Video shots no apoio ao estudo autónomo dos alunos do curso básico de bateria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Rui Pedro Lúcio das
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/23244
Resumo: A aprendizagem de um instrumento musical exige uma dedicação constante com exigente conjugação de múltiplos processos neurológicos. A constatação empírica de que, após uma situação de instrução, em contexto de sala de aula, uma grande parte dos alunos não consegue, por si só, realizar um estudo sistemático e favorável à apreensão e domínio dos conteúdos técnicos e teóricos, esteve na base deste projeto. O presente trabalho centra-se na verificação da eficácia do uso de recursos multimédia, nomeadamente pequenos vídeos tutoriais, no auxílio do estudo autónomo fora de sala de aula. Trata-se de um estudo de caso que compara o desempenho dos alunos na aprendizagem e domínio dos rudimentos base, de forma a confirmar se a utilização do recurso citado interfere diretamente no aumento das sessões de estudo e na melhoria das competências técnicas. A exposição aos vídeos tutoriais poderá ser uma forma de coadjuvação ao estudo autónomo, consolidando ou até mesmo ampliando as competências musicais dos alunos, afirmando-se como uma ferramenta no ensino artístico e especializado da música.
id RCAP_5b7d33419629deb3aebdc4a15556d140
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/23244
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Video shots no apoio ao estudo autónomo dos alunos do curso básico de bateriaEnsino da músicaComunicação multimédiaVídeo digitalMétodos de ensino - MúsicaBateria (Instrumentos de percussão)Educação artística - MúsicaA aprendizagem de um instrumento musical exige uma dedicação constante com exigente conjugação de múltiplos processos neurológicos. A constatação empírica de que, após uma situação de instrução, em contexto de sala de aula, uma grande parte dos alunos não consegue, por si só, realizar um estudo sistemático e favorável à apreensão e domínio dos conteúdos técnicos e teóricos, esteve na base deste projeto. O presente trabalho centra-se na verificação da eficácia do uso de recursos multimédia, nomeadamente pequenos vídeos tutoriais, no auxílio do estudo autónomo fora de sala de aula. Trata-se de um estudo de caso que compara o desempenho dos alunos na aprendizagem e domínio dos rudimentos base, de forma a confirmar se a utilização do recurso citado interfere diretamente no aumento das sessões de estudo e na melhoria das competências técnicas. A exposição aos vídeos tutoriais poderá ser uma forma de coadjuvação ao estudo autónomo, consolidando ou até mesmo ampliando as competências musicais dos alunos, afirmando-se como uma ferramenta no ensino artístico e especializado da música.Learning how to play a musical instrument requires constant commitment with a demanding conjugation of multiple neurological processes. This project was based on empirical evidence showing that, after instrumental classes, most students cannot undertake, by themselves, a systematic study leading to the understanding and mastering of technical and theoretical subjects. This research studied the effectiveness of multimedia resources, namely short video tutorials as support of home practice outside the classroom. This case study compared students’ performance when learning and mastering essential rudiments in order to confirm if the use of the above-mentioned resources promote the increase of study sessions and improvement of technical skills. Viewing video tutorials can support deliberate practice, by consolidating and even expanding the students’ musical skills, which can make them a relevant tool for the study of music.Universidade de Aveiro2018-05-24T16:03:15Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/23244TID:201945029porNeves, Rui Pedro Lúcio dasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:45:19Zoai:ria.ua.pt:10773/23244Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:57:05.563192Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Video shots no apoio ao estudo autónomo dos alunos do curso básico de bateria
title Video shots no apoio ao estudo autónomo dos alunos do curso básico de bateria
spellingShingle Video shots no apoio ao estudo autónomo dos alunos do curso básico de bateria
Neves, Rui Pedro Lúcio das
Ensino da música
Comunicação multimédia
Vídeo digital
Métodos de ensino - Música
Bateria (Instrumentos de percussão)
Educação artística - Música
title_short Video shots no apoio ao estudo autónomo dos alunos do curso básico de bateria
title_full Video shots no apoio ao estudo autónomo dos alunos do curso básico de bateria
title_fullStr Video shots no apoio ao estudo autónomo dos alunos do curso básico de bateria
title_full_unstemmed Video shots no apoio ao estudo autónomo dos alunos do curso básico de bateria
title_sort Video shots no apoio ao estudo autónomo dos alunos do curso básico de bateria
author Neves, Rui Pedro Lúcio das
author_facet Neves, Rui Pedro Lúcio das
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Rui Pedro Lúcio das
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da música
Comunicação multimédia
Vídeo digital
Métodos de ensino - Música
Bateria (Instrumentos de percussão)
Educação artística - Música
topic Ensino da música
Comunicação multimédia
Vídeo digital
Métodos de ensino - Música
Bateria (Instrumentos de percussão)
Educação artística - Música
description A aprendizagem de um instrumento musical exige uma dedicação constante com exigente conjugação de múltiplos processos neurológicos. A constatação empírica de que, após uma situação de instrução, em contexto de sala de aula, uma grande parte dos alunos não consegue, por si só, realizar um estudo sistemático e favorável à apreensão e domínio dos conteúdos técnicos e teóricos, esteve na base deste projeto. O presente trabalho centra-se na verificação da eficácia do uso de recursos multimédia, nomeadamente pequenos vídeos tutoriais, no auxílio do estudo autónomo fora de sala de aula. Trata-se de um estudo de caso que compara o desempenho dos alunos na aprendizagem e domínio dos rudimentos base, de forma a confirmar se a utilização do recurso citado interfere diretamente no aumento das sessões de estudo e na melhoria das competências técnicas. A exposição aos vídeos tutoriais poderá ser uma forma de coadjuvação ao estudo autónomo, consolidando ou até mesmo ampliando as competências musicais dos alunos, afirmando-se como uma ferramenta no ensino artístico e especializado da música.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01T00:00:00Z
2017
2018-05-24T16:03:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/23244
TID:201945029
url http://hdl.handle.net/10773/23244
identifier_str_mv TID:201945029
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137624830509056