Contributos para a compreensão das dimensões e características do Capital Intelectual valorizadas por uma Empresa líder no Sector dos Seguros em Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/3917 |
Resumo: | Mestrado em Gestão e Empreendedorismo |
id |
RCAP_5b43bbd13bec7aed3c5ee70ca67d0d64 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3917 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Contributos para a compreensão das dimensões e características do Capital Intelectual valorizadas por uma Empresa líder no Sector dos Seguros em PortugalCapital IntelectualVantagem CompetitivaConhecimentoIntellectual CapitalCompetitive advantageKnowledgeMestrado em Gestão e EmpreendedorismoEste trabalho tem como objectivo contribuir para um melhor entendimento das características e dimensões valorizadas por uma empresa líder do sector dos seguros em Portugal. O conhecimento, seja sob que forma for, é hoje essencial a qualquer sociedade. Devem ser criadas as condições necessárias para que a produção de conhecimento ocorra de uma forma espontânea e natural. A partilha e transferência do conhecimento deve ser acautelada e sem receios. É consensual a ideia de que nos movemos numa economia onde a riqueza depende da capacidade das organizações para criar, alimentar, combinar e alavancar os seus intangíveis. O capital intelectual tem sido descrito como o conjunto de recursos organizacionais que podem ser utilizados como fonte de vantagem competitiva sustentável. Torna-se, pois, vital entender como as organizações criam valor a partir do seu capital intelectual, para o poderem medir e gerir. Do mesmo modo, importa perceber quais as dimensões e características que permitem criar essa vantagem competitiva sustentada. Os resultados obtidos permitem concluir que a dimensão mais valorizada é o capital humano e as principais características indicadas como criadoras de vantagem competitiva são a dimensão humana, seguida pelo conhecimento e a formação.The main purpose of this essay is to contribute to a better understanding of the technical features and dimension enriched by a leader in the Portuguese insurance company’s sector. Nowadays, all forms of knowledge are very important to any company. Therefore, it is important to create the proper conditions so that knowledge can be developed in a spontaneous and natural way. As well as sharing, transfer must be warn undauntedly. It is widely accepted that we move in an economy where wealth depends on the companies’ ability to create, feed, combine and leverage their intangible capital. Intellectual capital has been described as the set of organizational resources that can be used as a mean of creating value from their intellectual capital, in order to measure and manage it. It is also important to understand which dimensions and features enable this sustained competitive advantage. The results reveal that the most valued dimension is the human capital and the main features that create a competitive advantage is the human dimension, knowledge and trainingMartins, José MoleiroMartins, Hélder FanhaRCIPLAbrantes, Andreia Filipa da Rocha2014-10-29T20:52:13Z2013-072013-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/3917porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:45:14Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3917Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:13:27.324440Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contributos para a compreensão das dimensões e características do Capital Intelectual valorizadas por uma Empresa líder no Sector dos Seguros em Portugal |
title |
Contributos para a compreensão das dimensões e características do Capital Intelectual valorizadas por uma Empresa líder no Sector dos Seguros em Portugal |
spellingShingle |
Contributos para a compreensão das dimensões e características do Capital Intelectual valorizadas por uma Empresa líder no Sector dos Seguros em Portugal Abrantes, Andreia Filipa da Rocha Capital Intelectual Vantagem Competitiva Conhecimento Intellectual Capital Competitive advantage Knowledge |
title_short |
Contributos para a compreensão das dimensões e características do Capital Intelectual valorizadas por uma Empresa líder no Sector dos Seguros em Portugal |
title_full |
Contributos para a compreensão das dimensões e características do Capital Intelectual valorizadas por uma Empresa líder no Sector dos Seguros em Portugal |
title_fullStr |
Contributos para a compreensão das dimensões e características do Capital Intelectual valorizadas por uma Empresa líder no Sector dos Seguros em Portugal |
title_full_unstemmed |
Contributos para a compreensão das dimensões e características do Capital Intelectual valorizadas por uma Empresa líder no Sector dos Seguros em Portugal |
title_sort |
Contributos para a compreensão das dimensões e características do Capital Intelectual valorizadas por uma Empresa líder no Sector dos Seguros em Portugal |
author |
Abrantes, Andreia Filipa da Rocha |
author_facet |
Abrantes, Andreia Filipa da Rocha |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martins, José Moleiro Martins, Hélder Fanha RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Abrantes, Andreia Filipa da Rocha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Capital Intelectual Vantagem Competitiva Conhecimento Intellectual Capital Competitive advantage Knowledge |
topic |
Capital Intelectual Vantagem Competitiva Conhecimento Intellectual Capital Competitive advantage Knowledge |
description |
Mestrado em Gestão e Empreendedorismo |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-07 2013-07-01T00:00:00Z 2014-10-29T20:52:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/3917 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/3917 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817554343716454400 |