A telescola modelo de ensino e práticas pedagógicas: contributos para o estudo do ensino a distância em Portugal (1964-1994)
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/17772 |
Resumo: | Esta dissertação pretende dar um contributo para o estudo do ensino a distância em Portugal no período 1964 a 1994. Pretendemos ainda analisar a dimensão inovadora do ensino a distância e o seu contributo ao nível da modernização dos recursos, estratégias e metodologias introduzidas ao longo do tempo. O ensino a distância e nomeadamente o CPTV – Telescola assumiu um papel relevante no sistema educativo português. A sua relevância decorre da sua longevidade e dos níveis de sucesso alcançados, mas também por constituir, para alguns, o único recurso para o prosseguimento dos estudos ou dar cumprimento à escolaridade obrigatória do segundo ciclo do Ensino Básico. Abrangeu cerca de um milhão de jovens. O Sistema de ensino a distância adoptado em Portugal revestiu-se de características próprias e inovadoras tendo sido considerado, por técnicos da OCDE, como o único sistema educacional verdadeiramente alternativo na Europa. |
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A telescola modelo de ensino e práticas pedagógicas: contributos para o estudo do ensino a distância em Portugal (1964-1994)Ensino à distância - Portugal - 1964-1994Sistemas de ensino - Portugal - séc.20Educação - Portugal - séc.20Teses de mestrado - 2013Esta dissertação pretende dar um contributo para o estudo do ensino a distância em Portugal no período 1964 a 1994. Pretendemos ainda analisar a dimensão inovadora do ensino a distância e o seu contributo ao nível da modernização dos recursos, estratégias e metodologias introduzidas ao longo do tempo. O ensino a distância e nomeadamente o CPTV – Telescola assumiu um papel relevante no sistema educativo português. A sua relevância decorre da sua longevidade e dos níveis de sucesso alcançados, mas também por constituir, para alguns, o único recurso para o prosseguimento dos estudos ou dar cumprimento à escolaridade obrigatória do segundo ciclo do Ensino Básico. Abrangeu cerca de um milhão de jovens. O Sistema de ensino a distância adoptado em Portugal revestiu-se de características próprias e inovadoras tendo sido considerado, por técnicos da OCDE, como o único sistema educacional verdadeiramente alternativo na Europa.Abstract: This dissertation aims to contribute to the study of distance education in Portugal in the period from 1964 to 1994. We also intend to analyze the innovative dimension of distance education and its contribution to the modernization of resources, strategies and methodologies introduced over time. Distance learning and in particular CPTV - Telescola assumed an important role in the Portuguese education system. Its importance stems from its longevity and levels of success achieved, but also because it represents, for some, the only recourse for further studies or comply with compulsory second cycle of Basic Education. It covered about a million young people. The distance learning system adopted in Portugal took on characteristics and innovative being considered by OECD technicians, as the only truly alternative educational system in Europe.Monteiro, Miguel Maria Santos CorreiaHammer, GerdRepositório da Universidade de LisboaEstêvão, Anabela Maria Guerreiro2015-03-23T10:59:29Z2013-06-0620132013-06-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/17772porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:03:36Zoai:repositorio.ul.pt:10451/17772Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:37:32.218801Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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