Visão Docente sobre Sustentabilidade em Uma Instituição de Ensino Brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mello,José André Villas Boas
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Sarmento Junior,Ocimar de Oliveira, Bernardes,Bauer de Oliveira, Magalhães,Cristiane Rosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742022000100108
Resumo: Resumo Este estudo tem o objetivo de verificar as percepções docentes de uma instituição de ensino em relação a inserção da temática sustentabilidade nos conteúdos escolares. Destaca a importância das atualizações curriculares que discutam as demandas mundiais e as locais. O estudo é exploratório de natureza qualitativa com recorte transversal para análise de conteúdo de uma questão aberta direcionada a 37 docentes da instituição brasileira estudada, já o quantitativo de respondentes foi estabelecido com base no princípio de saturação em estudos qualitativos. Conclui-se que a educação ambiental deve estar nas escolas como engrenagem do processo de edificação de referências para a sustentabilidade. E que as experiências docentes não se esgotam na formação inicial. A realidade de mundo influencia na forma de pensar, agir e na forma de ensinar.
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