Freqüência, precisão e localização temporal de conhecimento de resultados e o processo adaptativo na aquisição de uma habilidade motora de controle da força manual
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Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-05232005000100007 |
Resumo: | No processo de aquisição de habilidades motoras, importa tanto a estabilização funcional, como a capacidade de aplicação do que foi adquirido a novas situações, caracterizando um processo cíclico e dinâmico de instabilidade-estabilidade-instabilidade, que resulta em crescente complexidade. O presente estudo investigou a variável conhecimento de resultados (CR) no processo adaptativo em aprendizagem motora. De acordo com os resultados, regimes de CR menos freqüentes, menos precisos e com atividade no intervalo pós-CR (fatores de instabilidade, incerteza e desordem) não prejudicaram o processo adaptativo de aquisição de uma habilidade motora de controle de força manual. |
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No processo de aquisição de habilidades motoras, importa tanto a estabilização funcional, como a capacidade de aplicação do que foi adquirido a novas situações, caracterizando um processo cíclico e dinâmico de instabilidade-estabilidade-instabilidade, que resulta em crescente complexidade. O presente estudo investigou a variável conhecimento de resultados (CR) no processo adaptativo em aprendizagem motora. De acordo com os resultados, regimes de CR menos freqüentes, menos precisos e com atividade no intervalo pós-CR (fatores de instabilidade, incerteza e desordem) não prejudicaram o processo adaptativo de aquisição de uma habilidade motora de controle de força manual. |
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