Gamificação nas práticas pedagógicas docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carielo, Tadeu Alves
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/57008
Resumo: Dissertação de mestrado, Educação (Área de Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais), 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação
id RCAP_2bc34ca574e4344b36acf64b991fae88
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/57008
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Gamificação nas práticas pedagógicas docentesPráticas pedagógicasEnsino-aprendizagemGamificaçãoTecnologias digitaisInovação pedagógicaDissertações de mestrado - 2022Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Educação (Área de Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais), 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de EducaçãoO objetivo desta investigação é analisar e identificar os factos e fenómenos da Gamificação dentro de um contexto educacional das práticas pedagógicas com professores de formação em tecnologia que lecionam competências em tecnologias digitais. É concebida empiricamente através de estudo de caso de natureza qualitativa dedutiva, de caráter exploratório e ao mesmo tempo descritivo com a metodologia de análise de conteúdo. Tem como instrumento de coleta de dados a entrevista individual, semi-diretiva, com base em um guião previamente elaborado com abordagem indireta na finalidade de conseguir qualidade informativa dos dados obtidos na busca de uma melhor compreensão e perceção dos resultados levantados.The purpose of this research is to analyze and identify the facts and phenomena of Gamification within an educational context of pedagogical practices along with technology instructors who teach skills in digital technologies. It is empirically conceived through a case study of deductive qualitative nature, exploratory and also descriptive with the methodology of content analysis. Its data collection instrument is based on individual, semi-directive interviews, after a previously elaborated script with an indirect approach so as to achieve informative quality from the data obtained in the search for a better understanding and perception of the results attained.Costa, Fernando António Albuquerque, 1958-Repositório da Universidade de LisboaCarielo, Tadeu Alves2023-04-04T14:31:21Z20222022-10-172022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/57008porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:04:54Zoai:repositorio.ul.pt:10451/57008Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:07:25.463690Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Gamificação nas práticas pedagógicas docentes
title Gamificação nas práticas pedagógicas docentes
spellingShingle Gamificação nas práticas pedagógicas docentes
Carielo, Tadeu Alves
Práticas pedagógicas
Ensino-aprendizagem
Gamificação
Tecnologias digitais
Inovação pedagógica
Dissertações de mestrado - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Gamificação nas práticas pedagógicas docentes
title_full Gamificação nas práticas pedagógicas docentes
title_fullStr Gamificação nas práticas pedagógicas docentes
title_full_unstemmed Gamificação nas práticas pedagógicas docentes
title_sort Gamificação nas práticas pedagógicas docentes
author Carielo, Tadeu Alves
author_facet Carielo, Tadeu Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Fernando António Albuquerque, 1958-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Carielo, Tadeu Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas pedagógicas
Ensino-aprendizagem
Gamificação
Tecnologias digitais
Inovação pedagógica
Dissertações de mestrado - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Práticas pedagógicas
Ensino-aprendizagem
Gamificação
Tecnologias digitais
Inovação pedagógica
Dissertações de mestrado - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de mestrado, Educação (Área de Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais), 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-10-17
2022-01-01T00:00:00Z
2023-04-04T14:31:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/57008
url http://hdl.handle.net/10451/57008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134628240424960