Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/6817 |
Resumo: | Este Relatório procura descrever o trabalho desenvolvido no âmbito da educação préescolar itinerante. O estudo decorreu num pólo fixo de educação itinerante em meio rural, com um grupo de três crianças e procurou compreender os contributos que emergem da educação de infância itinerante na potenciação da igualdade de oportunidades para o sucesso educativo das crianças. Desta forma, enquanto educadora de infância trabalhamos no sentido de perceber que experiências de aprendizagem favoreceriam a integração das crianças na cultura escolar, valorizando a sua cultura de pertença. O presente trabalho sustenta-se numa abordagem qualitativa, privilegiando a descrição e interpretação da acção educativa desenvolvida em contexto, utilizando uma linha baseada nos princípios da investigação-acção. Ao longo do processo procurámos desenvolver experiências de aprendizagem potenciadoras da construção de significados; proporcionar um ambiente favorável ao seu desenvolvimento e a igualdade de oportunidades, para todos e para cada um dentro do próprio grupo; promover a cooperação, colaboração partilha, responsabilidade e respeito pelo outro facilitando a socialização entre as crianças e potenciando o seu desenvolvimento sócio-cognitivo; interpretar os processos de construção de significado das crianças, a partir das experiências de aprendizagem desenvolvidas. Decorre da acção desenvolvida que foram promovidas aprendizagens muito valorizadoras da formação pessoal e social, não apenas pela construção de saberes, capacidades e atitudes que lhe estão associados, mas igualmente pela vivência com os outros. As experiencias que organizámos promoveram e permitiram a progressiva intervenção da criança, individualmente e em grupo, contextualizada ao seu grau de maturidade. Além disso, a utilização de pedagogias participativas sustentou-se na criação de condições e situações estimulantes do ponto de vista intelectual (como a descoberta guiada, a resolução de problemas) tendo sido estratégias que facilitaram à criança a atribuição de sentido às aprendizagens. This report aims at describing the work implemented in the area of itinerant preschool education. The study took place at a fixed spot of itinerant pre-school education in a rural area, dealt with a group of three children and sought to understand the contribution that itinerant pre-school education may have to the achievement of equal opportunities as far as children‟s learning success is concerned. Thus, as a kindergarten teacher, we have tried to work out which learning experiences might favor the integration of the children in the school culture, enhancing the culture from which they stemmed. The present work is based on a qualitative approach, giving priority to the description and interpretation of educative action in context, following a line based on the investigation/action principle. Along the process we have tried to develop learning experiences that might broaden the concept of children‟s education; create an adequate environment for their development and equal opportunities for each and for all inside their own group; promote cooperation, collaboration and sharing, responsibility and respect for their peers, facilitating the socializing process of children and potentiating their socio-cognitive development; interpret the processes of the construction of meaning from the learning experiences implemented. Analyzing all the work which has been done, it can be concluded that all the learning activities have been extremely important for the children‟s shaping of personal and social skills, owing not only to the know how acquiring path they had to follow and capabilities and attitudes which are linked to it, but also to the opportunity of sharing a living experience with others. The experiments that we have put together promoted and facilitated the progressive intervention of children, individually or in a group, according to their level of maturity. Furthermore, the use of participative pedagogy relied on the creation of stimulating conditions and situations under the intellectual point of view (like the guided discovery or problem solving) and ended up being a strategy that helped children giving sense to their learning experiences. |
id |
RCAP_5b890c7c3edd0eb9fec0dca50ebdca08 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/6817 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-EscolarEducação pré-escolar itineranteOportunidades educativasInvestigação-acçãoEste Relatório procura descrever o trabalho desenvolvido no âmbito da educação préescolar itinerante. O estudo decorreu num pólo fixo de educação itinerante em meio rural, com um grupo de três crianças e procurou compreender os contributos que emergem da educação de infância itinerante na potenciação da igualdade de oportunidades para o sucesso educativo das crianças. Desta forma, enquanto educadora de infância trabalhamos no sentido de perceber que experiências de aprendizagem favoreceriam a integração das crianças na cultura escolar, valorizando a sua cultura de pertença. O presente trabalho sustenta-se numa abordagem qualitativa, privilegiando a descrição e interpretação da acção educativa desenvolvida em contexto, utilizando uma linha baseada nos princípios da investigação-acção. Ao longo do processo procurámos desenvolver experiências de aprendizagem potenciadoras da construção de significados; proporcionar um ambiente favorável ao seu desenvolvimento e a igualdade de oportunidades, para todos e para cada um dentro do próprio grupo; promover a cooperação, colaboração partilha, responsabilidade e respeito pelo outro facilitando a socialização entre as crianças e potenciando o seu desenvolvimento sócio-cognitivo; interpretar os processos de construção de significado das crianças, a partir das experiências de aprendizagem desenvolvidas. Decorre da acção desenvolvida que foram promovidas aprendizagens muito valorizadoras da formação pessoal e social, não apenas pela construção de saberes, capacidades e atitudes que lhe estão associados, mas igualmente pela vivência com os outros. As experiencias que organizámos promoveram e permitiram a progressiva intervenção da criança, individualmente e em grupo, contextualizada ao seu grau de maturidade. Além disso, a utilização de pedagogias participativas sustentou-se na criação de condições e situações estimulantes do ponto de vista intelectual (como a descoberta guiada, a resolução de problemas) tendo sido estratégias que facilitaram à criança a atribuição de sentido às aprendizagens. This report aims at describing the work implemented in the area of itinerant preschool education. The study took place at a fixed spot of itinerant pre-school education in a rural area, dealt with a group of three children and sought to understand the contribution that itinerant pre-school education may have to the achievement of equal opportunities as far as children‟s learning success is concerned. Thus, as a kindergarten teacher, we have tried to work out which learning experiences might favor the integration of the children in the school culture, enhancing the culture from which they stemmed. The present work is based on a qualitative approach, giving priority to the description and interpretation of educative action in context, following a line based on the investigation/action principle. Along the process we have tried to develop learning experiences that might broaden the concept of children‟s education; create an adequate environment for their development and equal opportunities for each and for all inside their own group; promote cooperation, collaboration and sharing, responsibility and respect for their peers, facilitating the socializing process of children and potentiating their socio-cognitive development; interpret the processes of the construction of meaning from the learning experiences implemented. Analyzing all the work which has been done, it can be concluded that all the learning activities have been extremely important for the children‟s shaping of personal and social skills, owing not only to the know how acquiring path they had to follow and capabilities and attitudes which are linked to it, but also to the opportunity of sharing a living experience with others. The experiments that we have put together promoted and facilitated the progressive intervention of children, individually or in a group, according to their level of maturity. Furthermore, the use of participative pedagogy relied on the creation of stimulating conditions and situations under the intellectual point of view (like the guided discovery or problem solving) and ended up being a strategy that helped children giving sense to their learning experiences.Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de EducaçãoMesquita, CristinaBiblioteca Digital do IPBBorges, Helena Maria Fernandes Pinto2012-05-02T09:40:15Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/6817porBorges, Helena Maria Fernandes Pinto (2011). Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar. Bragança: Escola Superior de Educação. Dissertação de Mestrado em Educação Pré-Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:17:06Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/6817Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:58:46.796739Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar |
title |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar |
spellingShingle |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar Borges, Helena Maria Fernandes Pinto Educação pré-escolar itinerante Oportunidades educativas Investigação-acção |
title_short |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar |
title_full |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar |
title_fullStr |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar |
title_full_unstemmed |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar |
title_sort |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar |
author |
Borges, Helena Maria Fernandes Pinto |
author_facet |
Borges, Helena Maria Fernandes Pinto |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mesquita, Cristina Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borges, Helena Maria Fernandes Pinto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação pré-escolar itinerante Oportunidades educativas Investigação-acção |
topic |
Educação pré-escolar itinerante Oportunidades educativas Investigação-acção |
description |
Este Relatório procura descrever o trabalho desenvolvido no âmbito da educação préescolar itinerante. O estudo decorreu num pólo fixo de educação itinerante em meio rural, com um grupo de três crianças e procurou compreender os contributos que emergem da educação de infância itinerante na potenciação da igualdade de oportunidades para o sucesso educativo das crianças. Desta forma, enquanto educadora de infância trabalhamos no sentido de perceber que experiências de aprendizagem favoreceriam a integração das crianças na cultura escolar, valorizando a sua cultura de pertença. O presente trabalho sustenta-se numa abordagem qualitativa, privilegiando a descrição e interpretação da acção educativa desenvolvida em contexto, utilizando uma linha baseada nos princípios da investigação-acção. Ao longo do processo procurámos desenvolver experiências de aprendizagem potenciadoras da construção de significados; proporcionar um ambiente favorável ao seu desenvolvimento e a igualdade de oportunidades, para todos e para cada um dentro do próprio grupo; promover a cooperação, colaboração partilha, responsabilidade e respeito pelo outro facilitando a socialização entre as crianças e potenciando o seu desenvolvimento sócio-cognitivo; interpretar os processos de construção de significado das crianças, a partir das experiências de aprendizagem desenvolvidas. Decorre da acção desenvolvida que foram promovidas aprendizagens muito valorizadoras da formação pessoal e social, não apenas pela construção de saberes, capacidades e atitudes que lhe estão associados, mas igualmente pela vivência com os outros. As experiencias que organizámos promoveram e permitiram a progressiva intervenção da criança, individualmente e em grupo, contextualizada ao seu grau de maturidade. Além disso, a utilização de pedagogias participativas sustentou-se na criação de condições e situações estimulantes do ponto de vista intelectual (como a descoberta guiada, a resolução de problemas) tendo sido estratégias que facilitaram à criança a atribuição de sentido às aprendizagens. This report aims at describing the work implemented in the area of itinerant preschool education. The study took place at a fixed spot of itinerant pre-school education in a rural area, dealt with a group of three children and sought to understand the contribution that itinerant pre-school education may have to the achievement of equal opportunities as far as children‟s learning success is concerned. Thus, as a kindergarten teacher, we have tried to work out which learning experiences might favor the integration of the children in the school culture, enhancing the culture from which they stemmed. The present work is based on a qualitative approach, giving priority to the description and interpretation of educative action in context, following a line based on the investigation/action principle. Along the process we have tried to develop learning experiences that might broaden the concept of children‟s education; create an adequate environment for their development and equal opportunities for each and for all inside their own group; promote cooperation, collaboration and sharing, responsibility and respect for their peers, facilitating the socializing process of children and potentiating their socio-cognitive development; interpret the processes of the construction of meaning from the learning experiences implemented. Analyzing all the work which has been done, it can be concluded that all the learning activities have been extremely important for the children‟s shaping of personal and social skills, owing not only to the know how acquiring path they had to follow and capabilities and attitudes which are linked to it, but also to the opportunity of sharing a living experience with others. The experiments that we have put together promoted and facilitated the progressive intervention of children, individually or in a group, according to their level of maturity. Furthermore, the use of participative pedagogy relied on the creation of stimulating conditions and situations under the intellectual point of view (like the guided discovery or problem solving) and ended up being a strategy that helped children giving sense to their learning experiences. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2011-01-01T00:00:00Z 2012-05-02T09:40:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/6817 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/6817 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Borges, Helena Maria Fernandes Pinto (2011). Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar. Bragança: Escola Superior de Educação. Dissertação de Mestrado em Educação Pré-Escolar |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135208368242688 |