A Formação Profissional como contributo para a Reinserção Social dos Reclusos: o caso específico da formação de formadores no quadro do Projecto Europeu E-Step
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/9089 |
Resumo: | A Formação Profissional como contributo para a Reinserção Social dos Reclusos O caso específico da formação de formadores no quadro do Projecto Europeu E-Step Resumo Tendo em vista a reinserção social dos reclusos foi desenvolvido um sistema de formação que lhes proporcionasse uma qualificação profissional. O sistema é coordenado pela Direcção Geral dos Serviços Prisionais e é posto em prática por entidades públicas e privadas. Neste quadro, o presente estudo visou analisar os contributos da formação para a reinserção social dos reclusos em Portugal, testando uma estratégia de formação, direccionada a formadores de reclusos e a técnicos responsáveis pelo enquadramento dessa formação. A estratégia foi delineada para os reclusos receberem uma formação que lhes permitisse aumentar as suas competências e, consequentemente, facilitar a sua reinserção social após a sua saída da prisão. O Projecto Europeu E-Step, no quadro do qual o presente estudo foi desenvolvido, tinha especialmente em vista aferir a questão da segurança dos estabelecimentos prisionais, no quadro da formação orientada para a utilização das TIC, incluindo o uso da Internet e do e-learning. Palavras-chave: Educação,Formação Profissional, “e-learning” e Reinserção social ; Vocational training as a contribution to the Social Reintegration of Prisoners. The specific case of training of trainers within the European Project E-Step Abstract Aiming at the social reintegration of prisoners, a training system has been developed to provide them a professional qualification. The system is coordinated by the General Directorate of Prison Services and is implemented by public and private entities. In this framework, the present study examines the contributions of training for social reintegration of prisoners in Portugal, testing a training strategy, targeted at trainers of prisoners and technicians responsible for the framing of such training. The strategy was designed in order the prisoners receive training enabling them to increase their skills and thereby facilitate their reintegration into society after their release from prison. The European Project E-Step, under which the present study was undertaken, had especially in view the issue of security of prisons, as part of training dedicated to the use of ICT, including use of internet and e- learning. Keywords: Education, Training, e-learning and social reintegration of prisoners |
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