Faixa de amplitude de conhecimento de resultados e processo adaptativo na aquisição de controle da força manual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16619 |
Resumo: | A aquisição de habilidades motoras implica em estabilização funcional e aplicação do que foi adquirido a novas situações. Esse processo dinâmico caracteriza um ciclo de instabilidade-estabilidade-instabilidade, que resulta em crescente complexidade e pressupõe a reconsideração de fatores de incerteza e desordem. O conhecimento de resultados (CR), informação externa para o aprendiz sobre o resultado do movimento, é um fator que permite a manipulação da quantidade de certeza relativamente à meta. A presente pesquisa teve o propósito de estudar a integralidade do fornecimento de CR no processo adaptativo em aprendizagem motora. Segundo os resultados, CR fornecido apenas quando o erro ultrapassa um limite preestabelecido não prejudicou a aquisição de uma habilidade motora de controle de força manual. |
id |
USP-35_7f1169697e698fa8c7abef3ccca388db |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/16619 |
network_acronym_str |
USP-35 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Faixa de amplitude de conhecimento de resultados e processo adaptativo na aquisição de controle da força manual Knowledge of result bandwidth and adaptive process in the acquisition of a hand grip strength task Conhecimento de resultados (CR)Faixa de amplitudeRetroalimentaçãoControle de forçaProcesso adaptativoHabilidades motorasAprendizagem motoraKnowledge of results (KR)BandwidthFeedbackForce controlAdaptive processMotor skillMotor learning A aquisição de habilidades motoras implica em estabilização funcional e aplicação do que foi adquirido a novas situações. Esse processo dinâmico caracteriza um ciclo de instabilidade-estabilidade-instabilidade, que resulta em crescente complexidade e pressupõe a reconsideração de fatores de incerteza e desordem. O conhecimento de resultados (CR), informação externa para o aprendiz sobre o resultado do movimento, é um fator que permite a manipulação da quantidade de certeza relativamente à meta. A presente pesquisa teve o propósito de estudar a integralidade do fornecimento de CR no processo adaptativo em aprendizagem motora. Segundo os resultados, CR fornecido apenas quando o erro ultrapassa um limite preestabelecido não prejudicou a aquisição de uma habilidade motora de controle de força manual. Motor skill acquisition implies functional stability and applying what was acquired to new contexts. This cyclic and dynamic process of instability-stability-instability results in increasing complexity and presumes the reconsideration of factors such as uncertainty and disorder. The knowledge of results (KR), external information given to the learner about the movement outcome, is a factor which allows manipulating the amount of uncertainty in relation to the goal. This study aimed to investigate the role of integral KR information in motor learning viewed as an adaptive process. The results indicated that KR given inside an error bandwidth was not harmful to the adaptive process in acquiring a manual force control motor task. Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2006-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/1661910.1590/S1807-55092006000200004Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 20 n. 2 (2006); 111-119 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 20 Núm. 2 (2006); 111-119 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 20 No. 2 (2006); 111-119 1981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16619/18332Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarrocal, Raquel MarquesPerez, Carlos ReyMeira Junior, Cássio de MirandaGomes, Fábio Rodrigo FerreiraTani, Go2012-05-22T12:24:00Zoai:revistas.usp.br:article/16619Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2012-05-22T12:24Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Faixa de amplitude de conhecimento de resultados e processo adaptativo na aquisição de controle da força manual Knowledge of result bandwidth and adaptive process in the acquisition of a hand grip strength task |
title |
Faixa de amplitude de conhecimento de resultados e processo adaptativo na aquisição de controle da força manual |
spellingShingle |
Faixa de amplitude de conhecimento de resultados e processo adaptativo na aquisição de controle da força manual Barrocal, Raquel Marques Conhecimento de resultados (CR) Faixa de amplitude Retroalimentação Controle de força Processo adaptativo Habilidades motoras Aprendizagem motora Knowledge of results (KR) Bandwidth Feedback Force control Adaptive process Motor skill Motor learning |
title_short |
Faixa de amplitude de conhecimento de resultados e processo adaptativo na aquisição de controle da força manual |
title_full |
Faixa de amplitude de conhecimento de resultados e processo adaptativo na aquisição de controle da força manual |
title_fullStr |
Faixa de amplitude de conhecimento de resultados e processo adaptativo na aquisição de controle da força manual |
title_full_unstemmed |
Faixa de amplitude de conhecimento de resultados e processo adaptativo na aquisição de controle da força manual |
title_sort |
Faixa de amplitude de conhecimento de resultados e processo adaptativo na aquisição de controle da força manual |
author |
Barrocal, Raquel Marques |
author_facet |
Barrocal, Raquel Marques Perez, Carlos Rey Meira Junior, Cássio de Miranda Gomes, Fábio Rodrigo Ferreira Tani, Go |
author_role |
author |
author2 |
Perez, Carlos Rey Meira Junior, Cássio de Miranda Gomes, Fábio Rodrigo Ferreira Tani, Go |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barrocal, Raquel Marques Perez, Carlos Rey Meira Junior, Cássio de Miranda Gomes, Fábio Rodrigo Ferreira Tani, Go |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conhecimento de resultados (CR) Faixa de amplitude Retroalimentação Controle de força Processo adaptativo Habilidades motoras Aprendizagem motora Knowledge of results (KR) Bandwidth Feedback Force control Adaptive process Motor skill Motor learning |
topic |
Conhecimento de resultados (CR) Faixa de amplitude Retroalimentação Controle de força Processo adaptativo Habilidades motoras Aprendizagem motora Knowledge of results (KR) Bandwidth Feedback Force control Adaptive process Motor skill Motor learning |
description |
A aquisição de habilidades motoras implica em estabilização funcional e aplicação do que foi adquirido a novas situações. Esse processo dinâmico caracteriza um ciclo de instabilidade-estabilidade-instabilidade, que resulta em crescente complexidade e pressupõe a reconsideração de fatores de incerteza e desordem. O conhecimento de resultados (CR), informação externa para o aprendiz sobre o resultado do movimento, é um fator que permite a manipulação da quantidade de certeza relativamente à meta. A presente pesquisa teve o propósito de estudar a integralidade do fornecimento de CR no processo adaptativo em aprendizagem motora. Segundo os resultados, CR fornecido apenas quando o erro ultrapassa um limite preestabelecido não prejudicou a aquisição de uma habilidade motora de controle de força manual. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16619 10.1590/S1807-55092006000200004 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16619 |
identifier_str_mv |
10.1590/S1807-55092006000200004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16619/18332 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 20 n. 2 (2006); 111-119 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 20 Núm. 2 (2006); 111-119 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 20 No. 2 (2006); 111-119 1981-4690 1807-5509 reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||reveefe@usp.br |
_version_ |
1800222930274091008 |