“How do I blur the pencil?” Children's learning about drawing and collaboration using MyPaint

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Maria Pacheco
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Gonçalves, Nelson, Lopes, Maria Helena, Barreiros, Maria de Fátima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/2671
Resumo: No âmbito de um Mestrado em Educação Pré-Escolar, foi lançado um desafio relativo ao uso de Software Livre com crianças em contextos educativos. Duas educadoras de infância experientes exploraram o MyPaint com uma mesa de desenho digital com os seus grupos. Durante a experiência, foram recolhidos dados sobre a forma como as crianças se apropriaram do uso do software e sobre dimensões da sua aprendizagem do e com o software. Através de uma análise de conteúdo, diferentes aspetos da experiência foram agrupados em temas: organização da exploração do software nos dois contextos; aprendizagem das crianças sobre desenho e materiais de desenho, com relações entre o uso do software o desenho tradicional; e a colaboração para a aprendizagem. A discussão destaca as dimensões da Pedagogia da Educação de Infância mais relevantes na experiência. In a Master's Degree in Early Childhood Education, a challenge about using Free Software applications with children in educational contexts was proposed to the students. Two experienced teachers explored MyPaint with a graphics tablet with their groups of children. During the period of experimentation, data on the appropriation of the software by the children and on important dimensions of their learning of/with the software were collected. Through content analysis, different aspects of the experiences were clustered into themes: organization of the exploration of the software in both settings; children's learning about drawing, with relationships between the software use and traditional drawing; and the collaboration for learning. The discussion highlights the dimensions of Pedagogy of Early Childhood Education that were more relevant in this experience.
id RCAP_5b4eadfb6f314c97e335bf5d666ba815
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2671
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling “How do I blur the pencil?” Children's learning about drawing and collaboration using MyPainteducação de infânciaeducação artísticaTIC na educaçãosoftware livreuso do computadorearly childhood educationarts educationICT in educationfree softwarecomputer useNo âmbito de um Mestrado em Educação Pré-Escolar, foi lançado um desafio relativo ao uso de Software Livre com crianças em contextos educativos. Duas educadoras de infância experientes exploraram o MyPaint com uma mesa de desenho digital com os seus grupos. Durante a experiência, foram recolhidos dados sobre a forma como as crianças se apropriaram do uso do software e sobre dimensões da sua aprendizagem do e com o software. Através de uma análise de conteúdo, diferentes aspetos da experiência foram agrupados em temas: organização da exploração do software nos dois contextos; aprendizagem das crianças sobre desenho e materiais de desenho, com relações entre o uso do software o desenho tradicional; e a colaboração para a aprendizagem. A discussão destaca as dimensões da Pedagogia da Educação de Infância mais relevantes na experiência. In a Master's Degree in Early Childhood Education, a challenge about using Free Software applications with children in educational contexts was proposed to the students. Two experienced teachers explored MyPaint with a graphics tablet with their groups of children. During the period of experimentation, data on the appropriation of the software by the children and on important dimensions of their learning of/with the software were collected. Through content analysis, different aspects of the experiences were clustered into themes: organization of the exploration of the software in both settings; children's learning about drawing, with relationships between the software use and traditional drawing; and the collaboration for learning. The discussion highlights the dimensions of Pedagogy of Early Childhood Education that were more relevant in this experience.Repositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuFigueiredo, Maria PachecoGonçalves, NelsonLopes, Maria HelenaBarreiros, Maria de Fátima2015-03-12T15:31:22Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/2671porFigueiredo, M. P., Gonçalves, N. A., Lopes, M. H., & Barreiros, M. de F. (2014). “How do I blur the pencil?” Children’s learning about drawing and collaboration using MyPaint. Sensos-e, 1(1). Retrieved from http://sensos-e.ese.ipp.pt/?p=5495info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:26:00Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2671Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:41:50.720469Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv “How do I blur the pencil?” Children's learning about drawing and collaboration using MyPaint
title “How do I blur the pencil?” Children's learning about drawing and collaboration using MyPaint
spellingShingle “How do I blur the pencil?” Children's learning about drawing and collaboration using MyPaint
Figueiredo, Maria Pacheco
educação de infância
educação artística
TIC na educação
software livre
uso do computador
early childhood education
arts education
ICT in education
free software
computer use
title_short “How do I blur the pencil?” Children's learning about drawing and collaboration using MyPaint
title_full “How do I blur the pencil?” Children's learning about drawing and collaboration using MyPaint
title_fullStr “How do I blur the pencil?” Children's learning about drawing and collaboration using MyPaint
title_full_unstemmed “How do I blur the pencil?” Children's learning about drawing and collaboration using MyPaint
title_sort “How do I blur the pencil?” Children's learning about drawing and collaboration using MyPaint
author Figueiredo, Maria Pacheco
author_facet Figueiredo, Maria Pacheco
Gonçalves, Nelson
Lopes, Maria Helena
Barreiros, Maria de Fátima
author_role author
author2 Gonçalves, Nelson
Lopes, Maria Helena
Barreiros, Maria de Fátima
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueiredo, Maria Pacheco
Gonçalves, Nelson
Lopes, Maria Helena
Barreiros, Maria de Fátima
dc.subject.por.fl_str_mv educação de infância
educação artística
TIC na educação
software livre
uso do computador
early childhood education
arts education
ICT in education
free software
computer use
topic educação de infância
educação artística
TIC na educação
software livre
uso do computador
early childhood education
arts education
ICT in education
free software
computer use
description No âmbito de um Mestrado em Educação Pré-Escolar, foi lançado um desafio relativo ao uso de Software Livre com crianças em contextos educativos. Duas educadoras de infância experientes exploraram o MyPaint com uma mesa de desenho digital com os seus grupos. Durante a experiência, foram recolhidos dados sobre a forma como as crianças se apropriaram do uso do software e sobre dimensões da sua aprendizagem do e com o software. Através de uma análise de conteúdo, diferentes aspetos da experiência foram agrupados em temas: organização da exploração do software nos dois contextos; aprendizagem das crianças sobre desenho e materiais de desenho, com relações entre o uso do software o desenho tradicional; e a colaboração para a aprendizagem. A discussão destaca as dimensões da Pedagogia da Educação de Infância mais relevantes na experiência. In a Master's Degree in Early Childhood Education, a challenge about using Free Software applications with children in educational contexts was proposed to the students. Two experienced teachers explored MyPaint with a graphics tablet with their groups of children. During the period of experimentation, data on the appropriation of the software by the children and on important dimensions of their learning of/with the software were collected. Through content analysis, different aspects of the experiences were clustered into themes: organization of the exploration of the software in both settings; children's learning about drawing, with relationships between the software use and traditional drawing; and the collaboration for learning. The discussion highlights the dimensions of Pedagogy of Early Childhood Education that were more relevant in this experience.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
2015-03-12T15:31:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/2671
url http://hdl.handle.net/10400.19/2671
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Figueiredo, M. P., Gonçalves, N. A., Lopes, M. H., & Barreiros, M. de F. (2014). “How do I blur the pencil?” Children’s learning about drawing and collaboration using MyPaint. Sensos-e, 1(1). Retrieved from http://sensos-e.ese.ipp.pt/?p=5495
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130884940496896