Faixa de amplitude de conhecimento de resultados e processo adaptativo na aquisição de controle da força manual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barrocal, Raquel Marques
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Perez, Carlos Rey, Meira Junior, Cássio de Miranda, Gomes, Fábio Rodrigo Ferreira, Tani, Go
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16619
Resumo: A aquisição de habilidades motoras implica em estabilização funcional e aplicação do que foi adquirido a novas situações. Esse processo dinâmico caracteriza um ciclo de instabilidade-estabilidade-instabilidade, que resulta em crescente complexidade e pressupõe a reconsideração de fatores de incerteza e desordem. O conhecimento de resultados (CR), informação externa para o aprendiz sobre o resultado do movimento, é um fator que permite a manipulação da quantidade de certeza relativamente à meta. A presente pesquisa teve o propósito de estudar a integralidade do fornecimento de CR no processo adaptativo em aprendizagem motora. Segundo os resultados, CR fornecido apenas quando o erro ultrapassa um limite preestabelecido não prejudicou a aquisição de uma habilidade motora de controle de força manual.
id USP-35_7f1169697e698fa8c7abef3ccca388db
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/16619
network_acronym_str USP-35
network_name_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository_id_str
spelling Faixa de amplitude de conhecimento de resultados e processo adaptativo na aquisição de controle da força manual Knowledge of result bandwidth and adaptive process in the acquisition of a hand grip strength task Conhecimento de resultados (CR)Faixa de amplitudeRetroalimentaçãoControle de forçaProcesso adaptativoHabilidades motorasAprendizagem motoraKnowledge of results (KR)BandwidthFeedbackForce controlAdaptive processMotor skillMotor learning A aquisição de habilidades motoras implica em estabilização funcional e aplicação do que foi adquirido a novas situações. Esse processo dinâmico caracteriza um ciclo de instabilidade-estabilidade-instabilidade, que resulta em crescente complexidade e pressupõe a reconsideração de fatores de incerteza e desordem. O conhecimento de resultados (CR), informação externa para o aprendiz sobre o resultado do movimento, é um fator que permite a manipulação da quantidade de certeza relativamente à meta. A presente pesquisa teve o propósito de estudar a integralidade do fornecimento de CR no processo adaptativo em aprendizagem motora. Segundo os resultados, CR fornecido apenas quando o erro ultrapassa um limite preestabelecido não prejudicou a aquisição de uma habilidade motora de controle de força manual. Motor skill acquisition implies functional stability and applying what was acquired to new contexts. This cyclic and dynamic process of instability-stability-instability results in increasing complexity and presumes the reconsideration of factors such as uncertainty and disorder. The knowledge of results (KR), external information given to the learner about the movement outcome, is a factor which allows manipulating the amount of uncertainty in relation to the goal. This study aimed to investigate the role of integral KR information in motor learning viewed as an adaptive process. The results indicated that KR given inside an error bandwidth was not harmful to the adaptive process in acquiring a manual force control motor task. Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2006-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/1661910.1590/S1807-55092006000200004Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 20 n. 2 (2006); 111-119 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 20 Núm. 2 (2006); 111-119 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 20 No. 2 (2006); 111-119 1981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16619/18332Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarrocal, Raquel MarquesPerez, Carlos ReyMeira Junior, Cássio de MirandaGomes, Fábio Rodrigo FerreiraTani, Go2012-05-22T12:24:00Zoai:revistas.usp.br:article/16619Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2012-05-22T12:24Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Faixa de amplitude de conhecimento de resultados e processo adaptativo na aquisição de controle da força manual
Knowledge of result bandwidth and adaptive process in the acquisition of a hand grip strength task
title Faixa de amplitude de conhecimento de resultados e processo adaptativo na aquisição de controle da força manual
spellingShingle Faixa de amplitude de conhecimento de resultados e processo adaptativo na aquisição de controle da força manual
Barrocal, Raquel Marques
Conhecimento de resultados (CR)
Faixa de amplitude
Retroalimentação
Controle de força
Processo adaptativo
Habilidades motoras
Aprendizagem motora
Knowledge of results (KR)
Bandwidth
Feedback
Force control
Adaptive process
Motor skill
Motor learning
title_short Faixa de amplitude de conhecimento de resultados e processo adaptativo na aquisição de controle da força manual
title_full Faixa de amplitude de conhecimento de resultados e processo adaptativo na aquisição de controle da força manual
title_fullStr Faixa de amplitude de conhecimento de resultados e processo adaptativo na aquisição de controle da força manual
title_full_unstemmed Faixa de amplitude de conhecimento de resultados e processo adaptativo na aquisição de controle da força manual
title_sort Faixa de amplitude de conhecimento de resultados e processo adaptativo na aquisição de controle da força manual
author Barrocal, Raquel Marques
author_facet Barrocal, Raquel Marques
Perez, Carlos Rey
Meira Junior, Cássio de Miranda
Gomes, Fábio Rodrigo Ferreira
Tani, Go
author_role author
author2 Perez, Carlos Rey
Meira Junior, Cássio de Miranda
Gomes, Fábio Rodrigo Ferreira
Tani, Go
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barrocal, Raquel Marques
Perez, Carlos Rey
Meira Junior, Cássio de Miranda
Gomes, Fábio Rodrigo Ferreira
Tani, Go
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimento de resultados (CR)
Faixa de amplitude
Retroalimentação
Controle de força
Processo adaptativo
Habilidades motoras
Aprendizagem motora
Knowledge of results (KR)
Bandwidth
Feedback
Force control
Adaptive process
Motor skill
Motor learning
topic Conhecimento de resultados (CR)
Faixa de amplitude
Retroalimentação
Controle de força
Processo adaptativo
Habilidades motoras
Aprendizagem motora
Knowledge of results (KR)
Bandwidth
Feedback
Force control
Adaptive process
Motor skill
Motor learning
description A aquisição de habilidades motoras implica em estabilização funcional e aplicação do que foi adquirido a novas situações. Esse processo dinâmico caracteriza um ciclo de instabilidade-estabilidade-instabilidade, que resulta em crescente complexidade e pressupõe a reconsideração de fatores de incerteza e desordem. O conhecimento de resultados (CR), informação externa para o aprendiz sobre o resultado do movimento, é um fator que permite a manipulação da quantidade de certeza relativamente à meta. A presente pesquisa teve o propósito de estudar a integralidade do fornecimento de CR no processo adaptativo em aprendizagem motora. Segundo os resultados, CR fornecido apenas quando o erro ultrapassa um limite preestabelecido não prejudicou a aquisição de uma habilidade motora de controle de força manual.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16619
10.1590/S1807-55092006000200004
url https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16619
identifier_str_mv 10.1590/S1807-55092006000200004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16619/18332
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 20 n. 2 (2006); 111-119
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 20 Núm. 2 (2006); 111-119
Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 20 No. 2 (2006); 111-119
1981-4690
1807-5509
reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||reveefe@usp.br
_version_ 1800222930274091008