Conteúdos de ensino da educação física escolar: saberes compartilhados nas narrativas docentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Journal of Physical Education (Maringá) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/23200 |
Resumo: | O artigo analisa o modo como os professores de Educação Física trabalham com os conteúdos de ensino, problematizando as tensões e as potencialidades que atravessam suas práticas pedagógicas. Do tipo narrativa (CERTEAU, 2002; RIBEIRO; SOUZA, 2010), a pesquisa possui como colaboradores 14 professores que atuam na Educação Básica na Microrregião Metropolitana do Estado do Espírito Santo. Utiliza, como instrumentos para a produção das fontes, uma entrevista semiestruturada, um grupo focal e três a cinco narrativas individuais orais. Os docentes indiciam concepções de conteúdos relacionados com as práticas, sinalizando o que compreendem como especificidade da área e sistematizam o que ensinam por meio de projetos construídos em diálogo com diferentes disciplinas, produzindo uma integração curricular que se aproxima das discussões presentes nas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica (BRASIL, 2013). |
id |
UEM-9_8005efd7da2687a4af5960f2c5fffe54 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.uem.br/ojs:article/23200 |
network_acronym_str |
UEM-9 |
network_name_str |
Journal of Physical Education (Maringá) |
repository_id_str |
|
spelling |
Conteúdos de ensino da educação física escolar: saberes compartilhados nas narrativas docentesConteúdos de ensinoNarrativas docentesSaberes compartilhadosEducaçãoDocentesEnsinoO artigo analisa o modo como os professores de Educação Física trabalham com os conteúdos de ensino, problematizando as tensões e as potencialidades que atravessam suas práticas pedagógicas. Do tipo narrativa (CERTEAU, 2002; RIBEIRO; SOUZA, 2010), a pesquisa possui como colaboradores 14 professores que atuam na Educação Básica na Microrregião Metropolitana do Estado do Espírito Santo. Utiliza, como instrumentos para a produção das fontes, uma entrevista semiestruturada, um grupo focal e três a cinco narrativas individuais orais. Os docentes indiciam concepções de conteúdos relacionados com as práticas, sinalizando o que compreendem como especificidade da área e sistematizam o que ensinam por meio de projetos construídos em diálogo com diferentes disciplinas, produzindo uma integração curricular que se aproxima das discussões presentes nas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica (BRASIL, 2013).Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2015-04-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/23200Journal of Physical Education; Vol 26 No 2 (2015); 181-199Journal of Physical Education; Vol. 26 Núm. 2 (2015); 181-199Journal of Physical Education; v. 26 n. 2 (2015); 181-1992448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/23200/15232Matos, Juliana Martins CassaniSantos, Wagner dosMello, André da SilvaSchneider, OmarFerreira Neto, Amarílioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-17T08:42:26Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/23200Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2019-07-17T08:42:26Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conteúdos de ensino da educação física escolar: saberes compartilhados nas narrativas docentes |
title |
Conteúdos de ensino da educação física escolar: saberes compartilhados nas narrativas docentes |
spellingShingle |
Conteúdos de ensino da educação física escolar: saberes compartilhados nas narrativas docentes Matos, Juliana Martins Cassani Conteúdos de ensino Narrativas docentes Saberes compartilhados Educação Docentes Ensino |
title_short |
Conteúdos de ensino da educação física escolar: saberes compartilhados nas narrativas docentes |
title_full |
Conteúdos de ensino da educação física escolar: saberes compartilhados nas narrativas docentes |
title_fullStr |
Conteúdos de ensino da educação física escolar: saberes compartilhados nas narrativas docentes |
title_full_unstemmed |
Conteúdos de ensino da educação física escolar: saberes compartilhados nas narrativas docentes |
title_sort |
Conteúdos de ensino da educação física escolar: saberes compartilhados nas narrativas docentes |
author |
Matos, Juliana Martins Cassani |
author_facet |
Matos, Juliana Martins Cassani Santos, Wagner dos Mello, André da Silva Schneider, Omar Ferreira Neto, Amarílio |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Wagner dos Mello, André da Silva Schneider, Omar Ferreira Neto, Amarílio |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Matos, Juliana Martins Cassani Santos, Wagner dos Mello, André da Silva Schneider, Omar Ferreira Neto, Amarílio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conteúdos de ensino Narrativas docentes Saberes compartilhados Educação Docentes Ensino |
topic |
Conteúdos de ensino Narrativas docentes Saberes compartilhados Educação Docentes Ensino |
description |
O artigo analisa o modo como os professores de Educação Física trabalham com os conteúdos de ensino, problematizando as tensões e as potencialidades que atravessam suas práticas pedagógicas. Do tipo narrativa (CERTEAU, 2002; RIBEIRO; SOUZA, 2010), a pesquisa possui como colaboradores 14 professores que atuam na Educação Básica na Microrregião Metropolitana do Estado do Espírito Santo. Utiliza, como instrumentos para a produção das fontes, uma entrevista semiestruturada, um grupo focal e três a cinco narrativas individuais orais. Os docentes indiciam concepções de conteúdos relacionados com as práticas, sinalizando o que compreendem como especificidade da área e sistematizam o que ensinam por meio de projetos construídos em diálogo com diferentes disciplinas, produzindo uma integração curricular que se aproxima das discussões presentes nas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica (BRASIL, 2013). |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-04-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/23200 |
url |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/23200 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/23200/15232 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil |
publisher.none.fl_str_mv |
Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal of Physical Education; Vol 26 No 2 (2015); 181-199 Journal of Physical Education; Vol. 26 Núm. 2 (2015); 181-199 Journal of Physical Education; v. 26 n. 2 (2015); 181-199 2448-2455 reponame:Journal of Physical Education (Maringá) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Journal of Physical Education (Maringá) |
collection |
Journal of Physical Education (Maringá) |
repository.name.fl_str_mv |
Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revdef@uem.br |
_version_ |
1754732544198180864 |