Funções e responsabilidades do diretor escolar na rede pública no Brasil - Estudo de caso na era covid 19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Rafaela Oliveira Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/56941
Resumo: Dissertação de mestrado, Educação (Área de Especialidade em Administração Educacional), 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação
id RCAP_5b8b95c586105c30041575615a39a894
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/56941
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Funções e responsabilidades do diretor escolar na rede pública no Brasil - Estudo de caso na era covid 19Diretores de estabelecimentos de ensinoEscolas públicasPapel do diretor escolarAdministração escolarBrasilDissertações de mestrado - 2022Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Educação (Área de Especialidade em Administração Educacional), 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de EducaçãoO presente estudo, intitulado “Funções e responsabilidades do diretor escolar da rede pública no Brasil – estudo de caso na era Covid19”, teve por objetivo principal descrever e compreender o exercício das funções de um dirigente escolar durante a pandemia do Covid19. Deste modo, interessou-nos perceber como o diretor exerceu as suas funções e geriu simultaneamente as suas diversas tarefas no cenário pandémico. Ainda, pretendíamos conhecer como foi o funcionamento de uma escola pública no Brasil na era Covid19, e descrever as experiências obtidas pelo diretor escolar e a sua equipe gestora no que diz respeito ao trabalho desempenhado neste período. O enquadramento teórico sobre a gestão escolar, funções do diretor e a educação durante a pandemia sustentou este estudo, que nos proporcionou estabelecer um vínculo entre o tema proposto e os conhecimentos empíricos já existentes. Como metodologia optamos por uma abordagem qualitativa, onde a estratégia para a pesquisa foi o estudo de caso, por se tratar de um trabalho que buscou conhecer um contexto da vida real, de um grupo de pessoas em um momento específico em suas vidas. Recolhemos os dados por meio de entrevistas semiestruturadas e observação de um dia de funcionamento da escola no período pós pandemia. Participaram das entrevistas a diretora e uma parte da sua equipe gestora, onde explanaram as suas percepções e experiências vividas no período da pandemia. A seguir, fizemos o tratamento dos dados obtidos, através de uma análise de conteúdo, com a respectiva apresentação e descrição dos dados por categorias. Por meio da observação, pudemos testificar alguns relatos feitos pela diretora no que diz respeito aos temas abordados. Os resultados levaram-nos a uma melhor compreensão da importância de uma equipe gestora comprometida com o trabalho do diretor escolar. Também compreendemos que este não deve focar-se nas dificuldades e adversidades, mas manter-se seguro, assumindo a sua liderança para que todos se sintam motivados em continuar e desenvolver o seu trabalho em prol de uma educação de qualidade.The present study, entitled "Functions and responsibilities of the school director of the public network in Brazil - case study in the Covid19 era", had as main objective to describe and understand the exercise of the functions of a school leader during the Covid19 pandemic. In this way, we were interested in understanding how the director performed his duties and simultaneously managed his various tasks in the pandemic scenario. Also, we wanted to know how a public school in Brazil operated in the Covid19 era, and describe the experiences obtained by the school director and his management team with regard to the work performed in this period. The theoretical framework on school management, principal's functions and education during the pandemic supported this study, which allowed us to establish a link between the proposed theme and existing empirical knowledge. As a methodology, we opted for a qualitative approach, where the strategy for the research was the case study, because it is a work that sought to know a real-life context, of a group of people at a specific moment in their lives. We collected data through semi-structured interviews and observation of a school day in the post-pandemic period. The director and a part of her management team participated in the interviews, where they explained their perceptions and experiences during the pandemic period. Next, we processed the obtained data, through a content analysis, with the respective presentation and description of the data by categories. Through observation, we were able to testify to some reports made by the director regarding the topics covered. The results led us to a better understanding of the importance of a management team committed to the work of the school director. We also understand that they should not focus on difficulties and adversities, but keep themselves safe, assuming their leadership so that everyone feels motivated to continue and develop their work in favor of quality education.Rodrigues, Ana Luísa Fonseca, 1974-Repositório da Universidade de LisboaRocha, Rafaela Oliveira Silva2023-03-30T11:06:46Z20222022-10-132022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/56941TID:203287738porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:04:57Zoai:repositorio.ul.pt:10451/56941Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:07:26.476935Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Funções e responsabilidades do diretor escolar na rede pública no Brasil - Estudo de caso na era covid 19
title Funções e responsabilidades do diretor escolar na rede pública no Brasil - Estudo de caso na era covid 19
spellingShingle Funções e responsabilidades do diretor escolar na rede pública no Brasil - Estudo de caso na era covid 19
Rocha, Rafaela Oliveira Silva
Diretores de estabelecimentos de ensino
Escolas públicas
Papel do diretor escolar
Administração escolar
Brasil
Dissertações de mestrado - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Funções e responsabilidades do diretor escolar na rede pública no Brasil - Estudo de caso na era covid 19
title_full Funções e responsabilidades do diretor escolar na rede pública no Brasil - Estudo de caso na era covid 19
title_fullStr Funções e responsabilidades do diretor escolar na rede pública no Brasil - Estudo de caso na era covid 19
title_full_unstemmed Funções e responsabilidades do diretor escolar na rede pública no Brasil - Estudo de caso na era covid 19
title_sort Funções e responsabilidades do diretor escolar na rede pública no Brasil - Estudo de caso na era covid 19
author Rocha, Rafaela Oliveira Silva
author_facet Rocha, Rafaela Oliveira Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, Ana Luísa Fonseca, 1974-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Rafaela Oliveira Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Diretores de estabelecimentos de ensino
Escolas públicas
Papel do diretor escolar
Administração escolar
Brasil
Dissertações de mestrado - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Diretores de estabelecimentos de ensino
Escolas públicas
Papel do diretor escolar
Administração escolar
Brasil
Dissertações de mestrado - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de mestrado, Educação (Área de Especialidade em Administração Educacional), 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-10-13
2022-01-01T00:00:00Z
2023-03-30T11:06:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/56941
TID:203287738
url http://hdl.handle.net/10451/56941
identifier_str_mv TID:203287738
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134628283416576