Repensar a prática profissional dos Assistentes sociais em contexto escolar: impactos da COVID 19
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/135 |
Resumo: | A transversalidade conjuntural das consequências imprevisíveis emanadas pela emergência da pandemia inscreve‐se em dimensões materiais, socioeconómicas, físicas e psicológicas. No domínio académico e profissional, as implicações refletem‐se, com especial incidência em alunos, famílias e em dinâmicas profissionais transformadas. Intentando identificar as práticas profissionais dos assistentes sociais integrados em contextos escolares e as repercussões da crise sanitária, recorre‐se à aplicação de um inquérito por questionário. Os resultados apresentam significativos constrangimentos no quadro das imposições dirigidas ao meio escolar, nomeadamente os desafios da transferência e adaptação ao teletrabalho e ao ensino à distância, e a insuficiência de respostas ajustadas às necessidades, de alunos e das suas famílias, emergentes e agudizadas neste período. Conclui‐se que este estudo não esgota o assunto, sugerindo‐se a realização de futuras reflexões e investigações no sentido de garantir atempadamente planos de contingência mais eficazes na observância dos direitos dos alunos e das suas famílias, mitigando os impactos negativos das crises. Sublinha‐se a centralidade do investimento na prevenção, traduzindo‐se num trabalho junto da comunidade, condutor do seu fortalecimento e sustentabilidade para possíveis contextos de emergência social. |
id |
RCAP_5b77998fe84cb71112228956de4b31fa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.aprender.esep.pt:article/135 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Repensar a prática profissional dos Assistentes sociais em contexto escolar: impactos da COVID 19Serviço Social na EscolaPráticas ProfissionaisPandemiaA transversalidade conjuntural das consequências imprevisíveis emanadas pela emergência da pandemia inscreve‐se em dimensões materiais, socioeconómicas, físicas e psicológicas. No domínio académico e profissional, as implicações refletem‐se, com especial incidência em alunos, famílias e em dinâmicas profissionais transformadas. Intentando identificar as práticas profissionais dos assistentes sociais integrados em contextos escolares e as repercussões da crise sanitária, recorre‐se à aplicação de um inquérito por questionário. Os resultados apresentam significativos constrangimentos no quadro das imposições dirigidas ao meio escolar, nomeadamente os desafios da transferência e adaptação ao teletrabalho e ao ensino à distância, e a insuficiência de respostas ajustadas às necessidades, de alunos e das suas famílias, emergentes e agudizadas neste período. Conclui‐se que este estudo não esgota o assunto, sugerindo‐se a realização de futuras reflexões e investigações no sentido de garantir atempadamente planos de contingência mais eficazes na observância dos direitos dos alunos e das suas famílias, mitigando os impactos negativos das crises. Sublinha‐se a centralidade do investimento na prevenção, traduzindo‐se num trabalho junto da comunidade, condutor do seu fortalecimento e sustentabilidade para possíveis contextos de emergência social.Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre2021-05-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/135Revista Aprender; Revista Aprender nº 41 (maio de 2021); 64-842184-52550871-1267reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/135http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/135/121Valduga, TatianeBrinca, JoanaDiogo, EliseteMuñoz, Isabelinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-04T08:16:16Zoai:ojs2.aprender.esep.pt:article/135Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:29:20.772173Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Repensar a prática profissional dos Assistentes sociais em contexto escolar: impactos da COVID 19 |
title |
Repensar a prática profissional dos Assistentes sociais em contexto escolar: impactos da COVID 19 |
spellingShingle |
Repensar a prática profissional dos Assistentes sociais em contexto escolar: impactos da COVID 19 Valduga, Tatiane Serviço Social na Escola Práticas Profissionais Pandemia |
title_short |
Repensar a prática profissional dos Assistentes sociais em contexto escolar: impactos da COVID 19 |
title_full |
Repensar a prática profissional dos Assistentes sociais em contexto escolar: impactos da COVID 19 |
title_fullStr |
Repensar a prática profissional dos Assistentes sociais em contexto escolar: impactos da COVID 19 |
title_full_unstemmed |
Repensar a prática profissional dos Assistentes sociais em contexto escolar: impactos da COVID 19 |
title_sort |
Repensar a prática profissional dos Assistentes sociais em contexto escolar: impactos da COVID 19 |
author |
Valduga, Tatiane |
author_facet |
Valduga, Tatiane Brinca, Joana Diogo, Elisete Muñoz, Isabel |
author_role |
author |
author2 |
Brinca, Joana Diogo, Elisete Muñoz, Isabel |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valduga, Tatiane Brinca, Joana Diogo, Elisete Muñoz, Isabel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Serviço Social na Escola Práticas Profissionais Pandemia |
topic |
Serviço Social na Escola Práticas Profissionais Pandemia |
description |
A transversalidade conjuntural das consequências imprevisíveis emanadas pela emergência da pandemia inscreve‐se em dimensões materiais, socioeconómicas, físicas e psicológicas. No domínio académico e profissional, as implicações refletem‐se, com especial incidência em alunos, famílias e em dinâmicas profissionais transformadas. Intentando identificar as práticas profissionais dos assistentes sociais integrados em contextos escolares e as repercussões da crise sanitária, recorre‐se à aplicação de um inquérito por questionário. Os resultados apresentam significativos constrangimentos no quadro das imposições dirigidas ao meio escolar, nomeadamente os desafios da transferência e adaptação ao teletrabalho e ao ensino à distância, e a insuficiência de respostas ajustadas às necessidades, de alunos e das suas famílias, emergentes e agudizadas neste período. Conclui‐se que este estudo não esgota o assunto, sugerindo‐se a realização de futuras reflexões e investigações no sentido de garantir atempadamente planos de contingência mais eficazes na observância dos direitos dos alunos e das suas famílias, mitigando os impactos negativos das crises. Sublinha‐se a centralidade do investimento na prevenção, traduzindo‐se num trabalho junto da comunidade, condutor do seu fortalecimento e sustentabilidade para possíveis contextos de emergência social. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-26 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/135 |
url |
http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/135 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/135 http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/135/121 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Aprender; Revista Aprender nº 41 (maio de 2021); 64-84 2184-5255 0871-1267 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130750633639936 |