Um estudo sobre a utilização da plataforma Moodle no processo de ensino e aprendizagem de Biologia.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martiniano, Eziquiel
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1393
Resumo: Acompanha: Sequência didática: o ambiente virtual de aprendizagem como um recurso metodológico para um ensino interativo
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spelling 2016-01-15T19:31:59Z2016-01-15T19:31:59Z2015-06-24MARTINIANO, Eziquiel. Um estudo sobre a utilização da plataforma Moodle no processo de ensino e aprendizagem de Biologia. 2015. 101 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2015.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1393Acompanha: Sequência didática: o ambiente virtual de aprendizagem como um recurso metodológico para um ensino interativoEsta pesquisa investiga um produto educacional de Biologia, desenvolvido por meio de um instrumento metodológico denominado Plataforma Moodle. O objetivo da pesquisa foi analisar a implementação de uma sequência didática, aplicada a estudantes de um Curso de Formação de Docentes (Magistério) do Ensino Médio, em uma escola pública do Norte do Paraná. A sequência foi elaborada pelo pesquisador deste trabalho, mediante a utilização da plataforma Moodle, para o ensino de Biologia, com o intuito de contribuir para com o processo de ensino e aprendizagem. O Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA) do Moodle apresenta-se como um recurso inédito na Educação Básica Pública do Estado do Paraná, pois a Secretaria de Educação deste Estado não disponibiliza tal recurso para os estudantes. Acredita-se que o AVEA, depois de produzido e posto à disposição dos estudantes, poderá viabilizar um recurso capaz de promover o conhecimento, com a aplicação de uma sequência didática bem planejada. O referencial teórico-metodológico está centrado no ensino de ciências sob a perspectiva da Pedagogia Histórico-crítica, como abordada por Gasparin (2003) e Saviani (2005). Por esse enfoque, é possível considerar a aprendizagem dos conteúdos seguindo cinco passos: prática social inicial, problematização, instrumentalização, catarse e prática social final, por meio da sequência didática. Para a tomada de dados, utilizou-se a aplicação do produto educacional, a descrição dos procedimentos de disponibilização do AVEA, a navegação nesse ambiente e a avaliação dos conteúdos desenvolvidos. Qualitativa, a pesquisa de campo foi utilizada na avaliação dos avanços e dos limites do produto educacional em relação ao conteúdo abordado e à funcionalidade da plataforma Moodle. Os resultados da pesquisa revelaram o quanto é produtivo para a aprendizagem o trabalho com metodologias diferentes, a viabilidade desse recurso tecnológico na aplicação da sequência didática, pois é capaz de subsidiar o processo de ensino e aprendizagem. Assim, os estudantes puderam relacionar o funcionamento celular com seus hábitos alimentares cotidianos e estabelecer relações entre ensino e aprendizagem e tecnologia.This research investigates an educational product of biology, developed through a methodological instrument, the Moodle Platform. The goal of the research was to analyze the implementation of a didactic sequence prepared by researcher of this study, using the Moodle platform in teaching biology, with the aim of contributing to the process of teaching and learning, applied to teacher training students (Magisterium) of the high school in a public school in Northern Paraná. The Virtual environment of teaching and learning (AVEA) presents itself as a feature unprecedented in Public basic education of Paraná State, because the State Department of education does not provide such a feature to students. It is believed that the AVEA, When produced and made available by applying a didactic sequence well planned, you will be able to make a resource able to promote knowledge. The theoretical-methodological was in science education from the perspective of Historical-critical Pedagogy addressed by authors Gasparin (2003) e Saviani (2005. andBy this approach it is possible to consider the learning of contents by following the five steps: initial social practice, problematization, instrumentalization, catharsis and ultimate social practice, using didactic sequence planning. For making data used the product for the educational content of didactic sequence of cell biology, a description of the procedures for provision of AVEA, the navigation in this environment and the evaluation of the developed content. Qualitative field research was used in obtaining advances and limits of educational product content approached and the functionality of the Moodle platform. The survey results revealed how productive learning work with different methodologies, the viability of this technological capability in the provision and implementation of didactic sequence in order to promote a subsidize the teaching and learning process. Thus, the students were able to identify the cellular operation relations with their day-to-day habits and established relationships between teaching and learning and technology.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáLondrinaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da NaturezaEnsino à distânciaInternet na educaçãoSoftware livreBiologia - Estudo e ensinoDistance educationInternet in educationFree computer softwareBiology - Study and teachingUm estudo sobre a utilização da plataforma Moodle no processo de ensino e aprendizagem de Biologia.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisLondrinaMestradoRocha, Zenaide de Fátima Dante CorreiaMartiniano, Eziquielreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILLD_PPGEN_M_Martiniano, Eziquiel_2015.pdf.jpgLD_PPGEN_M_Martiniano, Eziquiel_2015.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1365http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/1393/9/LD_PPGEN_M_Martiniano%2c%20Eziquiel_2015.pdf.jpg6f893f8fdbd67f687566c6ba40cc7ef9MD59LD_PPGEN_M_Martiniano, Eziquiel_2015_1.pdf.jpgLD_PPGEN_M_Martiniano, Eziquiel_2015_1.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1345http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/1393/10/LD_PPGEN_M_Martiniano%2c%20Eziquiel_2015_1.pdf.jpg59981b4775392bb24dc12700a7d99616MD510ORIGINALLD_PPGEN_M_Martiniano, Eziquiel_2015.pdfLD_PPGEN_M_Martiniano, Eziquiel_2015.pdfapplication/pdf8452723http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/1393/1/LD_PPGEN_M_Martiniano%2c%20Eziquiel_2015.pdf27e15029efce20ad53248834cafc964bMD51LD_PPGEN_M_Martiniano, Eziquiel_2015_1.pdfLD_PPGEN_M_Martiniano, Eziquiel_2015_1.pdfapplication/pdf2049024http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/1393/2/LD_PPGEN_M_Martiniano%2c%20Eziquiel_2015_1.pdfdc4a64bb0b88bce89ad37aacd77bfce6MD52CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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