Design enquanto promotor de identidade regional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/9865 |
Resumo: | A afirmação de identidades fortes e competitivas tem ganho, contemporaneamente, muita relevância não só junto dos países e das cidades como também nas regiões. Este movimento surge fundamentalmente como resposta e reacção ao processo de globalização. Face à homogeneização, os territórios têm vindo, cada vez mais, a trabalhar e investir na sua diferenciação pela construção de identidades mais fortes, promovendo-os interna e externamente. Tendo em consideração o concelho de Gouveia enquanto pretexto, o presente estudo será colmatado pelo desenvolvimento de um projecto prático que vise a promoção local enquanto nova centralidade da Serra da Estrela. Neste sentido foram abordados, enquanto temas principais, a identidade e a marca, com especial enfoque na marca lugar, no intuito de desenvolver uma fundamentação teórica capaz de sustentar o projecto. Seguiu-se a apreciação de dois estudos de caso, de premissas semelhantes. Por último e, posteriormente a uma análise da região, foi desenvolvido o projecto prático “ Design enquanto promotor de identidade regional” que deu origem à proposta de promoção de Gouveia enquanto destino turístico de montanha/natureza. |
id |
RCAP_5b7bee78992229883be3677045218f6a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/9865 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Design enquanto promotor de identidade regionalDesignPromoção turística: Gouveia (Portugal)Identidade regionalDesenvolvimento do turismoEstratégias de comunicaçãoPublicidadeA afirmação de identidades fortes e competitivas tem ganho, contemporaneamente, muita relevância não só junto dos países e das cidades como também nas regiões. Este movimento surge fundamentalmente como resposta e reacção ao processo de globalização. Face à homogeneização, os territórios têm vindo, cada vez mais, a trabalhar e investir na sua diferenciação pela construção de identidades mais fortes, promovendo-os interna e externamente. Tendo em consideração o concelho de Gouveia enquanto pretexto, o presente estudo será colmatado pelo desenvolvimento de um projecto prático que vise a promoção local enquanto nova centralidade da Serra da Estrela. Neste sentido foram abordados, enquanto temas principais, a identidade e a marca, com especial enfoque na marca lugar, no intuito de desenvolver uma fundamentação teórica capaz de sustentar o projecto. Seguiu-se a apreciação de dois estudos de caso, de premissas semelhantes. Por último e, posteriormente a uma análise da região, foi desenvolvido o projecto prático “ Design enquanto promotor de identidade regional” que deu origem à proposta de promoção de Gouveia enquanto destino turístico de montanha/natureza.The affirmation of strong and competitive identities has gained, contemporaneously, a lot of relevance not only among countries and cities but also in the regions. This movement arises primarily as a response and reaction to the globalization process. Given the homogenization, territories have been increasingly working and investing in their differentiation by building stronger identities, promoting them both internally and externally. Considering the context of the municipality of Gouveia, this study will be remedied by the development of a practical project focusing local promotion as a new centrality of the Serra da Estrela. In this sense, identity and branding were discussed as major themes, with special focus on brand place, in order to develop a theoretical framework able to support the project. This was followed by the analysis of two case studies, with similar premises. Finally, and posteriorly to an analysis of the region, it was developed the practical “Design as a promoter of regional identity”, that led to the proposal to promote Gouveia tourist destination for mountain / nature.Universidade de Aveiro2013-03-11T14:56:38Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/9865porBarreiros, Inês Pinho Gilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:17:06Zoai:ria.ua.pt:10773/9865Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:46:36.200917Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Design enquanto promotor de identidade regional |
title |
Design enquanto promotor de identidade regional |
spellingShingle |
Design enquanto promotor de identidade regional Barreiros, Inês Pinho Gil Design Promoção turística: Gouveia (Portugal) Identidade regional Desenvolvimento do turismo Estratégias de comunicação Publicidade |
title_short |
Design enquanto promotor de identidade regional |
title_full |
Design enquanto promotor de identidade regional |
title_fullStr |
Design enquanto promotor de identidade regional |
title_full_unstemmed |
Design enquanto promotor de identidade regional |
title_sort |
Design enquanto promotor de identidade regional |
author |
Barreiros, Inês Pinho Gil |
author_facet |
Barreiros, Inês Pinho Gil |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barreiros, Inês Pinho Gil |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design Promoção turística: Gouveia (Portugal) Identidade regional Desenvolvimento do turismo Estratégias de comunicação Publicidade |
topic |
Design Promoção turística: Gouveia (Portugal) Identidade regional Desenvolvimento do turismo Estratégias de comunicação Publicidade |
description |
A afirmação de identidades fortes e competitivas tem ganho, contemporaneamente, muita relevância não só junto dos países e das cidades como também nas regiões. Este movimento surge fundamentalmente como resposta e reacção ao processo de globalização. Face à homogeneização, os territórios têm vindo, cada vez mais, a trabalhar e investir na sua diferenciação pela construção de identidades mais fortes, promovendo-os interna e externamente. Tendo em consideração o concelho de Gouveia enquanto pretexto, o presente estudo será colmatado pelo desenvolvimento de um projecto prático que vise a promoção local enquanto nova centralidade da Serra da Estrela. Neste sentido foram abordados, enquanto temas principais, a identidade e a marca, com especial enfoque na marca lugar, no intuito de desenvolver uma fundamentação teórica capaz de sustentar o projecto. Seguiu-se a apreciação de dois estudos de caso, de premissas semelhantes. Por último e, posteriormente a uma análise da região, foi desenvolvido o projecto prático “ Design enquanto promotor de identidade regional” que deu origem à proposta de promoção de Gouveia enquanto destino turístico de montanha/natureza. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01T00:00:00Z 2012 2013-03-11T14:56:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/9865 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/9865 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137518144192512 |