Redesign do sistema de gestão de performance e desempenho: empresa de construção civil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sacramento, Kendrik Graça do
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/18873
Resumo: A Zagope é uma empresa que tem sofrido inúmeras alterações nos últimos anos, em virtude de fatores internos e externos. Estas alterações têm despoletado um conjunto de processos internos desenvolvidos pela empresa, e que tem impactado na sua forma de atuar e de encarar o mercado. Como consequência, a empresa tem atribuído grande foco ao processo de clarificação e implementação da estratégia com vista ao cumprimento de todos os seus objetivos. E foi devido a este motivo que surgiu a necessidade de realização deste projeto, que consiste no redesenho de todo o sistema de avaliação de performance e de desempenho da mesma. Numa fase inicial foi efetuada um diagnóstico exaustivo da situação atual, tendo como objetivo a identificação de todos os sistemas e processos existentes de forma a serem potenciadas as boas práticas e substituídas as menos boas. Após a análise efetuada, chegou-se a conclusão que a empresa não detinha um instrumento que garantisse o alinhamento da estratégia às operações. Havia avaliação de performance organizacional e de desempenho dos colaboradores, mas sem a ligação entre estes dois conceitos. Rapidamente, apercebeu-se que o instrumento em falta seria o "Balanced Scorecard" pela sua definição de instrumento de gestão estratégica e de avaliação de desempenho e pelas suas características de alinhamento do desempenho individual à estratégia organizacional. Foram concebidos três "Balanced Scorecard", sendo eles corporativo, tecnoestrutura e operacional, mas numa perspetiva de "desdobramento" da estratégia no seio da empresa. Como forma de alcance de melhores desempenhos dos trabalhadores, foram desenhados perfis profissionais para cada uma das funções e as respetivas fichas de avaliação com o objetivo de tanto a empresa como o trabalhador saberem o que se espera que este cumpra na sua relação laboral com a primeira. E por último, foram criados um sistema de incentivos e um plano de carreiras para alavancarem o sistema de avaliação de desempenho concebido, permitindo assim que os resultados dos "Balanced Scorecard" sejam de excelência.
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