Avaliação do modelo de organização e funcionamento do Mestrado em Ciências da Educação – Tecnologia Educativa 2009/2010 da Universidade do Minho
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/60833 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação (Área de Especialização Tecnologia Educativa) |
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Avaliação do modelo de organização e funcionamento do Mestrado em Ciências da Educação – Tecnologia Educativa 2009/2010 da Universidade do MinhoEvaluation of the new organization and functioning of the Master of Science in Education - Educational Technology 2009/2010 University of MinhoCiências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de Mestrado em Ciências da Educação (Área de Especialização Tecnologia Educativa)Atualmente assiste-se a uma expansão de ofertas educativas/formativas nas modalidades de e-Learning e b-Learning e como consequência um conjunto de expectativas é gerado, exigindo um acompanhamento e monitoramento das ações com vistas a fundamentar e permitir tomadas de decisões conscientes para a introdução de possíveis mudanças e reajustes face aos resultados obtidos. Neste contexto, a avaliação, um dos termos mais polêmicos no âmbito educacional, tem vindo a assumir um papel determinante por permitir identificar potencialidades e fragilidades, além de orientar para os ajustamentos que se revelem necessários das iniciativas em curso. No ano letivo de 2009/2010 procurando corresponder ao novo quadro legislativo e à nova realidade social a Universidade do Minho ofertou pela primeira vez o curso de Mestrado em Ciências da Educação na especialidade Tecnologia Educativa (MCETE) na modalidade b-Learning. Este curso tem como público-alvo educadores, professores e outros profissionais que atuam no setor da educação/formação. A investigação a que se reporta este estudo tem como finalidade avaliar o curso de MCETE, oferecido na modalidade b-Learning pela Universidade do Minho, em algumas das mais relevantes dimensões do mesmo. Espera-se, deste modo, identificar os aspetos mais positivos e menos positivos deste primeiro ano de funcionamento do curso de modo a contribuir para o seu aperfeiçoamento e consolidação. Neste sentido adotamos como metodologia de pesquisa o estudo de caso por se revelar mais adequada à problemática em estudo e aos objetivos. Visando a consecução dos objetivos do trabalho, foram feitas a recolha e análise dos dados provenientes das técnicas de observação e de inquérito por questionário junto a estudantes e docentes do curso. Com base na análise dos dados, termina-se apresentando um conjunto de sugestões a considerar em futuras edições do curso.Nowadays we are witnessing an expansion of educational offerings/training in the methods of e-Learning and b-Learning and consequently a set of expectations is raised, requiring some tracking and monitoring actions aimed to justify and allow conscious decision-making to the introduction of possible changes and adjustments to the actual output. In this context, the evaluation, one of the most controversial terms in education, has assumed a important role by allowing to identify strengths and weaknesses, besides guiding for adjustments that are necessary for these current initiatives. In the 2009/2010 school years the Minho University, aiming to meet new legislative framework and a new social reality, offered the first Master of Science in Education with specialization in Educational Technology (MCETE) in a b-learning mode. This course has as its target public educators, teachers and other professionals that are working in education/training. The research that reports this study aims to evaluate the MCETE course, which has been offered in the b-Learning at the University of Minho, in the most relevant dimensions of it. Therefore, it is hoped to identify the most and the less positive aspects in this first year of the course as well as to contribute to its improvement and consolidation. In this sense we have adopted the study case as a research methodology as it has proved to be the most suitable to the referred study and its objectives. Towards an achievement of the objectives of the study, we collected and analyzed the data from the techniques of observation and questionnaire survey among the students and faculty members. Based on data analysis, this survey ends up with a set of suggestions to be considered in future editions of this course.Gomes, Maria JoãoUniversidade do MinhoMachado, Ana Claudia Teixeira20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/60833porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:59:38Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/60833Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:49:27.067025Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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