação tem sido um dos grandes desafios à prática pedagógica dos docentes e à gestão escolar no cenário atual. A pesquisa aqui apresentada utilizou o método de estudo de caso, desenvolvido no Colégio Projeção, localizado no Distrito Federal – Brasil, com nove gestores, dentre eles coordenadores, diretores e assessora pedagógicos. Por meio deste estudo de caso, investigou-se o grau de tecnologia aplicada ao ensino no Colégio Projeção e como esta é utilizada pelos docentes, abordouse os constrangimentos e as dificuldades de implementação de tais tecnologias por parte dos gestores e dos docentes e como as novas ferramentas digitais afetam o seu trabalho, de forma direta ou indireta. De acordo com os resultados obtidos, todas as unidades do Colégio contam com uma grande quantidade e diversidade de recursos e ferramentas tecnológicas à sua disposição, e que as decisões macro de direcionamento de recursos financeiros na modernização digital das unidades do colégio ficam a cargo da Diretoria de Operações, tendo, contudo, o gestor pouca autonomia sobre como serão aplicados tais recursos. Professores e gestores concordam que a mera disponibilização dos recursos digitais não basta para garantir a sua utilização no ensino, pois se faz necessário que o docente não somente entenda a importância e o benefício da aplicação do digital no ensino para a aprendizagem, mas que saiba como utilizar estes recursos de forma eficaz, sendo a formação do docente uma preocupação dos gestores do Colégio. Para estes gestores, tanto a formação quanto a utilização das tecnologias digitais constituem um desafio, pois dependem de recursos financeiros e do interesse do docente no aprendizado e na própria aplicação do digital em suas aulas. Neste ínterim, o gestor precisa criar estratégias para promover a utilização do digital na aprendizagem efetiva, e entender o trabalho do professor e as suas reais necessidades antecipando os problemas que possam surgir na utilização dos recursos digitais disponibilizados.Considering the available digital technologies and that their application in the area of education has been one of the great challenges to the pedagogical practice of teachers and school management in the current scenario, the present study was proposed. The research presented here used the case study method, carried out with nine managers from Colégio Projeção, located in the District Federal - Brazil, including directors and pedagogical advisors. Through the case study carried out, the degree of technology applied to teaching at Colégio Projeção was investigated and how it is used by teachers, the constraints and difficulties of implementing such technologies by managers and teachers were addressed, and how new tools affect your work, directly or indirectly. According to the results obtained, all units of Colégio have a large amount and diversity of resources and technological tools at their disposal, and that the macro decisions of directing financial resources in the digital modernization of the units of the college are in charge of the Operation Directorate, with the manager having little autonomy over how such resources will be applied. Teachers and managers agree that the mere availability of digital resources is not enough to guarantee their use in teaching, as it is necessary for the teacher not only to understand the importance and benefit of the application of digital in teaching for learning, but also to know how to use it effectively, and teacher training is a frequent concern of the College's managers. For these managers, both the training and the use of digital technologies is a challenge, as they depend on financial resources to create formative moments and the interest of the teacher in learning and in the very application of digital in their classes. In the meantime, the manager needs to find ways to make this form of content transmission effective in learning, and it is only by understanding the teacher's work and their real needs that they can create strategies to solve the problems that may arise in the use of available digital resources.Rodrigues, Ana Luísa Fonseca, 1974-Repositório da Universidade de LisboaSouza, Elaine Antônia de2023-03-14T16:42:59Z20222022-04-182022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/56663TID:203287762porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:04:30Zoai:repositorio.ul.pt:10451/56663Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:07:13.409048Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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