Papéis, dilemas e necessidades do diretor escolar : questões a serem consideradas no âmbito de seu percurso formativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Monique Brito de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/56800
Resumo: Dissertação de mestrado, Educação (Área de Especialidade em Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2022
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spelling Papéis, dilemas e necessidades do diretor escolar : questões a serem consideradas no âmbito de seu percurso formativoDiretores de estabelecimentos de ensinoPapel do diretor escolarDilemasNecessidades de formaçãoAdministração escolarDissertações de mestrado - 2022Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Educação (Área de Especialidade em Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2022A presente dissertação é realizada no âmbito do Mestrado em Educação, na área de especialidade em Administração Educacional, no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, e tem como objetivo geral oportunizar uma investigação que discuta o processo de aprendizagem profissional do diretor escolar, fornecendo informações úteis para a construção de estratégias de planificação que sejam capazes de decidir sobre conteúdos e atividades de formação para este ator escolar, bem como busca apresentar uma proposta de conteúdos a serem considerados para o planeamento de um projeto de formação continuada. Os sujeitos escolhidos para participarem desta investigação foram 07 (sete) diretores escolares pertencentes às unidades de ensino da Secretaria Municipal de Educação de Manaus, capital do Amazonas, no Norte do Brasil. A mesma insere-se num contexto de investigação do tipo naturalista, sob a abordagem qualitativa-interpretativa, tendo o estudo de caso a estratégia designada para o referido levantamento. O dispositivo montado para a recolha de dados foi a entrevista semiestruturada, conduzida a partir de um guião orientador. Para a organização das evidências empíricas, realizou-se a categorização dedutiva e indutiva, apresentando-se e interpretando-se tais dados. Ressalte-se ainda que, além das entrevistas, realizou-se a análise de documentos, nomeadamente a legislação nacional e municipal, nos aspectos que tratam da função e formação do diretor escolar, assim como foram analisadas as respostas dessa tutela quanto aos processos de provimento a esta função e aos programas de formação destinados aos mesmos, no âmbito SEMED. Os dados recolhidos mostraram que este grupo tem privilegiado o Magistério desde a tenra formação (Ensino Médio), e que a maioria sempre desejou assumir esse cargo. Os relatos mostraram também que esta é uma função complexa, intensa, diversificada, centrada na figura do diretor, que possui marcas advindas da concepção histórica brasileira, dominante, de administrador escolar. Além disso, foram verificados traços da Nova Gestão Pública e outros elementos problematizados pelos autores consultados, como, por exemplo, a inadmissibilidade de pessoas sem a mínima formação especializada assumirem o cargo de gestão escolar, e a relevância da formação, nas modalidades inicial, especializada, continuada e autoformação. questões estas que devem ser consideradas na efetivação de um percurso formativo que trate de construir a identidade do diretor e preparem-no para o enfrentamento dos desafios do cargo. Neste sentido, a partir de tais papéis, necessidades e dilemas fora possível apresentar uma listagem que propõe os temas mais prioritários que devem ser levantados no referido Projeto de Formação Continuada, com ênfase na metodologia de compartilhamento de problemas e de soluções vivenciados pelo diretor no interior de sua unidade educativa.The present dissertation is intended within the scope of the Master in Education, in the area of specialization in Administration, at the Institute of Education of the University of Lisbon, and aims to generalize an investigation that discusses the process of professional learning of the school director, information information A proposal of contents to be elaborated for the formation of a study project on the contents and well searched as to present, a proposal of contents to be considered for the formation of a continuous project of formation. The subjects to participate in this investigation were 07 (seven) schoolchildren belonging to the teaching units of the Municipal Department of Education of Manaus, capital of Amazonas, in the North of Brazil. The same is inserted in a context of investigation of the naturalist type, under the qualitative-interpretative approach, having the case study a strategy designated for the referred survey. The device set up for data collection was a semi-structured interview guided by a data guide. For such organization of empirical information, categorization and induction were performed, presenting and interpreting data. It is also noteworthy that, in addition to the interviews, an analysis of documents was carried out, namely national and municipal legislation, in the aspects that deal with the role and training of the school director, as well as the responses of this guardianship regarding the processes of provision for this function and the training programs intended for them, within the SEMED scope. The data collected showed that this group has privileged the Magisterium since their early training (High School) and that most of them always wanted to assume this position. The reports also showed that this is a complex, intense, diversified function, centered on the figure of the principal, who has marks arising from the dominant Brazilian historical conception of school administrator, as well as traces of the New Public Management and other elements problematized by the students. consulted authors, for example, the inadmissibility of people without the minimum specialized training to assume the position of school management, and the relevance of training, in the initial, specialized, continuous and self-training modalities. training course that tries to build the director's identity and prepares him/her to face the challenges of the position. In this sense, from such roles, needs and dilemmas, it was possible to present a list that proposes the most priority themes that should be raised in the aforementioned Continuing Education Project, with emphasis on the methodology of sharing problems and solutions experienced by the director within your educational unit.Correia, António Carlos, 1957-Repositório da Universidade de LisboaLima, Monique Brito de2023-03-24T12:08:20Z20222022-10-152022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/56800TID:203287720porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:04:47Zoai:repositorio.ul.pt:10451/56800Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:07:21.788920Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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