Contributos para a compreensão das dimensões e características do Capital Intelectual valorizadas por uma Empresa líder no Sector dos Seguros em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abrantes, Andreia Filipa da Rocha
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/3917
Resumo: Mestrado em Gestão e Empreendedorismo
id RCAP_5b43bbd13bec7aed3c5ee70ca67d0d64
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3917
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contributos para a compreensão das dimensões e características do Capital Intelectual valorizadas por uma Empresa líder no Sector dos Seguros em PortugalCapital IntelectualVantagem CompetitivaConhecimentoIntellectual CapitalCompetitive advantageKnowledgeMestrado em Gestão e EmpreendedorismoEste trabalho tem como objectivo contribuir para um melhor entendimento das características e dimensões valorizadas por uma empresa líder do sector dos seguros em Portugal. O conhecimento, seja sob que forma for, é hoje essencial a qualquer sociedade. Devem ser criadas as condições necessárias para que a produção de conhecimento ocorra de uma forma espontânea e natural. A partilha e transferência do conhecimento deve ser acautelada e sem receios. É consensual a ideia de que nos movemos numa economia onde a riqueza depende da capacidade das organizações para criar, alimentar, combinar e alavancar os seus intangíveis. O capital intelectual tem sido descrito como o conjunto de recursos organizacionais que podem ser utilizados como fonte de vantagem competitiva sustentável. Torna-se, pois, vital entender como as organizações criam valor a partir do seu capital intelectual, para o poderem medir e gerir. Do mesmo modo, importa perceber quais as dimensões e características que permitem criar essa vantagem competitiva sustentada. Os resultados obtidos permitem concluir que a dimensão mais valorizada é o capital humano e as principais características indicadas como criadoras de vantagem competitiva são a dimensão humana, seguida pelo conhecimento e a formação.The main purpose of this essay is to contribute to a better understanding of the technical features and dimension enriched by a leader in the Portuguese insurance company’s sector. Nowadays, all forms of knowledge are very important to any company. Therefore, it is important to create the proper conditions so that knowledge can be developed in a spontaneous and natural way. As well as sharing, transfer must be warn undauntedly. It is widely accepted that we move in an economy where wealth depends on the companies’ ability to create, feed, combine and leverage their intangible capital. Intellectual capital has been described as the set of organizational resources that can be used as a mean of creating value from their intellectual capital, in order to measure and manage it. It is also important to understand which dimensions and features enable this sustained competitive advantage. The results reveal that the most valued dimension is the human capital and the main features that create a competitive advantage is the human dimension, knowledge and trainingMartins, José MoleiroMartins, Hélder FanhaRCIPLAbrantes, Andreia Filipa da Rocha2014-10-29T20:52:13Z2013-072013-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/3917porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:45:14Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3917Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:13:27.324440Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contributos para a compreensão das dimensões e características do Capital Intelectual valorizadas por uma Empresa líder no Sector dos Seguros em Portugal
title Contributos para a compreensão das dimensões e características do Capital Intelectual valorizadas por uma Empresa líder no Sector dos Seguros em Portugal
spellingShingle Contributos para a compreensão das dimensões e características do Capital Intelectual valorizadas por uma Empresa líder no Sector dos Seguros em Portugal
Abrantes, Andreia Filipa da Rocha
Capital Intelectual
Vantagem Competitiva
Conhecimento
Intellectual Capital
Competitive advantage
Knowledge
title_short Contributos para a compreensão das dimensões e características do Capital Intelectual valorizadas por uma Empresa líder no Sector dos Seguros em Portugal
title_full Contributos para a compreensão das dimensões e características do Capital Intelectual valorizadas por uma Empresa líder no Sector dos Seguros em Portugal
title_fullStr Contributos para a compreensão das dimensões e características do Capital Intelectual valorizadas por uma Empresa líder no Sector dos Seguros em Portugal
title_full_unstemmed Contributos para a compreensão das dimensões e características do Capital Intelectual valorizadas por uma Empresa líder no Sector dos Seguros em Portugal
title_sort Contributos para a compreensão das dimensões e características do Capital Intelectual valorizadas por uma Empresa líder no Sector dos Seguros em Portugal
author Abrantes, Andreia Filipa da Rocha
author_facet Abrantes, Andreia Filipa da Rocha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, José Moleiro
Martins, Hélder Fanha
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Abrantes, Andreia Filipa da Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Capital Intelectual
Vantagem Competitiva
Conhecimento
Intellectual Capital
Competitive advantage
Knowledge
topic Capital Intelectual
Vantagem Competitiva
Conhecimento
Intellectual Capital
Competitive advantage
Knowledge
description Mestrado em Gestão e Empreendedorismo
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07
2013-07-01T00:00:00Z
2014-10-29T20:52:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/3917
url http://hdl.handle.net/10400.21/3917
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133391044476928