Design enquanto promotor de identidade regional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barreiros, Inês Pinho Gil
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/9865
Resumo: A afirmação de identidades fortes e competitivas tem ganho, contemporaneamente, muita relevância não só junto dos países e das cidades como também nas regiões. Este movimento surge fundamentalmente como resposta e reacção ao processo de globalização. Face à homogeneização, os territórios têm vindo, cada vez mais, a trabalhar e investir na sua diferenciação pela construção de identidades mais fortes, promovendo-os interna e externamente. Tendo em consideração o concelho de Gouveia enquanto pretexto, o presente estudo será colmatado pelo desenvolvimento de um projecto prático que vise a promoção local enquanto nova centralidade da Serra da Estrela. Neste sentido foram abordados, enquanto temas principais, a identidade e a marca, com especial enfoque na marca lugar, no intuito de desenvolver uma fundamentação teórica capaz de sustentar o projecto. Seguiu-se a apreciação de dois estudos de caso, de premissas semelhantes. Por último e, posteriormente a uma análise da região, foi desenvolvido o projecto prático “ Design enquanto promotor de identidade regional” que deu origem à proposta de promoção de Gouveia enquanto destino turístico de montanha/natureza.
id RCAP_5b7bee78992229883be3677045218f6a
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/9865
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Design enquanto promotor de identidade regionalDesignPromoção turística: Gouveia (Portugal)Identidade regionalDesenvolvimento do turismoEstratégias de comunicaçãoPublicidadeA afirmação de identidades fortes e competitivas tem ganho, contemporaneamente, muita relevância não só junto dos países e das cidades como também nas regiões. Este movimento surge fundamentalmente como resposta e reacção ao processo de globalização. Face à homogeneização, os territórios têm vindo, cada vez mais, a trabalhar e investir na sua diferenciação pela construção de identidades mais fortes, promovendo-os interna e externamente. Tendo em consideração o concelho de Gouveia enquanto pretexto, o presente estudo será colmatado pelo desenvolvimento de um projecto prático que vise a promoção local enquanto nova centralidade da Serra da Estrela. Neste sentido foram abordados, enquanto temas principais, a identidade e a marca, com especial enfoque na marca lugar, no intuito de desenvolver uma fundamentação teórica capaz de sustentar o projecto. Seguiu-se a apreciação de dois estudos de caso, de premissas semelhantes. Por último e, posteriormente a uma análise da região, foi desenvolvido o projecto prático “ Design enquanto promotor de identidade regional” que deu origem à proposta de promoção de Gouveia enquanto destino turístico de montanha/natureza.The affirmation of strong and competitive identities has gained, contemporaneously, a lot of relevance not only among countries and cities but also in the regions. This movement arises primarily as a response and reaction to the globalization process. Given the homogenization, territories have been increasingly working and investing in their differentiation by building stronger identities, promoting them both internally and externally. Considering the context of the municipality of Gouveia, this study will be remedied by the development of a practical project focusing local promotion as a new centrality of the Serra da Estrela. In this sense, identity and branding were discussed as major themes, with special focus on brand place, in order to develop a theoretical framework able to support the project. This was followed by the analysis of two case studies, with similar premises. Finally, and posteriorly to an analysis of the region, it was developed the practical “Design as a promoter of regional identity”, that led to the proposal to promote Gouveia tourist destination for mountain / nature.Universidade de Aveiro2013-03-11T14:56:38Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/9865porBarreiros, Inês Pinho Gilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:17:06Zoai:ria.ua.pt:10773/9865Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:46:36.200917Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Design enquanto promotor de identidade regional
title Design enquanto promotor de identidade regional
spellingShingle Design enquanto promotor de identidade regional
Barreiros, Inês Pinho Gil
Design
Promoção turística: Gouveia (Portugal)
Identidade regional
Desenvolvimento do turismo
Estratégias de comunicação
Publicidade
title_short Design enquanto promotor de identidade regional
title_full Design enquanto promotor de identidade regional
title_fullStr Design enquanto promotor de identidade regional
title_full_unstemmed Design enquanto promotor de identidade regional
title_sort Design enquanto promotor de identidade regional
author Barreiros, Inês Pinho Gil
author_facet Barreiros, Inês Pinho Gil
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barreiros, Inês Pinho Gil
dc.subject.por.fl_str_mv Design
Promoção turística: Gouveia (Portugal)
Identidade regional
Desenvolvimento do turismo
Estratégias de comunicação
Publicidade
topic Design
Promoção turística: Gouveia (Portugal)
Identidade regional
Desenvolvimento do turismo
Estratégias de comunicação
Publicidade
description A afirmação de identidades fortes e competitivas tem ganho, contemporaneamente, muita relevância não só junto dos países e das cidades como também nas regiões. Este movimento surge fundamentalmente como resposta e reacção ao processo de globalização. Face à homogeneização, os territórios têm vindo, cada vez mais, a trabalhar e investir na sua diferenciação pela construção de identidades mais fortes, promovendo-os interna e externamente. Tendo em consideração o concelho de Gouveia enquanto pretexto, o presente estudo será colmatado pelo desenvolvimento de um projecto prático que vise a promoção local enquanto nova centralidade da Serra da Estrela. Neste sentido foram abordados, enquanto temas principais, a identidade e a marca, com especial enfoque na marca lugar, no intuito de desenvolver uma fundamentação teórica capaz de sustentar o projecto. Seguiu-se a apreciação de dois estudos de caso, de premissas semelhantes. Por último e, posteriormente a uma análise da região, foi desenvolvido o projecto prático “ Design enquanto promotor de identidade regional” que deu origem à proposta de promoção de Gouveia enquanto destino turístico de montanha/natureza.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2012
2013-03-11T14:56:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/9865
url http://hdl.handle.net/10773/9865
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137518144192512