Video shots no apoio ao estudo autónomo dos alunos do curso básico de bateria
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/23244 |
Resumo: | A aprendizagem de um instrumento musical exige uma dedicação constante com exigente conjugação de múltiplos processos neurológicos. A constatação empírica de que, após uma situação de instrução, em contexto de sala de aula, uma grande parte dos alunos não consegue, por si só, realizar um estudo sistemático e favorável à apreensão e domínio dos conteúdos técnicos e teóricos, esteve na base deste projeto. O presente trabalho centra-se na verificação da eficácia do uso de recursos multimédia, nomeadamente pequenos vídeos tutoriais, no auxílio do estudo autónomo fora de sala de aula. Trata-se de um estudo de caso que compara o desempenho dos alunos na aprendizagem e domínio dos rudimentos base, de forma a confirmar se a utilização do recurso citado interfere diretamente no aumento das sessões de estudo e na melhoria das competências técnicas. A exposição aos vídeos tutoriais poderá ser uma forma de coadjuvação ao estudo autónomo, consolidando ou até mesmo ampliando as competências musicais dos alunos, afirmando-se como uma ferramenta no ensino artístico e especializado da música. |
id |
RCAP_5b7d33419629deb3aebdc4a15556d140 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/23244 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Video shots no apoio ao estudo autónomo dos alunos do curso básico de bateriaEnsino da músicaComunicação multimédiaVídeo digitalMétodos de ensino - MúsicaBateria (Instrumentos de percussão)Educação artística - MúsicaA aprendizagem de um instrumento musical exige uma dedicação constante com exigente conjugação de múltiplos processos neurológicos. A constatação empírica de que, após uma situação de instrução, em contexto de sala de aula, uma grande parte dos alunos não consegue, por si só, realizar um estudo sistemático e favorável à apreensão e domínio dos conteúdos técnicos e teóricos, esteve na base deste projeto. O presente trabalho centra-se na verificação da eficácia do uso de recursos multimédia, nomeadamente pequenos vídeos tutoriais, no auxílio do estudo autónomo fora de sala de aula. Trata-se de um estudo de caso que compara o desempenho dos alunos na aprendizagem e domínio dos rudimentos base, de forma a confirmar se a utilização do recurso citado interfere diretamente no aumento das sessões de estudo e na melhoria das competências técnicas. A exposição aos vídeos tutoriais poderá ser uma forma de coadjuvação ao estudo autónomo, consolidando ou até mesmo ampliando as competências musicais dos alunos, afirmando-se como uma ferramenta no ensino artístico e especializado da música.Learning how to play a musical instrument requires constant commitment with a demanding conjugation of multiple neurological processes. This project was based on empirical evidence showing that, after instrumental classes, most students cannot undertake, by themselves, a systematic study leading to the understanding and mastering of technical and theoretical subjects. This research studied the effectiveness of multimedia resources, namely short video tutorials as support of home practice outside the classroom. This case study compared students’ performance when learning and mastering essential rudiments in order to confirm if the use of the above-mentioned resources promote the increase of study sessions and improvement of technical skills. Viewing video tutorials can support deliberate practice, by consolidating and even expanding the students’ musical skills, which can make them a relevant tool for the study of music.Universidade de Aveiro2018-05-24T16:03:15Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/23244TID:201945029porNeves, Rui Pedro Lúcio dasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:45:19Zoai:ria.ua.pt:10773/23244Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:57:05.563192Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Video shots no apoio ao estudo autónomo dos alunos do curso básico de bateria |
title |
Video shots no apoio ao estudo autónomo dos alunos do curso básico de bateria |
spellingShingle |
Video shots no apoio ao estudo autónomo dos alunos do curso básico de bateria Neves, Rui Pedro Lúcio das Ensino da música Comunicação multimédia Vídeo digital Métodos de ensino - Música Bateria (Instrumentos de percussão) Educação artística - Música |
title_short |
Video shots no apoio ao estudo autónomo dos alunos do curso básico de bateria |
title_full |
Video shots no apoio ao estudo autónomo dos alunos do curso básico de bateria |
title_fullStr |
Video shots no apoio ao estudo autónomo dos alunos do curso básico de bateria |
title_full_unstemmed |
Video shots no apoio ao estudo autónomo dos alunos do curso básico de bateria |
title_sort |
Video shots no apoio ao estudo autónomo dos alunos do curso básico de bateria |
author |
Neves, Rui Pedro Lúcio das |
author_facet |
Neves, Rui Pedro Lúcio das |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neves, Rui Pedro Lúcio das |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino da música Comunicação multimédia Vídeo digital Métodos de ensino - Música Bateria (Instrumentos de percussão) Educação artística - Música |
topic |
Ensino da música Comunicação multimédia Vídeo digital Métodos de ensino - Música Bateria (Instrumentos de percussão) Educação artística - Música |
description |
A aprendizagem de um instrumento musical exige uma dedicação constante com exigente conjugação de múltiplos processos neurológicos. A constatação empírica de que, após uma situação de instrução, em contexto de sala de aula, uma grande parte dos alunos não consegue, por si só, realizar um estudo sistemático e favorável à apreensão e domínio dos conteúdos técnicos e teóricos, esteve na base deste projeto. O presente trabalho centra-se na verificação da eficácia do uso de recursos multimédia, nomeadamente pequenos vídeos tutoriais, no auxílio do estudo autónomo fora de sala de aula. Trata-se de um estudo de caso que compara o desempenho dos alunos na aprendizagem e domínio dos rudimentos base, de forma a confirmar se a utilização do recurso citado interfere diretamente no aumento das sessões de estudo e na melhoria das competências técnicas. A exposição aos vídeos tutoriais poderá ser uma forma de coadjuvação ao estudo autónomo, consolidando ou até mesmo ampliando as competências musicais dos alunos, afirmando-se como uma ferramenta no ensino artístico e especializado da música. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-01T00:00:00Z 2017 2018-05-24T16:03:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/23244 TID:201945029 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/23244 |
identifier_str_mv |
TID:201945029 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137624830509056 |