A Expressão musical na educação pré-escolar: estratégias utilizadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rebocho, Inês
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://comum.rcaap.pt/handle/123456789/3964
http://hdl.handle.net/20.500.12207/220
Resumo: "Este estudo tem como propósito compreender e analisar a acção educativa no âmbito da Expressão Musical na Educação Pré-Escolar, recorrendo à opinião dos professores de Expressão Musical desta faixa etária, enquanto especialistas. Pelo seu poder criador e libertador, a música torna-se um poderoso recurso educativo a ser utilizado no Pré-Escolar. Tendo esta área um papel extremamente importante na formação das crianças. Assim sentiu-se necessário investigar a acção educativa e as estratégias utilizadas para promover a prática da Expressão Musical na Educação Pré-Escolar. Esta investigação foi feita junto de professores de expressão musical de realizam sessões com esta faixa etária. Foram recolhidos dados relacionados com as estratégias, actividades utilizadas/realizadas no decorrer das sessões e a metodologia de investigação utilizada neste estudo foi a investigação acção, caracterizada pelo seu duplo objectivo de acção e investigação, no sentido de obter resultados em ambas as vertentes e pela sua orientação para a melhoria da prática nos diversos campos da acção. Os instrumentos de recolha de dados utilizados foram questionários de resposta aberta dirigidos aos professores de Expressão Musical. Da análise investigativa resultou a proposta de intervenção que sugere estratégias/acções a utilizar a fim de suprir as necessidades encontradas."
id RCAP_fb0b33e439f54f061b253c5ab08754f7
oai_identifier_str oai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/220
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Expressão musical na educação pré-escolar: estratégias utilizadasExpressão musicalEducação pré-escolarAcção educativaEstratégias"Este estudo tem como propósito compreender e analisar a acção educativa no âmbito da Expressão Musical na Educação Pré-Escolar, recorrendo à opinião dos professores de Expressão Musical desta faixa etária, enquanto especialistas. Pelo seu poder criador e libertador, a música torna-se um poderoso recurso educativo a ser utilizado no Pré-Escolar. Tendo esta área um papel extremamente importante na formação das crianças. Assim sentiu-se necessário investigar a acção educativa e as estratégias utilizadas para promover a prática da Expressão Musical na Educação Pré-Escolar. Esta investigação foi feita junto de professores de expressão musical de realizam sessões com esta faixa etária. Foram recolhidos dados relacionados com as estratégias, actividades utilizadas/realizadas no decorrer das sessões e a metodologia de investigação utilizada neste estudo foi a investigação acção, caracterizada pelo seu duplo objectivo de acção e investigação, no sentido de obter resultados em ambas as vertentes e pela sua orientação para a melhoria da prática nos diversos campos da acção. Os instrumentos de recolha de dados utilizados foram questionários de resposta aberta dirigidos aos professores de Expressão Musical. Da análise investigativa resultou a proposta de intervenção que sugere estratégias/acções a utilizar a fim de suprir as necessidades encontradas."2013-04-19T13:00:01Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://comum.rcaap.pt/handle/123456789/3964http://hdl.handle.net/20.500.12207/220porRebocho, Inêsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T08:14:12Zoai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/220Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:58:06.286090Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Expressão musical na educação pré-escolar: estratégias utilizadas
title A Expressão musical na educação pré-escolar: estratégias utilizadas
spellingShingle A Expressão musical na educação pré-escolar: estratégias utilizadas
Rebocho, Inês
Expressão musical
Educação pré-escolar
Acção educativa
Estratégias
title_short A Expressão musical na educação pré-escolar: estratégias utilizadas
title_full A Expressão musical na educação pré-escolar: estratégias utilizadas
title_fullStr A Expressão musical na educação pré-escolar: estratégias utilizadas
title_full_unstemmed A Expressão musical na educação pré-escolar: estratégias utilizadas
title_sort A Expressão musical na educação pré-escolar: estratégias utilizadas
author Rebocho, Inês
author_facet Rebocho, Inês
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rebocho, Inês
dc.subject.por.fl_str_mv Expressão musical
Educação pré-escolar
Acção educativa
Estratégias
topic Expressão musical
Educação pré-escolar
Acção educativa
Estratégias
description "Este estudo tem como propósito compreender e analisar a acção educativa no âmbito da Expressão Musical na Educação Pré-Escolar, recorrendo à opinião dos professores de Expressão Musical desta faixa etária, enquanto especialistas. Pelo seu poder criador e libertador, a música torna-se um poderoso recurso educativo a ser utilizado no Pré-Escolar. Tendo esta área um papel extremamente importante na formação das crianças. Assim sentiu-se necessário investigar a acção educativa e as estratégias utilizadas para promover a prática da Expressão Musical na Educação Pré-Escolar. Esta investigação foi feita junto de professores de expressão musical de realizam sessões com esta faixa etária. Foram recolhidos dados relacionados com as estratégias, actividades utilizadas/realizadas no decorrer das sessões e a metodologia de investigação utilizada neste estudo foi a investigação acção, caracterizada pelo seu duplo objectivo de acção e investigação, no sentido de obter resultados em ambas as vertentes e pela sua orientação para a melhoria da prática nos diversos campos da acção. Os instrumentos de recolha de dados utilizados foram questionários de resposta aberta dirigidos aos professores de Expressão Musical. Da análise investigativa resultou a proposta de intervenção que sugere estratégias/acções a utilizar a fim de suprir as necessidades encontradas."
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2012
2013-04-19T13:00:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://comum.rcaap.pt/handle/123456789/3964
http://hdl.handle.net/20.500.12207/220
url http://comum.rcaap.pt/handle/123456789/3964
http://hdl.handle.net/20.500.12207/220
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129855096258560